Categories: Plantas

Como fazer muda de lírio-da-paz: guia para jardineiros iniciantes

Você sabe como fazer muda de lírio-da-paz? Essa é uma planta encantadora que traz serenidade e leveza para o ambiente. Se você já ficou admirado com o brilho da folhagem verde e a delicadeza da flor branca, está na hora de aprender a aumentar sua coleção dessa plantinha!

Neste guia, iremos mostrar como fazer muda de lírio-da-paz de forma simples e muito eficaz — o que é perfeito para a correria do dia a dia, não é mesmo? Continue nos acompanhando!

Como fazer muda de lírio-da-paz?

A propagação do lírio-da-paz pode parecer um pouco complicada à primeira vista, mas, com as nossas superdicas do passo a passo certo, você verá que é uma tarefa mais fácil do que imagina.

Vamos falar do processo todo, desde a escolha da planta-mãe, que deve ser exuberante, brilhante e saudável, até os cuidados especiais com a mudinha! Está curioso?

A planta-mãe não precisa estar florida, apenas deve ser saudável. Após escolhê-la, separe as touceiras. É bem fácil: olhe os caules saindo das raízes. É no ponto em que eles nascem que você vai realizar a separação.

Retire o caule escolhido puxando de forma gentil, mas firme, segurando a raiz que ficará na planta-mãe para não danificá-la. Se o torrão de terra estiver muito duro, tente esfarelá-lo com a mão para que o enraizamento seja mais fácil para a muda.

Plantando a muda do lírio-da-paz

Agora, vamos para a segunda parte de como fazer muda de lírio-da-paz: o plantio. Para garantir que a mudinha se desenvolva de forma saudável, é muito importante fazer um substrato que proporcione boa drenagem e forneça os nutrientes adequados para ela.

Para preparar um substrato que vai deixar sua muda forte e feliz, você vai precisar de terra vegetal, húmus de minhoca, areia para construção e uma mistura de turfa, casca de pinus e perlita, que você encontra em lojas especializadas como a Petz. Agora, veja a receita e o modo de preparo:

  • 50% de terra vegetal;
  • 25% da mistura de pinus, perlita e turfa;
  • 15% de húmus de minhoca;
  • 10% de areia grossa.

Coloque tudo em um recipiente e misture bem. No fundo do vaso, adicione pedrinhas de construção ou argila expandida e jogue a mistura de terra por cima, até enchê-lo completamente.

Faça uma cova profunda com a mão, de forma que toda a raiz da touceira caiba com folga nesse buraco. Insira a muda de lírio-da-paz ali e cubra-a até um pouco acima da raiz com o substrato e pronto: a plantinha já está na casa nova!

Muda do lírio-da-paz na água

Caso deseje diversificar seu jardim, iremos mostrar outra opção de como fazer muda de lírio-da-paz: na água. Para isso, faça a separação da touceira da mesma forma como ensinamos acima.

Agora, veja como tirar muda de lírio-da-paz na água é fácil! Lave bem as raízes para retirar a terra. Escolha um vaso de vidro bem bonito e alto e encha-o com água limpa. Se for de torneira, o ideal é que esteja descansada por dois a três dias para que o cloro evapore.

Agora, é só colocar a touceira no vaso e aguardar em torno de duas semanas para que ela comece a soltar raízes e folhas novas. A água deve ficar até a altura da raiz e não pode ficar mais que 5 cm acima dela.

Como cuidar da muda de lírio-da-paz

Caso o cultivo seja na água, troque-a e higienize bem o vaso a cada dois ou três dias. Isso evita o surgimento das larvas de mosquitos e proporciona um ambiente mais limpo para a verdinha.

A planta lírio-da-paz adora a luz do sol diretamente nas folhas, mas também se dá muito bem em ambientes internos com meia-sombra. Por isso, é só escolher um local com luminosidade abundante que a verdinha irá crescer feliz e saudável.

Como cuidar de lírio-da-paz? As regas devem acontecer sempre que o substrato estiver seco, em média a cada dois dias nas épocas mais quentes do ano. As podas podem ser feitas sempre que você vir folhas ou talos de flores secos.

Adubação do lírio-da-paz

Apesar de ser considerado uma planta pouco exigente, o lírio-da-paz precisa ser adubado de tempos em tempos para continuar saudável e florindo com frequência. Durante a primavera e o verão, adube-o a cada quatro semanas.

Espalhe bem o adubo ao redor das raízes, mas não em contato direto com elas. Em seguida, regue bem a região para que o conteúdo penetre bem no substrato. Existem produtos prontos para a venda, mas também é possível fazê-los em casa.

O adubo caseiro é bem fácil de fazer. Pegue os resíduos orgânicos de cozinha, como as cascas de frutas e legumes, cascas de ovo e corte em pedaços pequenos, misturando-os bem. Deixe descansar por três a quatro dias e já pode misturar no substrato.

Chegamos ao final do guia sobre como fazer muda de lírio-da-paz. Se precisar de produtos para seu jardim, não deixe de visitar as lojas da Petz para deixar seu espaço externo exuberante e repleto de flores!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Seja por aprontar alguma e se machucar, seja por estar com algum mal-estar, os peludos…

6 horas ago

Papagaio pode comer siriguela? Confira os cuidados

Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver…

1 dia ago

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

2 dias ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

3 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

3 dias ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

3 dias ago