Plantas

Como fazer um jardim pequeno: 6 dicas para criar o ambiente ideal

Publicado em 03 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Plantas sempre tornam qualquer ambiente mais acolhedor. E não pense que um espaço repleto de verde é privilégio exclusivo das casas grandes! Sabendo como fazer um jardim pequeno, você poderá conviver com plantas até mesmo em lares menores. 

pequenas plantas

Além de charmosos, esses espaços demandam menos trabalho, sendo perfeitos para uma rotina atarefada. Se você está buscando ideias para um jardim pequeno, continue lendo. Separamos seis dicas incríveis que irão deixar seu lar ainda mais encantador.

1. Considere os jardins verticais

Se você está querendo saber como fazer jardim simples e pequeno, os jardins verticais podem ser uma ótima opção. Com alguns poucos ajustes, qualquer parede vira um espaço repleto de plantas, flores e muito verde. Você pode construir seu jardim vertical utilizando tela de aço, pallets de madeira ou módulos especiais.

Aí é só preparar a parede, fixar a estrutura escolhida e pendurar suas plantas favoritas. Os jardins verticais ficam ótimos tanto em espaços internos como externos. O importante é escolher as plantas corretas de acordo com a luz disponível em seu ambiente.

2. Se não tiver terra, escolha vasos

Nem todo mundo tem a sorte de ter um espaço com terra em casa. Por isso, para entender como fazer um jardim pequeno, é preciso apostar nos vasos. Com alguns vasos e muita criatividade, você pode criar um espaço acolhedor e elegante e até mesmo criar um jardim em apartamento

Para isso, escolha recipientes de tamanhos variados, desde pequenas suculentas até grandes palmeiras. Quando colocadas lado a lado, as plantas de tamanhos diferentes ficam ainda mais impressionantes. Pense em uma composição elegante e invista em diversas espécies diferentes.

3. Não se esqueça das pedras

Não são só as plantas que ajudam a pensar como fazer um jardim pequeno, as pedras são grandes aliadas de quem busca criar um ambiente charmoso. Elas permitem criar diferentes atmosferas, além de contrastarem perfeitamente com os diferentes tons de flores e folhagens. 

pequenas plantas em vasos

Com boas pedras de jardim e muita criatividade, você pode criar formas geométricas, caminhos e diferentes desenhos de acordo com a sua preferência. E o melhor é que elas combinam tanto em jardins plantados quanto naqueles com vasos. Basta deixar a imaginação fluir e criar a composição perfeita.

4. Explore diferentes níveis

Uma boa dica pra quem está pensando em como montar um pequeno jardim é criar diferentes níveis com plantas. Objetos simples e cotidianos, como cadeiras, mesas e prateleiras, podem ser ótimos suportes para vasos. E o melhor é a possibilidade de ainda aproveitar o nível do chão com flores e objetos de decoração. 

Dessa forma, mesmo um ambiente pequeno fica repleto de diferentes plantas. Para deixar a composição ainda mais elegante, escolha plantas suspensas e pendentes. Elas irão ajudar a transmitir aquela gostosa sensação ao observar um jardim repleto de verde.

5. Pense bem em suas inspirações

Outra das ideias para um jardim pequeno e simples é pensar na sua inspiração favorita. Os jardins mais bonitos são aqueles que possuem uma atmosfera planejada com cuidado. 

Assim, cada detalhe, enfeite e até mesmo as plantas escolhidas devem dialogar, trabalhando para criar o clima desejado. Algumas das ideias mais bem-sucedidas para jardins pequenos são:

Jardim zen 

É perfeito para aqueles que buscam relaxar. Alguns acessórios, como incensos e pequenas fontes, podem ajudar a construir a atmosfera desejada. 

Jardim oriental

Além de charmoso, é fácil de se pensar em um jardim oriental pequeno e delicado. Os bonsais são cheios de personalidade e ocupam pouco espaço, além de serem plantas fáceis de cuidar.

Jardim desértico

Os jardins desérticos exploram elementos como areia e rochas. Além disso, costumam utilizar plantas resistentes, como os cactos e as suculentas. São ótimos para lares sem muita luz ou jardineiros sem muito tempo para cuidar de suas plantas. 

Jardim tropical

As plantas tropicais são a cara do Brasil! Nosso país possui um número enorme de vegetais belos e exuberantes que se encaixam em diferentes ambientes. 

6. Escolha objetos funcionais

Uma das melhores coisas de se ter um jardim em casa é poder desfrutar bons momentos ao lado de suas plantas. Para isso, é importante ter móveis funcionais, como mesas, cadeiras e poltronas. 

Assim, você poderá ficar na companhia de suas verdinhas enquanto lê um livro ou bebe um chá, simplesmente admirando seu belo ambiente. Além disso, aliar móveis ao seu jardim é uma forma de economizar espaço. Além de sua função regular, as peças atuam como itens de decoração. 

pessoas plantando
Agora que você já conhece seis dicas de como fazer um jardim pequeno, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra! E não se esqueça de que na Petz você encontra tudo o que precisa para seu jardim, como plantas, acessórios e ferramentas. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog