Plantas

Como plantar café e cultivá-lo em casa

Publicado em 09 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você já se perguntou como plantar café? Caso ame essa bebida, com certeza, vai querer saber como ter os grãos na sua casa. Embora não pareça, cultivá-lo em casa é uma tarefa relativamente simples. Assim, você pode ter o fruto bem pertinho, a qualquer momento.

pessoa segurando xícara de café

Além disso, a espécie é fácil de cuidar e tem um aspecto bonito, que vai combinar muito bem com o seu ambiente. Aliás, comece a cultivar café com esse objetivo, pois o fruto leva algum tempo para aparecer. Continue neste artigo e saiba mais sobre esse assunto.

Como plantar café em vaso?

Para começar, vamos falar sobre como plantar café em vaso. Assim, você vai ter uma opção decorativa para a sua casa e pode colher os frutos no futuro. 

A primeira coisa a fazer é separar as sementes. Embora a plantinha dê frutos bem bonitos, plantá-los só resulta em novas mudas se você escolher os grãos certos para isso. Porém, em um primeiro momento, é melhor comprá-las mesmo.

Você pode começar a plantar café em um vaso pequeno. O ideal é realizar a semeadura na primavera ou até o meio do verão. Assim, você garante uma temperatura legal para a verdinha se desenvolver.

vasos

Em uma temperatura média de 20°C, realize o plantio para seu café começar a crescer. Tenha paciência! A germinação vai levar por volta de 60 dias.

Germinação que dá certo

Acrescente a semente a uma profundidade de 0,5 cm. Para que tudo dê certo, e sua plantinha fique linda, é preciso nutrir a terra — essa fase é crucial para o desenvolvimento do café. Além disso, ofereça água e calor.

O clima para cultivo de café precisa ser semelhante ao das florestas tropicais. Por isso, é recomendado deixar a planta exposta ao sol. Entretanto, é fundamental lembrar que a mudinha precisa ser hidratada com frequência, evitando que seque.

Como plantar café no quintal?

Após a criação da mudinha no vaso, quem tem um quintal pode querer movê-la para essa área verde. Então, vamos falar um pouco sobre como plantar café no quintal.

Também é possível cultivá-la diretamente no solo. Então, vale ressaltar que os tipos de solos adequados para se plantar café são devidamente adubados, com profundidade mínima de um metro e drenagem boa. 

Escolha plantar as suas mudinhas em um período com mais chuvas. Assim, elas estarão sempre úmidas e irão se desenvolver em um clima semelhante ao das lavouras. Quando elas crescerem, você vai ver que valeu a pena esperar!

Quando vou colher o meu café?

Agora que você sabe como plantar café orgânico, resta conhecer quando será a colheita. Seu cafeeiro irá germinar em pouco mais de dois meses, porém, os frutos vão começar a aparecer entre quatro e cinco anos.

Apesar de longo, o tempo de espera será compensador. Quem aprende como plantar café descobre que cuidar da plantinha é um prazer. O momento em que ela é plantada, os cuidados com o solo e a recepção das primeiras folhinhas são compensadores.

Então, aprender como plantar café pode ser transformador. Todo o processo acaba se tornando uma terapia. Além disso, você terá uma arvorezinha que deixa um cheiro gostoso e ilumina qualquer ambiente.

Quais são os principais tipos de café?

O cafeeiro é exótico, e existem diversas espécies. No entanto, é comum cultivar e comercializar apenas duas: a arábica e a robusta. Vamos saber um pouquinho mais sobre elas?

Café Robusta

O café robusta tem um sabor mais acentuado, com uma concentração mais alta de cafeína. Por isso, é o mais procurado por quem gosta de um gosto mais voltado para o amargo.

Conhecida como Coffea canephora, essa é uma das plantas de café mais cultivadas aqui, no nosso país. Isso porque ela se adapta bem a regiões com clima quente e úmido. Além disso, é mais resistente contra os ataques de pragas. 

Café Arábica

Este tipo vem das montanhas mais altas da Etiópia. Portanto, a qualidade dos grãos produzidos estão relacionados à altitude da lavoura. Então, caso você encontre alguém que te ofereça um café cultivado a mais de 1.000 metros de altitude, não ouse recusar!

O Café Arábica é o mais produzido e consumido no mundo. Isso acontece porque ele pode gerar uma grande variedade de cafés com aromas e sabores incríveis. Aposto que você ficou com vontade de tomar um cafezinho bem saboroso.

grãos de café
Agora que você sabe como plantar café, é hora de colocar a mão na massa. Aprender algo novo faz muito bem para o nosso bem-estar. Na Petz, você encontra opções de produtos para começar a cultivar o seu fruto em casa. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog