Plantas

Como plantar cravo? 5 passos para ter plantas sempre floridas

Publicado em 11 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

Cultivado há milhares de anos e celebrado por diversas culturas, o cravo é uma das plantas mais adoradas entre os amantes das flores! E se você é um dos fãs dessa espécie, aqui vai uma dica: com alguns cuidados, é possível ter como plantar cravo em belos vasos. 

cravo branco flor

Aprender tudo sobre cravos — como plantar na sua casa e mantê-los sempre bonitos e saudáveis — não é difícil. Essa verdinha costuma se adaptar a diferentes ambientes sem grandes complicações. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira como plantar essa flor em 5 passos! 

1. Encontrando a localização perfeita 

Antes de aprender como cultivar cravos, é importante escolher a localização ideal para sua futura plantinha! É verdade que essa espécie costuma se adaptar a diferentes ambientes. Entretanto, alguns requisitos são fundamentais. 

Cravo, como cuidar: a flor precisa receber ao menos 4h de sol direto, todos os dias, para poder florir. Por isso, escolha o local mais iluminado da casa para seu futuro jardim. Além disso, lembre-se que o melhor sol é o da manhã, quando os raios são mais suaves. 

2. Escolhendo o vaso

Escolher o vaso da sua planta pode parecer apenas uma questão de estilo. Mas não se deixe enganar! O recipiente que sua verdinha irá crescer pode influenciar, e muito, em seu desenvolvimento. 

Ao escolher o tipo de vaso certo para a plantação de cravo, você pode contribuir para fatores como temperatura e drenagem, fundamentais para as plantas. Abaixo, separamos as características mais importantes para quem busca como plantar cravos. 

  • Temperatura: os cravos são naturais da região mediterrânea. Por isso, preferem temperaturas amenas. Os vasos de cerâmica ou de concreto controlam melhor a temperatura;
  • Drenagem: o controle da água é fundamental para o desenvolvimento das plantas. O material do vaso também pode influenciar a drenagem, já que alguns são mais porosos e permitem o escoamento da água; 
  • Espaço: diferentemente de outras espécies, essa planta se adapta em recipientes menores. Um vaso de cerca de 20 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade é o suficiente para belas flores. 

3. Preparando a terra

A terra é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento das plantas. Afinal, é dali que as verdinhas obtêm seus nutrientes. Podemos dizer que preparar a terra é basicamente montar o cardápio para suas plantas! 

Para os amantes das flores que se perguntam como ter vasos sempre floridos, aqui vai uma dica: o segredo para um jardim colorido e vibrante está na adubação! E esse é um passo que se inicia ainda no momento de preparar as sementes. Por isso, preparar a terra é essencial para quem quer aprender como plantar cravos. 

pessoa segurando terra

Para que suas plantinhas tenham toda a força necessária, misture uma terra vegetal de qualidade com uma boa quantidade do adubo de sua preferência. O húmus de minhoca é uma boa opção, principalmente para jardineiros iniciantes! 

4. Plantando as sementes

Depois de deixar tudo pronto, chega o passo mais importante: plantar as sementes! Faça um buraco de aproximadamente 10 cm e deposite a semente lá dentro. Elas deverão ser plantadas respeitando uma distância de, no mínimo, 10 cm entre elas.

Assim, quando o cravo (flor) nascer, terão espaço para se desenvolver. As sementes de cravo costumam germinar entre 5 e 10 dias. Nesse período, é preciso ter atenção redobrada! 

5. Cuidando das plantas

As verdinhas precisam de muito cuidado, especialmente nos primeiros dias. Abaixo, separamos alguns pontos importantes para o crescimento dos cravos: 

  • Nos primeiros dias, as regas devem ser frequentes: a água auxilia a “ativar” a germinação; 
  • Lembre-se de que o sol é importante: como vimos, o cravo deve receber cerca de 4h de sol todos os dias; 
  • Mantenha a terra úmida sem encharcar: apesar de o cravo gostar de umidade, não suporta terra encharcada. Para saber se está na hora de regar, fique atento ao solo. 

Com os cuidados acima, seu cravo poderá se desenvolver de forma saudável! Lembre-se que a manutenção das plantas deve ocorrer diariamente. Assim, logo você terá belas flores adornando sua casa! 

Como plantar cravo a partir da flor?

Além de bonitas e charmosas, as flores ainda são autossustentáveis! A partir de uma planta, você pode criar outras, aumentando ainda mais o seu jardim! Se você já tem um belo vaso em casa e está se perguntando como plantar cravo pela flor, saiba que há dois métodos diferentes. Abaixo, explicamos cada um deles:

  • Plantar a partir de muda: as mudas são formas fáceis e práticas de se replicar uma plantinha. Basta escolher um galho forte e saudável, cortá-lo em sua base e, depois, plantá-lo novamente. Após este processo, em breve este galho criará raízes e se desenvolverá em uma nova planta! 
  • Plantar a partir da semente: depois de murchar, a flor do cravo deixa um bulbo repleto de sementinhas. Estas sementes também permitem replicar a planta de forma simples! Neste caso, basta repetir o processo que já vimos neste artigo. Porém, fique atento ao momento certo! A flor deverá estar seca, e as sementes também, com um aspecto escuro e duro. 

cravo rosa
Agora que você já sabe como plantar cravos, é só botar a mão na massa — ou melhor, na terra! Na Petz você encontra tudo que um jardineiro precisa, como sementes, vasos, regadores e outras ferramentas essenciais! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog