Dicas

Como decorar um jardim: 10 dicas para você se inspirar

Publicado em 14 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Saber como decorar um jardim é de grande utilidade para que o seu cantinho verde deixe seu lar ainda mais aconchegante e convidativo. Com as misturas de espécies, você deixa o ambiente super alegre e com um toque todo especial que reflete a sua personalidade. 

mulher regando a planta

Para te ajudar com isso, o Blog Petz separou dez dicas de decoração de jardim que vão deixar sua casa ainda mais incrível. Então, confira a seguir e comece agora mesmo a colocar em prática todas essas ideias! 

Busque por inspirações

Não importa o tamanho do seu cantinho verde: ter uma inspiração ou um tema principal é o primeiro passo para se pensar como decorar um jardim pequeno ou grande. Quando entramos em um espaço bem planejado, logo nos sentimos transportados para uma nova atmosfera! 

Tropical 

Com esse tema, você consegue reproduzir uma parte da alegria e da vivacidade das florestas de locais onde o Sol está presente a maior parte do tempo, com folhagens e plantas exuberantes. 

Francês

Um jardim francês traz toda a delicadeza de flores e espécies de tons únicos, se inspirando nos designs clássicos, com formas geométricas e bem equilibradas. Também explora flores com diversas cores e odores. 

Oriental 

Busca trazer paz e tranquilidade para o ambiente por meio de uma harmoniosa relação entre plantas e objetos de decoração, que dão um toque único e muito especial de países como China, Japão, Tailândia e muito mais! 

Desértico

Essa opção é ótima para quem busca ideias de como decorar um jardim com cactos, pedras e  suculentas. Aqui, tons terrosos são muito bem-vindos também. Essa é uma ideia de decoração de jardim para quem mora em uma casa em que não há muita incidência de luz, uma vez que essas espécies costumam demandar menos Sol e regas.

Combine com a decoração da sua casa

Uma boa ideia para quem está procurando como decorar um jardim é observar os móveis e objetos do interior da casa. Inspire-se em itens do seu próprio lar, como quadros, tapetes e outras decorações. Assim, você saberá como transformar seu jardim em um espaço aconchegante e com seu toque pessoal! 

Entradas e portais

Se você conta com bastante espaço, uma ideia de decoração simples de jardim, mas que faz muita diferença no visual, são as entradas do ambiente. Uma delimitação, como um arco ou um pequeno portão, adicionará ainda mais magia para seu jardim! 

Objetos de decoração

Não pense que só as plantas são suficientes para criar um ambiente acolhedor. Se você está procurando ideias para decorar jardim de modo simples e criativo, os objetos de decoração são essenciais. 

Elementos como pequenas estátuas, fontes e cerâmicas trazem um toque de personalidade e sofisticação irresistível. Lembre-se de buscar itens que dialoguem com suas plantas e se encaixem na sua preferência! 

homem plantando no vaso

Decoração é tudo!

Quando o assunto é como decorar jardim e muitos outros ambientes, lembre-se: iluminação é tudo! Mesmo para a decoração de um jardim simples, é possível pensar em uma iluminação especial. Brinque com luzes de diferentes cores, posicionamentos e intensidades. O importante é criar um ambiente elegante e cheio de personalidade! 

Móveis são bem-vindos

Um bom móvel pode melhorar e muito a decoração de um jardim. E isso vale até mesmo para jardins pequenos e baratos! Você pode escolher o que cabe em seu espaço e no seu bolso: uma poltrona, uma mesa ou mesmo uma pequena estante. Esses itens demonstram que o jardim é um cômodo planejado, e não uma simples área externa. 

Misture plantas em vasos e plantadas no solo

Se você desejar explorar o máximo da decoração utilizando plantas, o ideal é misturar elementos! As flores plantadas ao lado de vasos de plantas criam um ambiente versátil. Além disso, transmitem a sensação de que cada item foi cuidadosamente pensado. Aproveite para explorar as texturas e cores de diferentes vasos! 

Elementos aromáticos

Aprender como decorar um jardim grande ou até mesmo pequeno nos dá a chance de brincar com diversos de nossos sentidos. E, claro, o olfato não pode ficar de fora! Afinal, algumas espécies de plantas são conhecidas por seu delicado aroma. Outros elementos, como incensos e fontes, também despertam nossos sentidos! 

Considere som ambiente

O som é um grande aliado para quem deseja criar um ambiente com uma atmosfera completa. E quando falamos sobre como decorar um jardim, esse elemento pode estar associado a um objeto de decoração. 

As fontes costumam realizar uma sinfonia tranquila, que nos transporta para um espaço de paz. Alguns acessórios que se movem com o vento também podem auxiliar a completar seu espaço. 

Elementos não convencionais

Se você busca uma decoração de jardim autêntica e criativa, deve considerar elementos não convencionais. Objetos como caixas de madeira antigas, bicicletas aposentadas ou até mesmo garrafas de plástico podem se tornar ótimos vasos. Dessa forma, há como decorar um jardim pequeno, simples e barato utilizando a criatividade e o bom gosto! 

vasos de plantas

Agora que você já sabe dez dicas sobre como decorar um jardim, já pode transformar seu ambiente em um espaço agradável e elegante. E se precisar de dicas como cuidados com plantas, espécies fáceis de cuidar ou outros assuntos sobre jardinagem, acesse o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog