Saiba como plantar dente-de-leão e ter boa saúde

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 6, 2022

Curiosidades
Saiba como plantar dente-de-leão e ter boa saúde
Tempo de leitura: 4 minutos

A erva dente-de-leão costuma fazer a alegria de muitas crianças, que adoram assoprar suas flores para verem se espalhar no ar. Essa planta de nome engraçado também serve como alimento e contém propriedades medicinais. Sendo assim, saber como plantar dente-de-leão pode ser muito útil por conta da versatilidade.

como-plantar-dente-de-leao

Embora o dente-de-leão seja facilmente encontrada em jardins e ruas públicas, tê-la em casa, livre de poluição, pode ser uma ótima alternativa. Continue a leitura e aprenda como fazer o plantio, qual é a melhor maneira de cultivá-la e como utilizá-la para a sua saúde.

Qual é a origem do dente-de-leão e por que leva esse nome?

Antes de aprender como plantar dente-de-leão, que tal conhecer um pouco mais sobre ela? Apesar de ser facilmente encontrada no Brasil, a planta é nativa da Europa e tem presença marcante em quase todos os continentes. 

A facilidade de se desenvolver em qualquer lugar deu a essa planta o título de erva daninha. Porém, você verá, nos parágrafos seguintes, que ela pode ser muito útil, tanto para ornamentar quanto para cuidar da saúde.

A planta dente-de-leão leva esse nome devido ao formato das folhas, mas pode ser chamada também de “cabeça de frade”, por se assemelhar a uma cabeça com cabelo raspado quando está sem as sementes.

Dente-de-leão é PANC e medicinal

Mais uma curiosidade que envolve essa planta é ser uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). As folhas podem ser consumidas cozidas, cruas ou refogadas e têm gosto semelhante ao da chicória. O consumo também inclui as flores e raízes. 

Ao consumi-las, você ingere alto teor de potássio e betacaroteno. O chá tem ação desintoxicante, agindo diretamente no fígado e na vesícula, que são estimulados a eliminar resíduos do organismo.

Essas propriedades medicinais são muito valorizadas pela fitoterapia chinesa, que usa a planta para tratar amigdalites, resfriados, úlceras e furúnculos. Portanto, ao fazer o plantio, você pode fazer economia, reduzindo a conta da farmácia.

Como plantar e cultivar?

Agora que você já conhece o histórico da planta e como ela pode ser útil, vamos falar daquilo que lhe trouxe até aqui. Aprender a plantar dente-de-leão é muito simples, e o cultivo não requer tantos critérios, mas é importante tomar alguns cuidados quando o objetivo for consumi-la.

A reprodução da planta ocorre por sementes que são disseminadas com facilidade pelo vento, daí a presença muito comum na beira de calçadas. A raiz de dente-de-leão também pode servir para o plantio, basta fazer a divisão dela, e os brotos surgem facilmente, caso esteja em terra enriquecida.

A seguir, confira dicas sobre como plantar dente-de-leão em vaso, canteiro ou até mesmo no solo. Descubra o clima ideal, como deve ser a rega e em que momento deve fazer a colheita. 

como-plantar-dente-de-leao

1 – Plantio em vaso, canteiro e solo

Para plantar, basta conseguir a semente de dente-de-leão, que pode ser adquirida pela internet ou em um jardim de confiança. Nunca opte por colher as sementes na rua, porque podem vir contaminadas, inutilizando a planta para uso comestível e medicinal.

Coloque as sementes na superfície de um solo fértil e cubra com terra. Regue de maneira que o solo fique sempre úmido, porém nunca empossado. Se for plantar em vaso, ele deve ter até 30 cm de altura. Caso escolha plantar no chão, a distância entre uma semente e outra deve ser de 35 cm.

2 – Temperatura e estação ideais

Escolha um local que receba sombra, já que o contato direto com o sol pode prejudicar o crescimento da planta. Embaixo de uma árvore ou próximo a um muro são exemplos de espaços que vão contribuir para o desenvolvimento da planta.

O mais indicado é plantar na estação da primavera para colher folhas saudáveis no final do verão ou no meio do outono. A planta se desenvolve ainda melhor se for plantada em regiões que marquem acima de 25ºC. 

3 – Cultivo e colheita

Lembre-se sempre de retirar as plantas invasoras para evitar que a planta tenha que dividir os nutrientes. As folhas podem ser colhidas em até 90 dias após o plantio, já as raízes devem ser colhidas após 1 ano. 

Caso queira fazer o chá com as flores, a melhor hora para a colheita é antes das 6 horas da manhã, em período de lua nova ou crescente, segundo os mais velhos. Não custa nada seguir os conselhos dos mais experientes, não é mesmo?

como-plantar-dente-de-leao

Agora que você sabe como plantar dente-de-leão e tudo o que ela pode oferecer, chegou a hora de colocar a mão na massa. Aproveite as nossas dicas e não se esqueça de passar em uma das lojas da Petz para adquirir tudo o que precisa para o plantio.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *