Plantas

Como plantar camomila de forma simples

Publicado em 30 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se tem uma flor com a qual é possível fazer muitas coisas, essa é a camomila. Chás, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, bebidas alcoólicas e ornamentação são alguns exemplos de como dá para usufruir dessa preciosidade. Já pensou em aprender como plantar camomila?

como plantar camomila

Se você gostou da ideia e quer ter essa matéria-prima especial em casa, fique conosco. Vamos ensinar o passo a passo de como plantar camomila (Matricaria chamomilla) e cultivá-la da melhor forma. De quebra, ainda vamos compartilhar algumas funções dessa florzinha tão delicada.

Para que a camomila serve?

Antes de saber como fazer o plantio, que tal conhecermos um pouco mais sobre as propriedades da camomila? Se você sofre de insônia, seu interesse em tê-la em casa vai ficar ainda maior ao descobrir que ela é um ótimo calmante.

Parece incrível, mas essa florzinha tão pequena é gigante quando se trata de funcionalidade. Dessa forma, ao detalharmos os benefícios da camomila, a lista é diversa e extensa.

Das flores secas, faz-se o chá, porém, na forma natural, pode servir para banhos de assento, inalações, compressas ou pomadas. A culinária também é um nicho no qual ela faz muito sucesso, como tempero para frango, macarrão ou aromatizador de bolos e doces.

Algumas doenças podem ter os sintomas aliviados com o uso da camomila. Contudo, não se esqueça: a planta não deve ser a única forma de tratamento. Procure o seu médico para receber as orientações devidas. Abaixo, veja os sintomas que podem ser amenizados:

  • gastrite;
  • dor de cabeça;
  • hemorroidas;
  • feridas;
  • resfriados e sinusites;
  • diarreia;
  • má digestão;
  • ansiedade;
  • cólicas intestinais e menstruais;
  • dor reumática.

Saiba como plantar camomila em casa

Agora que você já sabe para que a camomila serve, vamos ao próximo passo: como plantar e cultivar a planta. Você vai ver que a aparência da flor é semelhante a uma pequena margarida, o que deixa qualquer ambiente encantador.

As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila-alemã e a camomila-romana. Basicamente, o que difere uma da outra é que a primeira é mais ereta, e quanto a segunda é rastejante. Porém, na hora de fazer chá e outros produtos, ambas são utilizadas.

como plantar camomila

A seguir, confira o passo a passo para plantar camomila em casa. Em seguida, veja algumas dicas importantes para você ter sucesso nessa missão. Você verá que é muito fácil deixar o seu jardim ainda mais rico com a presença de uma planta linda e medicinal.

Plantio

Em primeiro lugar, é importante saber que a camomila-alemã desenvolve-se a partir da semente, enquanto a romana, a partir da divisão de plantas já crescidas. Por isso, já que a semente de camomila atende às duas espécies, vamos a ela.

Para começar, a semente pode ser plantada no lugar onde a planta ficará definitivamente ou em sementeiras. No caso da segunda opção, as mudas devem ser transplantadas quando alcançarem de 2,5 a 5 cm de altura.

Faça uma cova com profundidade máxima de 0,5 cm ou apenas coloque as sementes no solo e pressione para serem encobertas pela terra. Você verá as primeiras mudas surgirem uma ou duas semanas após o plantio.

A indicação é deixar uma distância de 30 a 45 cm entre as plantas na hora de fazer o plantio. Essas dicas também servem para aprender como plantar camomila em vasos, jardins e floreiras.

Clima

O clima ameno é ideal para o crescimento pleno da planta. Portanto, se você mora em regiões com temperaturas mais baixas, já começa com pontos a favor. Além disso, se o local tiver alta umidade, melhor ainda! Ela florescerá mais rápido que você imagina.

Luminosidade

Ao aprender como plantar camomila, é importante saber que a planta adora a luz do sol. Quanto mais luz natural, melhor é a produção dos óleos essenciais. Por isso, escolha um lugar que receba luz natural direta por mais tempo ao longo do dia.

Solo

Essa planta tem a vantagem de crescer bem em diversos tipos de solo. Porém, se ele for fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 6,8, é melhor ainda! Por isso, não custa nada fazer um investimento a mais para colher belas flores no futuro próximo.

Irrigação

Um dos segredos para plantar camomila é manter o solo úmido, mas não encharcado. Então, fique sempre atento ao volume de água que você utiliza para regar. Geralmente, deve-se regar três vezes por semana, em regiões mais quentes e secas, e duas vezes por semana, em locais com temperaturas mais frias.

Colheita

Quando cerca de 60% das plantas estiverem com as pétalas abertas em 180º, é a hora de coletar as flores. Deixe-as secando por dois dias. Depois, para evitar o desenvolvimento de larvas, use um secador para eliminar a umidade.

Com nossas dicas, você vai conseguir plantar a camomila facilmente! Suas plantinhas vão crescer fortes e saudáveis, e você ainda vai ter um santo remédio em casa.

como plantar camomila

Agora que você já sabe como plantar camomila, não espere para colocar o passo a passo em prática. Aproveite para visitar uma das lojas da Petz e adquirir todos os materiais necessários para fazer o plantio!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog