Dicas

Como cuidar de jardim: 7 dicas para um jardim incrível

Publicado em 04 de maio de 2019

Tempo de leitura: 4min

Cuidar de um jardim é uma atividade prazerosa e recompensadora. Seja criando um jardim ornamental ou uma pequena horta, os benefícios de mexer na terra são imediatos. Por isso, não perca mais tempo e venha conosco aprender sete dicas de como cuidar de jardim!

Além disso, ver seu trabalho crescendo e florescendo é extremamente gratificante. No Brasil, ainda somos privilegiados pois qualquer época do ano é possível criar um jardim!

cuidar de plantas jardim

1. Decida o tipo de jardim

Antes de começar, imagine o tipo de jardim que gostaria de ter. Para isso, tente pensar qual a intenção do jardim. Seria um jardim ornamental? Talvez um espaço com ervas aromáticas e temperos? Ou ainda um jardim com vegetais? Veja como cuidar de plantas e escolha a que melhor se adapta à sua rotina.

Além disso, tente imaginar o tipo de espaço que deseja: verde, colorido, reto, com curvas… Decidir essas informações vai ser fundamental na hora de pensar os próximos passos de seu jardim.

2. Escolha o local

Escolher um bom local vai ser decisivo no sucesso de seu jardim! As plantas possuem necessidades diferentes, mas de uma coisa todas gostam: luz. Por isso, escolha um local iluminado para seu novo espaço.

Se encontrar uma área de sol e sombra, melhor ainda! Você poderá variar nos tipos de plantas. Uma dica: espaços menores são mais fáceis de cuidar, especialmente para principiantes. Comece com um jardim pequeno e bonito e depois parta para algo maior.

3. Prepare o solo

Uma vez escolhido o local, é hora de botar a mão na massa. O primeiro passo é limpar o solo, tirando todas as impurezas da área. Retire sujeiras e ervas daninhas e parta para o melhoramento do solo. Revolva bem a terra, deixando-a fofa e aerada. Nesta hora, também é recomendado colocar substratos, adubos e fertilizantes no solo, que vão auxiliar na nutrição da planta no futuro.

4. Escolha as plantas

Se você já decidiu o tipo de jardim que deseja, agora precisa escolher as plantas. Algumas espécies podem ser plantadas durante todo o ano, outras só florescem em épocas específicas. Além disso, escolha produtos para cuidar de jardim para que suas plantas cresçam fortes e saudáveis nos diferentes climas.

Também tenha atenção ao tipo de jardim que está planejando: para um jardim pequeno bonito, escolha plantas menores e delicadas. Se possui um espaço amplo, arrisque com espécies maiores.

cuidar de plantas

Flores como gerânios, calêndulas, zinnias, begônias e maria-sem-vergonhas são de fácil trato e costumam florir o ano todo, sendo uma ótimo opção e uma boa forma de como fazer um jardim para principiantes.

5. Plante!

Ufa, depois de todo este trabalho, é hora de plantar! Para este momento, não há muito segredo, mas é recomendável ter ferramentas de jardinagem para facilitar o processo. Dê uma olhada nas dicas:

  • Se escolheu plantar sementes: fique atento ao procedimento de cada espécie. Em geral, os pacotes de sementes vêm com instruções sobre como plantar aquela espécie. Normalmente, basta cobrir com uma fina camada de terra, mantendo uma distância entre uma semente e outra,
  • Se você escolheu plantar mudas: tenha cuidado na hora de transplantar. As raízes são muito delicadas, e ficam expostas neste momento. Cuidado para não quebrar ou danificar a raiz, e mantenha uma distância de 30 cm entre cada muda.

6. Regue sempre

A água é um componente essencial para as plantas crescerem. Sementes precisam de ainda mais água, e a rega deve ser diária. Mudas e pequenas plantas são mais independentes, mas ainda assim precisam de cuidado até se adaptarem completamente.

Escolha a manhã ou à tarde para sua rega e lembre-se de nunca regar em momentos de sol a pino! Isso pode queimar e prejudicar o crescimento da planta. Também observe o clima do dia: em estações mais quentes, plantas necessitam mais água. Em dias frios, a rega pode ser de dois em dois dias, dependendo da espécie.

7. Mantenha o ritmo

Iniciar um jardim é algo trabalhoso, mas para manter seu novo espaço lindo e florido, o cuidado deve ser regular! Regue sempre que necessário, não esqueça de podar as plantas e fique de olho nas ervas daninhas. Uma vez por mês, dê um agrado a suas plantas com um fertilizante, e não se esqueça de adubar de tempos em tempos.

cuidar de plantas quintal

E aí, tudo pronto para ter o jardim de seus sonhos? Na Petz, você encontra itens de jardinagem, sementes, mudas, além de fertilizantes e adubos! Venha nos fazer uma visita e comece seu jardim hoje ainda! Se tiver alguma dúvida, pode perguntar a um de nossos especialistas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog