Curiosidades

Como plantar dente-de-leão: dicas e passo a passo

Publicado em 28 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

A erva dente-de-leão costuma chamar atenção pela delicadeza, especialmente das crianças que gostam de soprá-la. Porém, você sabia que essa planta pode ter diversas utilidades? Aprender como plantar dente-de-leão pode te trazer diversos benefícios.

como-plantar-dente-de-leao

 

O dente-de-leão é facilmente encontrado em qualquer jardim, parque ou beira de calçada. Porém, cultivar a planta em casa é uma forma de garantir que ela cresça livre de poluição e adequada para o consumo. Para conhecer as propriedades dessa verdinha e saber como plantá-la, continue a leitura!

Conhecendo um pouco mais o dente-de-leão

Antes de explicarmos como plantar dente-de-leão, queremos que você o conheça um pouco mais a fundo. Para começar, dente-de-leão é o nome usado para se referir a várias plantas do gênero Taraxacum. Ele engloba diversas espécies, mas a mais comum é a Taraxacum officinale.

Nativa da Europa, a erva foi trazida à América pelos colonizadores e, hoje, pode ser encontrada em diferentes lugares do mundo. Ela prefere climas temperados ou subtropicais, mas é altamente adaptável e consegue sobreviver em diversas condições.

Apesar da beleza, ela é considerada uma planta invasora. A característica rústica e o desenvolvimento espontâneo permitem que ela cresça em praticamente qualquer solo fértil e rico em nutrientes. Entretanto, muitos desconhecem as utilidades e as propriedades da verdinha.

Dente-de-leão é PANC e medicinal

Outra curiosidade sobre essa erva é que ela é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). Ligeiramente amargas, as folhas podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas. O sabor é semelhante ao da chicória, uma parente mais próxima, podendo ser substituta em algumas receitas.  

A raiz e a flor de dente-de-leão também podem fazer parte da culinária. A planta ainda é utilizada para fazer bebidas, como chá. Em certas regiões, ela é moída e torrada para ser usada como uma substituta do café. Em alguns países, como no Canadá, a erva ainda dá origem a um tipo de cerveja mais suave que a comum.

A planta dente-de-leão contém vitaminas A e C, cálcio, ferro, alto teor de potássio e betacaroteno. Essas substâncias têm ação desintoxicante, agindo diretamente no fígado e na vesícula, estimulados a eliminar resíduos do organismo.

As propriedades da erva são consideradas um recurso fitoterápico, especialmente pela medicina chinesa. Por isso, ela é usada para tratar amigdalites, resfriados, úlceras e furúnculos. Logo, saber como plantar dente-de-leão traz benefícios para a saúde e abre portas para aventuras gastronômicas.

Como plantar?

Agora que você já conhece as características e os atributos dessa planta, podemos falar sobre como plantar dente-de-leão. O cultivo é simples e não requer tantos critérios, porém certos cuidados são necessários se você deseja consumir a erva. 

Pensando nisso, preparamos um passo a passo e algumas dicas. A seguir, você confere informações sobre o solo e a quantidade de luz e água para garantir que sua verdinha cresça firme e forte. 

1- Plantio em vaso, canteiro ou jardim

As primeiras etapas para começar o plantio é adquirir a semente de dente-de-leão e colocá-la na terra. É muito importante que você não colha sementes de plantas em ruas ou calçadas, pois elas estão expostas à poluição. Opte por sementes de lojas de jardinagem ou de um jardim de confiança.

como-plantar-dente-de-leao

Em vaso, canteiro ou diretamente no solo do jardim, é preciso preparar a terra para receber as sementes. O solo deve ter boa drenagem, ser profundo e rico em matéria orgânica.

O vaso deve ter até 30 cm de altura. Caso escolha plantar no chão, a distância entre uma semente e outra deve ser de 35 cm. Assim que a terra já estiver nas condições adequadas, coloque as sementes no local escolhido e cubra-as com uma pequena camada de terra. 

2- Luminosidade e temperatura

O dente-de-leão é muito forte e resistente, contudo, durante o processo de crescimento, não aceita sol direto. Portanto, o local escolhido para o plantio deve estar localizado à meia-sombra. Embaixo de uma árvore ou próximo a um muro são exemplos de espaços que vão contribuir para o desenvolvimento da planta.

Em relação à época de plantio, a estação da primavera é o melhor momento. Assim, você pode colher folhas saudáveis no final do verão ou no meio do outono. A planta se desenvolve ainda melhor se estiver em regiões acima de 25ºC. 

3- Irrigação

O próximo passo é regar. Para a planta se desenvolver, precisa que o solo esteja sempre úmido, mas nunca encharcado. Até as sementes brotarem, regue-as todos os dias. O melhor período é no início ou no final do dia, quando a água evapora com menos facilidade.

Caso você decida plantar a erva em um vaso, escolha um recipiente com furos no fundo para facilitar a drenagem da água. É preciso tomar cuidado para o prato de contenção e a superfície do vaso não ficarem empossados. 

4- Tratos culturais

A última etapa é fazer a manutenção da planta. Isso envolve manter as regas e retirar as plantas invasoras do vaso, pois elas podem roubar nutrientes. A germinação da erva pode levar de cinco dias a três semanas. Até que esse processo se complete, não faça a colheita das folhas ou das flores. 

Colheita

A colheita do dente-de-leão pode ser feita 90 dias após o plantio. A raiz de dente-de-leão só pode ser colhida aproximadamente 1 ano após o plantio. No caso das flores, que podem ser utilizadas para fazer chás, o melhor período para a colheita é antes das 6 horas da manhã.

como-plantar-dente-de-leao

Agora que você já sabe como plantar dente-de-leão e conhece as vantagens da erva, está na hora de colocar a mão na massa. Aqui, no site da Petz, você encontra tudo o que precisa para cultivar suas plantinhas. Aproveite a visita e venha conhecer nosso catálogo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog