Plantas

Aprenda como plantar grama e como cultivá-la

Publicado em 24 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Para ter uma área verde em casa, como um jardim, o primeiro passo é aprender como plantar grama. Porém, ao contrário do que muitos pensam, existe todo um cuidado antes de realmente concluir essa tarefa.

punhado de grama fina

Saber esse tipo de informação é muito importante para ter um jardim bonito, bem verdinho e pronto para receber mudas de diferentes flores. Se você está pensando em ter uma calçada com grama ou criar um jardim no seu quintal, este conteúdo é o que procura! 

Aqui, vamos explicar como plantar grama, além de dar algumas dicas úteis para mantê-la verdinha e saudável. Leia a seguir.

1. Preparar a área 

Antes de começar a plantação de grama, o primeiro passo é conhecer a área que vai ficar mais verdinha. Isso quer dizer, se você for plantar na calçada, tire as medidas com cuidado para identificar a quantidade necessária de grama.

Além disso, fique atento se é o lugar ideal para esse tipo de plantio. Isso porque, se as pessoas costumam passar com frequência por lá, as chances de que a grama cresça saudável são pequenas, mesmo com algumas placas de avisos. Por isso, um bom planejamento é essencial antes de começar a plantar.

2. Escolher o tipo de grama

Não se esqueça de escolher o tipo de grama ideal! Ao contrário do que muitos pensam, não existe somente uma espécie de grama. Na verdade, há várias, mas as mais comuns são:

  • grama esmeralda: mais usada em campos esportivos e playgrounds, já que se adapta melhor a lugares ensolarados. Ela possui folhas estreitas, pontiagudas e pequenas, além de uma coloração de verde bem intensa;
  • grama-santo-agostinho ou grama-inglesa: mais indicada para lugares que não recebem muito sol, mas contam com temperaturas mais altas. As características são bem marcantes: folhas com comprimento de médio a largo, lisas e sem pelos, mas com um verde-escuro;
  • grama-são-carlos ou curitibana: espécie mais popular quando falamos de jardins, já que se adapta tanto ao sol quanto à sombra. As folhas são largas, lisas, sem pelos e possuem uma coloração verde bem vibrante.

Para entender por completo como plantar grama, é preciso escolher a espécie, levando em conta as características, como explicamos acima. Assim que tiver o local definido, é só escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

3. Preparar o solo para o plantio

O passo a passo para plantar grama inclui a preparação do solo. Você terá que remover qualquer tipo de substância que possa interferir no plantio ou danificar a grama, ou seja, mato, ervas daninhas e pedras.

Além disso, vale lembrar que o nivelamento do local e a adubação são muito importantes para o processo do plantio ser um sucesso. Assim, quando plantar a grama, ela irá se “ajeitar” corretamente, sem ficar desnivelada ou faltar nutrientes para o desenvolvimento.

4. Plantar a grama

Por último, você terá que fazer o plantio. Para isso, será preciso alinhar as placas de grama lado a lado, de maneira uniforme. Mesmo que, a princípio, pareça uma tarefa fácil, não é tão simples, por isso, uma ajudinha pode ser necessária.

Cada detalhe importa para garantir que a grama consiga todos os nutrientes que precisa para crescer de maneira saudável. Após plantada, é só irrigá-la e atentar-se à manutenção diária.

grama com orvalho

Como deixar a grama sempre verdinha?

Agora que você já sabe como plantar grama, o próximo passo é aprender como cuidar dela, não é mesmo? Temos algumas dicas para facilitar o cuidado. Veja a seguir.

Irrigação

Para cuidar da grama e garantir que ela esteja sempre verdinha, com a aparência saudável, você deve regá-la com frequência, principalmente, nos dias mais quentes. Pelo menos, de duas a três vezes na semana, é recomendado jogar um pouco de água nas folhas, impedindo que elas ressequem.

Adubação

A adubação só deve começar depois que a grama já estiver estabilizada. Fique atento para sempre comprar uma mistura com matéria orgânica para trazer os nutrientes necessários para a grama crescer sempre bem verdinha.

Poda

Assim como outras plantas, a grama também precisa de podas periódicas, porém não muito frequentes. O recomendado é cortá-la quando a grama crescer mais de 5 cm de altura.

Controle de pragas

Sim, as pragas são um problema, por isso, cuidado! Se você perceber que está com intrusos na sua casa, retire as ervas daninhas ou chame um profissional para te ajudar a combater essa invasão. Quanto antes conseguir eliminá-las, melhor para garantir a saúde do seu jardim.

grama aparada

Pronto para pôr em prática essas dicas sobre como plantar grama? Conte com a gente para isso! Acesse o site da Petz e encontre todos os materiais que irá precisar por um preço bem interessante. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog