Dicas

Como plantar alface em apartamento: confira nossas dicas!

Publicado em 16 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Com o tempo adicional que estamos passando em casa temos a vontade de começar novos hobbies. Entre um dos mais terapêuticos — e deliciosos! — está a jardinagem, que deixa a casa ainda mais bonita e ainda nos proporciona vegetais fresquinhos. Por isso, que tal aprender como plantar alface em apartamento?

alface na bacia

Uma das hortaliças mais populares do Brasil, essa queridinha rica em fibras é originária do Mediterrâneo. As diversas variedades da alface a tornam extremamente versátil, podendo ser consumida em forma de salada e até mesmo em hambúrgueres. Veja como plantar alface no seu apartamento a seguir!

Os benefícios da alface

Antes de saber como plantar alface em apartamento, é importante entender como essa planta pode fazer bem para nosso organismo. Com um baixo teor de calorias, esse alimento ajuda na hora de emagrecer de maneira saudável, mantendo uma dieta balanceada.

Por ser um alimento rico em fibras, como mencionamos acima, a alface promove a saciedade e ajuda no funcionamento do nosso intestino. Por ser composta por 96% de água, também é uma grande aliada em nossa hidratação.

Além disso, possui as vitaminas A, C, K e do complexo B, que aumentam a saúde dos olhos e do nosso sistema imunológico. Suas folhas também contêm potássio e cálcio, que ajudam no controle da pressão arterial, reduzem os níveis de colesterol e mantêm a saúde dos ossos.

Como plantar alface em apartamento

Está na hora de descobrir a melhor forma de plantar alface em apartamento! O primeiro passo é escolher o local do plantio: essas plantas precisam receber luz solar direta por uma parte do dia, mas nos horários mais quentes, tem de estar na sombra.

A alface prefere locais frios, cuja média de temperatura seja de cerca 10ºC a 25ºC. Nessas condições, a planta pode receber até 6h de luz solar diária. Já em lugares mais quentes, o ideal é diminuir isso para 3h por dia.

Para saber como plantar alface em vaso da forma correta, primeiro deve-se escolher qual o tipo de alface que será plantado. Não são plantas que exigem muito espaço, mas suas folhas não devem ficar amassadas contra nenhuma superfície. Quanto à profundidade, de 10 cm a 15 cm são suficientes para que a raiz cresça!

janelas de apartamentos

Antes de fazer o plantio das sementes, deposite um pouco de pedregulhos de argila para facilitar a drenagem. É importante também que o vaso tenha furos embaixo para que a água possa escorrer. Dessa forma, as raízes da planta correm menos risco de apodrecimento.

Por ser um alimento de fácil cultivo, existem outras formas de plantá-lo, como plantar alface em garrafa PET. É uma ótima alternativa para reutilizar as garrafas que iriam para o lixo. Para isso, basta separar e higienizar uma garrafa com tamanho suficiente.

Em seguida, corte um dos lados para fazer o plantio e, do lado contrário, faça furos para a drenagem. Os outros passos são os mesmos a serem seguidos com o plantio em vasos!

Cuidados com o plantio da alface e colheita

Agora que você já sabe como plantar alface em apartamento, os cuidados com a planta são essenciais para que ela cresça e possa ser colhida.

A rotina de rega é fundamental: a alface e a terra onde foi plantada devem estar sempre úmidas, mas deve-se tomar muito cuidado para não encharcá-las. Adicionalmente, é possível fazer a adubagem. Recomenda-se utilizar adubos orgânicos ou caseiros.

alface roxa e verde

Se esses cuidados forem tomados, sua planta deverá estar pronta para colheita em cerca de 50 a 150 dias. Você pode retirá-la por inteiro, incluindo a raiz, para comer o maço inteiro! Outra opção é cortar as folhas cerca de 2 cm acima da terra. Assim, a planta irá crescer novamente.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog