Plantas

Como fazer muda de hera em casa, sem gastar muito

A hera é uma planta versátil. Ela pode ser usada tanto para cobrir paredes quanto ficar suspensa e pendente em vasos, embelezando ambientes internos. Sendo assim, aprenda como fazer muda de hera para transformar sua casa e receber muitos elogios!

A hera é reconhecida como uma planta muito bonita, com folhas que vão do verde-escuro até o vermelho intenso, em formatos diversos, que imitam as folhas de parreiras ou pequenos corações. Esses são mais motivos para seguir nossas dicas de como fazer muda de hera.

As mudas da hera

Assim como a planta, as mudas são muito resistentes. Por isso, é extremamente fácil fazer as mudas tanto por ramos colocados direto na terra quanto os deixando na água até formarem raízes. Essas são as duas formas de como fazer muda de hera unha-de-gato e qualquer outro tipo.

Os ramos podem ser obtidos pela poda das heras já crescidas. Isso é importante para manter a planta saudável e menos lenhosa. Caso contrário, ela pode estragar a parede que está recobrindo.

O corte dos ramos

Em cada um dos segmentos em que uma folha nasce, é possível ver estruturas que podem originar novas raízes na parte oposta do caule. Elas só precisam tocar um substrato fértil e úmido para originarem uma nova plantinha.

Plantando a muda

Corte um pedaço de cinco a dez centímetros da hera que você quer ter a muda. Retire de três a quatro folhas de um dos extremos do ramo e finque no substrato úmido, feito com uma parte de terra e outra orgânica, de húmus ou esterco.

Em três semanas, a planta começa a enraizar. Por volta de 60 dias, a gavinha, parte do caule que serve para escalar e se agarrar nas estruturas em que vai se apoiar, começa a crescer. A partir disso, a muda já está pronta e crescida. Agora, você já sabe como fazer a muda da hera.

Muda da hera na água

Há outra forma de fazer a muda de hera. As mudas podem ser obtidas mergulhando os ramos cortados em um copo de água. Nesse caso, retire a maioria das folhas, deixando somente duas no lado oposto ao que será submergido.

Deixe essas estacas na água até que formem raízes pequenas, finas e brancas. Depois que as raízes crescerem, faça o substrato acima, deixando-o sempre úmido, e finque esses ramos nele. O crescimento das mudas ocorrerá da mesma forma. Gostou de como fazer muda de hera na água?

Plantando a hera

Agora que você aprendeu como fazer muda de hera, vamos falar sobre como plantar e manter a hera sempre saudável. O plantio pode ser feito direto em um canteiro, para cobrir muros e paredes, ou em vasos, como planta pendente.

Materiais para o plantio

Você verá como plantar hera é fácil. Como dissemos, essa planta é resistente e não necessita de muitos cuidados. Para o plantio em vaso, os materiais são poucos. Provavelmente, você já os tem em casa se pratica a jardinagem, mesmo que de forma esporádica. Você vai precisar de:

  • terra;
  • composto fértil (húmus de minhoca ou esterco de frango/boi);
  • vaso de tamanho médio;
  • areia;
  • água;
  • uma muda para cada vaso.

Camada de drenagem

A camada de drenagem dos vasos é um passo muito importante para manter as raízes das plantas hidratadas, mas não encharcadas. Acompanhe mais essa dica para ter sucesso em como fazer muda de hera.

Coloque algumas pedras (pedriscos de construção ou argilas expandidas) para cobrir os furos do fundo do vaso. Por cima, coloque uma camada de areia de construção.

Preparando o vaso e plantando a muda

Em cima da camada de drenagem, coloque o substrato usando a terra, o composto fértil e a areia em proporção de 1:1:1 bem misturados. Coloque a muda e preencha todo o vaso com o restante do substrato. Regue a muda e a terra tendo o cuidado de não encharcar a planta.

A planta como cobertura de paredes e muros

Caso deseje a hera que a hera cubra superfícies, siga essa dica de como plantar hera no muro ou na parede: faça covas de 30 x 30 x 30 cm espaçadas por 30 a 50 cm. Coloque as mudas, cubra-as com o substrato e regue-as.

Como cuidar da hera

Depois do plantio, é preciso saber como cuidar da planta hera. Ela precisa de muita luminosidade, sol e regas a cada dois ou três dias no verão e uma a duas vezes na semana em dias frios.

Agora que você já viu como fazer muda de hera é fácil, coloque a mão na massa e conte com as lojas da Petz para ajudar nessa empreitada! Temos tudo o que é preciso para seu projeto dar certo. Visite-nos e surpreenda-se!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro com olho inchado: conheça os riscos e a importância da atenção veterinária

A saúde ocular dos cães é muito importante para o bem-estar animal. Um cachorro com…

7 horas ago

Instinto felino: gato sabe quando a dona está grávida?

Os amantes dos felinos juram de pés juntos que eles têm um sexto sentido muito…

8 horas ago

Amor sem fronteiras: animais homossexuais existem?

A homossexualidade é observada em muitas espécies além do homem, e há uma variedade de…

1 dia ago

Remédio humano para otite canina: cuidados e recomendações

A inflamação no ouvido dos cães é sempre incômoda e dolorosa. Diante desse sofrimento, o…

1 dia ago

Antibiótico humano para cachorro faz bem ou mal?

Uma verdadeira revolução da medicina, os antibióticos surgiram para combater microrganismos capazes de fazer grandes…

2 dias ago

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma…

2 dias ago