Como decorar um jardim: 10 dicas para você se inspirar

Postado por PETZ, em 10/11/2020

Plantas
Como decorar um jardim: 10 dicas para você se inspirar

Poucas sensações são tão prazerosas quanto chegar em sua própria casa! E sabendo como decorar um jardim, você poderá deixar seu lar ainda mais aconchegante. 

flores em jardim

Com dicas rápidas e fáceis, é possível transformar o ambiente em um espaço digno de capa de revista! Está precisando de uma inspiração? Continue lendo. Separamos dez dicas sobre como decorar um jardim que certamente irão te ajudar. 

1. Tenha uma inspiração principal

Ter uma inspiração ou um tema principal é o primeiro passo para se pensar como decorar um jardim pequeno ou grande. Quando entramos em um espaço bem planejado, logo nos sentimos transportados para uma nova atmosfera! Por sorte, há diversos temas celebrados que podem dar ótimas ideias para seu lar. Alguns dos mais utilizados são: 

  • Tropical: explora ao máximo as folhagens e plantas exuberantes, contando com inúmeras espécies brasileiras; 
  • Francês: se inspira nos designs clássicos, com formas geométricas e bem equilibradas. Também explora flores com diversas cores e odores; 
  • Oriental: busca trazer paz e tranquilidade para o ambiente através de uma harmoniosa relação entre plantas e objetos de decoração,
  • Desértico: explora o máximo de elementos, como cactos, pedras e  suculentas. 

2. Faça de seu jardim uma extensão de sua casa

Uma boa ideia para quem está procurando como decorar um jardim é observar os móveis e objetos do interior da casa. Alguns lares são repletos de personalidade e você pode refletir todo esse estilo também no exterior! 

Inspire-se em itens de seu próprio lar, como quadros, tapetes e outras decorações. Assim, você saberá como transformar seu jardim em um espaço aconchegante e com seu toque pessoal! 

3. Planeje entradas e portais 

Para dar um toque ainda mais aconchegante ao seu jardim, você deve pensar em como será a entrada desse ambiente. Uma delimitação, como um arco ou um pequeno portão, adicionará ainda mais magia para seu jardim! 

Essa é uma maneira de demonstrar que aquele espaço está separado do mundo exterior, dando um toque de mistério e encanto. Se estiver pensando em um jardim grande, você pode planejar diversas passagens que separam os diferentes ambientes! 

4. Invista em objetos de decoração

Não pense que só as plantas são suficientes para criar um ambiente acolhedor. Se você está procurando ideias para decorar jardim de modo simples e criativo, os objetos de decoração são essenciais. 

Elementos como pequenas estátuas, fontes e cerâmicas trazem um toque de personalidade e sofisticação irresistível. Lembre-se de buscar itens que dialogam com suas plantas e se encaixam na sua preferência! 

plantinha tomando chuva

5. Lembre-se que iluminação é tudo

Quando o assunto é decorar jardim e muitos outros ambientes, lembre-se: iluminação é tudo! Uma boa luz pode transformar o local, tornando-o um espaço mais agradável, aconchegante e charmoso. 

Mesmo para a decoração de um jardim simples, é possível pensar em uma iluminação especial. Brinque com luzes de diferentes cores, posicionamentos e intensidades. O importante é criar um ambiente elegante e cheio de personalidade! 

6. Escolha alguns móveis para o espaço

Um bom móvel pode melhorar e muito a decoração de um jardim. E isso vale até mesmo para jardins pequenos e baratos! Você pode escolher o que cabe em seu espaço e no seu bolso: uma poltrona, uma mesa ou mesmo uma pequena estante. Esses itens demonstram que o jardim é um cômodo planejado, e não uma simples área externa. 

7. Misture vasos e flores plantadas

Se você desejar explorar o máximo da decoração utilizando plantas, o ideal é misturar elementos! As flores plantadas ao lado de vasos de plantas criam um ambiente versátil. Além disso, transmitem a sensação de que cada item foi cuidadosamente pensado. Aproveite para explorar as texturas e cores de diferentes vasos! 

8. Considere um som ambiente

O som é um grande aliado para quem deseja criar um ambiente com uma atmosfera completa. E quando falamos sobre como decorar um jardim, esse elemento pode estar associado a um objeto de decoração. 

As fontes costumam realizar uma sinfonia tranquila, que nos transporta para um espaço de paz. Alguns acessórios que se movem com o vento também podem auxiliar a completar seu espaço. 

9. Escolha elementos aromáticos

Aprender como decorar um jardim grande ou até mesmo pequeno nos dá a chance de brincar com diversos de nossos sentidos. E, claro, o olfato não pode ficar de fora! Afinal, algumas espécies de plantas são conhecidas por seu delicado aroma. 

Outros elementos, como incensos e fontes, também despertam nossos sentidos! Assim, seu ambiente pode ganhar ainda mais charme e personalidade com aspectos que remetem ao cheiro.

10. Considere elementos não convencionais

Se você busca uma decoração de jardim autêntica e criativa, deve considerar elementos não convencionais. Alguns acessórios se tornam excelentes recipientes de plantas e trazem ainda mais personalidade para seu ambiente. Para encontrar o item perfeito, comece olhando em sua própria casa. 

Objetos como caixas de madeira antigas, bicicletas aposentadas ou até mesmo garrafas de plástico podem se tornar ótimos vasos. Dessa forma, é possível decorar um jardim pequeno, simples e barato utilizando a criatividade e o bom gosto! 

mulher decorando jardim

Agora que você já sabe dez dicas sobre como decorar um jardim, já pode transformar seu ambiente em um espaço agradável e elegante. E se precisar de dicas como cuidados com plantas, espécies fáceis de cuidar ou outros assuntos sobre jardinagem, acesse o blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *