Descubra o passo a passo de como plantar camomila

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 29, 2021

Plantas
Descubra o passo a passo de como plantar camomila
Tempo de leitura: 4 minutos

Se tem uma flor com a qual se pode fazer muitas coisas, essa é a camomila. Chás, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, bebidas alcoólicas e ornamentação são alguns exemplos de como podemos usufruir dessa preciosidade. Já pensou em aprender como plantar camomila e tê-la sempre por perto?

como plantar camomila

Se você gostou da ideia e quer ter em casa essa matéria-prima especial, fique conosco. Vamos ensinar o passo a passo de como plantar camomila e cultivá-la da melhor forma. De quebra, ainda vamos compartilhar algumas funções dessa florzinha tão delicada.

Para que serve a camomila?

Antes de saber como fazer o plantio,  que tal conhecermos um pouco mais sobre os benefícios da camomila? Se você sofre de insônia, seu interesse em tê-la em casa vai ficar ainda maior ao descobrir que a camomila é um ótimo calmante.

Parece incrível, mas essas florzinhas tão pequenas são gigantes quando se trata de funcionalidade. Dessa forma, ao detalharmos para que serve a camomila, a lista é diversa e comprida.

Das flores secas faz-se o chá, porém, as flores na sua forma natural podem servir para banhos de assento, inalações, compressas ou pomadas. A culinária também é um nicho onde ela faz muito sucesso, como tempero para frango, macarrão ou aromatizador de bolos e doces. 

Algumas doenças que podem ter os sintomas aliviados com o uso da camomila-alemã ou camomila-romana. Mas não se esqueça: a planta não deve ser a única forma de tratamento. Procure o seu médico para receber as orientações devidas. Veja abaixo os sintomas que podem ser amenizados:

  • gastrite;
  • dor de cabeça;
  • hemorroidas;
  • feridas;
  • resfriados e sinusites;
  • diarreia;
  • má digestão;
  • ansiedade;
  • cólicas intestinais e menstruais;
  • dor reumática.

Saiba como plantar camomila em casa

Como você viu, a camomila é uma planta extremamente versátil e ainda contém propriedades medicinais. Sua aparência original é semelhante a pequenas margaridas, deixando qualquer ambiente encantador.

como plantar camomila

As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila-alemã e a camomila-romana. Basicamente, o que difere uma da outra é que a alemã é mais ereta, e a romana, rastejante. Porém, na hora de fazer chá e outros produtos, as flores de ambas são utilizadas.

Confira a seguir o passo a passo de como plantar em casa e, em seguida, veja algumas dicas importantes para que você tenha sucesso nessa missão. Você verá que é muito fácil deixar o seu jardim ainda mais rico, com a presença de uma planta linda e medicinal.

Plantio

Em primeiro lugar, é importante saber que a camomila-alemã se desenvolve a partir da semente, e a romana, a partir da divisão de plantas já crescidas. Por isso, já que a semente de camomila atende às duas espécies, vamos a ela. 

Para começar, a semente pode ser plantada no lugar onde a planta ficará definitivamente ou em sementeiras. No caso da segunda opção, deverá transplantar as mudas quando ela alcançar de 2,5 a 5 m de altura.

Faça uma cova com profundidade máxima de 0,5 cm ou apenas coloque as sementes no solo e pressione para serem encobertas pela terra. Você verá a germinação acontecer com uma ou duas semanas.

A indicação é deixar uma distância de 30 a 45 cm entre as plantas na hora de fazer o plantio. E, por fim, você deve estar se perguntando se vai poder plantar no jarro que você tem na sua varanda, e a resposta é sim para as duas espécies.

Clima 

O clima ameno é ideal para o crescimento pleno da planta. Portanto, se você mora em regiões com temperaturas mais baixas, já começa com pontos a favor. Além disso, se o local tiver alta umidade, melhor ainda! Ela florescerá mais rápido do que você imagina.

Luminosidade

Ao aprender como plantar camomila, é importante saber que a planta adora a luz do sol. Quanto mais luz natural, melhor para que a planta se desenvolva bem. Por isso, escolha um lugar para plantar que receba luz natural direta por mais tempo ao longo do dia.

Solo

Essa planta tem a vantagem de crescer bem em diversos tipos de solo. Porém, se ele for fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 6,8, melhor ainda! Por isso, não custa nada fazer um investimento a mais para colher belas flores no futuro próximo.

Irrigação 

Um dos segredos ao pensar em como plantar camomila é manter o solo úmido, mas não encharcado. Então, fique sempre atento ao volume de água que você vai utilizar para regar. Geralmente, deve-se regar três vezes por semana em regiões mais quentes e secas, e duas vezes por semana em temperaturas mais frias.

Com essas dicas, você com certeza vai conseguir cumprir a tarefa com louvor! Suas plantinhas vão crescer fortes e saudáveis, e você ainda vai ter um santo remédio em casa. 

como plantar camomila
Agora que você já sabe como plantar camomila, o próximo passo é colocar o passo a passo em prática. Aproveite para passar em uma das lojas da Petz e adquira todos os materiais necessários para fazer o plantio. Estamos à sua espera!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *