Plantas

Saiba como plantar azeitona em casa

Publicado em 27 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Plantar em casa tem sido uma prática cada vez mais comum, porque possibilita o acesso a alimentos 100% orgânicos. Já pensou em aprender como plantar azeitona e tê-la sempre disponível para usar em ótimas receitas?

Pessoa estendendo as mãos cheias de azeitonas verdes e pretas.

Isso pode se realizar a partir das dicas que vamos dar sobre como fazer o plantio e o cultivo de oliveiras da forma correta. A seguir, você vai conhecer também quais são os benefícios da azeitona para a saúde e ficar por dentro de receitas deliciosas com azeitonas.

Como as azeitonas favorecem a nossa saúde?

Além de saboroso, o fruto da oliveira é um importante aliado para o nosso corpo no combate a doenças. Em primeiro lugar, a azeitona elimina o excesso de colesterol do sangue, ajudando no controle da pressão sanguínea.

Ao fazer o cultivo de azeitona em casa, você adiciona uma alternativa de fibra alimentar no cardápio da sua família e garante um alimento rico em vitamina E, que é um poderoso antioxidante.

Aliás, tê-la em casa vai evitar preocupações quanto à procedência da azeitona que está na sua salada, no seu empadão e em diversos outros pratos. Essa garantia é a grande recompensa para quem decide plantar o que come ou parte dos alimentos.

Porém, aí vai uma dica para quem tem cachorro em casa: como não existem estudos que confirmem que a azeitona não faz mal para a saúde desses animais, é melhor não oferecer o fruto para ele. Melhor não arriscar, não é mesmo?

Confira a seguir o passo a passo de como cuidar de oliveiras e dê adeus às azeitonas enlatadas, cheias de sódio e aditivos químicos. Você está a um passo de transformar o seu comportamento em relação à escolha do que é ingerido por você e por quem você gosta.

Passo a passo de como plantar azeitona

Você deve estar se perguntando se existe uma maneira fácil de plantar azeitona em casa. Afinal, não a encontramos habitualmente nas pequenas hortas. Então, chegou o momento de ousar e ter uma plantação mais diversa!

Talvez você não saiba, mas o plantio é feito a partir do caroço. Assim, antes de iniciar a tarefa, tenha em mãos um caroço de uma azeitona fresca, ou seja, que não tenha sido comprada em lata. Confira a seguir quatro passos de como plantar oliveira em vaso.

1 – Faça incisões no caroço

Para fazer os cortes, utilize uma lima para esfolar uma parte do caroço até quebrar o duro revestimento e acessar o núcleo. Essa etapa é importante para que o desenvolvimento da planta aconteça.

2 – Prepare o vaso e faça o plantio

Espalhe igualmente terra grossa e perlita (substrato que facilita a drenagem do solo) em um vaso com cerca de 10 cm. Depois, regue o solo, plante o caroço a 2,5 cm de profundidade e cubra com mais terra.

Plantação de azeitonas verdes.

3 – Coloque tapete térmico embaixo do vaso 

Esse recurso vai ajudar no crescimento da planta. Ajuste o tapete a 21ºC e mantenha o vaso em cima dele, em um ambiente sem corrente de ar, por quatro semanas. Após esse período, remova o tapete e coloque o vaso em um local a 15ºC até a planta germinar.

4 – Colheita da azeitona

Essa é uma etapa que exige muita paciência. Em média, as azeitonas ficam prontas para a colheita em três a cinco anos. Geralmente, elas são colhidas no final do verão e apresentam um gosto amargo logo que saem do pé.

Como você pode ver, aprender como plantar azeitona é muito fácil, e colher azeitona do pé pode fazer parte do cotidiano da sua casa. Vai demorar um pouco, mas vale muito a pena.

Pratos que combinam muito bem com azeitona

Uma ótima dica para ocupar o tempo de espera até a colher das azeitonas que você mesmo plantou é montar um cardápio com pratos que ficam ainda mais saborosos com a presença desses frutos.

Para ajudar nesse processo, preparamos uma lista com algumas ideias. Você verá desde comidas mais leves, como saladas, até as mais encorpadas, como massas e risotos. 

  • Salada caprese: leva azeitonas pretas, azeite, limão, verduras, alface, rúcula, tomate e queijo branco. Para servir, enfeite com folhas de manjericão, azeitonas e um fio de azeite.
  • Espaguete à putanesca: o molho leva azeitonas pretas, alcaparras e tomate, além de sal a gosto e azeite. Com o macarrão cozido, adicione o molho e, para servir, enfeite com salsinha.
  • Patê de azeitonas: em um liquidificador, coloque as azeitonas pretas sem caroço, salsa, cebolinha e maionese, bata e sirva com torradas ou fatias de pão francês.

Mulher regando a plantação de azeitona em sua casa.

Está vendo como pode ser muito útil aprender como plantar azeitona em casa? Reserve um espaço na sua varanda e comece já a reunir os materiais para realizar essa missão. Na loja da Petz, você encontra tudo para jardinagem e plantio. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog