Plantas

Saiba como plantar hibisco de forma simples

O hibisco é uma das flores mais cultivadas no Brasil, compondo cercas vivas, jardins e vários projetos paisagísticos. A planta floresce o ano inteiro e gosta de climas quentes e ensolarados, como o do nosso país. Por isso, no artigo de hoje, trazemos dicas ensinando como plantar hibisco.

Além da beleza, o hibisco reúne várias propriedades nutricionais. Assim, é muito utilizado em chás para ajudar a regular a pressão arterial, diminuir o açúcar no sangue, combater infecções e facilitar a perda de peso.

Se você gosta da ideia de tê-lo em casa, saiba que é uma planta de fácil cultivo, que pode ficar em vasos e canteiros. Pensando em ajudar você, listamos alguns procedimentos que mostram como plantar hibisco é simples. Continue nos acompanhando e confira todos a seguir!

Como cuidar da planta hibisco?

O hibisco é um gênero de planta que pertence à família Malvaceae e possui cerca de 300 espécies. Originário de regiões tropicais e subtropicais, precisa de muita luz para sobreviver e pode ficar exposto ao sol pleno.

Na verdade, não tem muito mistério na hora de entender como cuidar da planta hibisco, já que ela se adapta facilmente a vários tipos de solos. O principal cuidado que se deve ter diz respeito à temperatura, que deve ser mantida sempre acima de 7ºC.

Em regiões de clima frio, a planta pode ser cultivada em estufas ou no interior de casas e apartamentos, com temperatura controlada. Apesar de gostar de calor, o hibisco necessita de solos úmidos, sem excesso de água. Para finalizar, basta fazer adubações mensais e uma poda anual.

Como plantar hibisco?

Agora que já aprendemos os cuidados básicos, vamos entender como plantar hibisco. É possível utilizar sementes, mudas ou estacas, que podem ficar em vasos ou diretamente no chão, em terra drenada e adubada.

A primeira etapa é preparar o solo com matéria orgânica, como adubo verde, ou fertilizantes prontos, encontrados em lojas de produtos para casa e jardim. Lembre-se também de molhar a terra — sem encharcá-la — antes do plantio. Logo após, é só escolher o local e começar o cultivo.

Como plantar hibisco em vaso?

Se você quer saber como plantar hibisco em vaso, comece com o preparo da terra, como descrito acima. Uma dica extra é misturar ao substrato um pouco de carvão quebrado para facilitar a drenagem da água.

No caso do plantio por estaquia, insira as mudas ou galhos no vaso definitivo. Se optar pelas sementes, utilize recipientes menores, como copos de café, até que brotem e tenham em torno de cinco folhas. Feito isso, é só transplantar o pé de hibisco para o vaso de sua preferência.

Como plantar hibisco no chão?

Aprender como plantar hibisco no chão também é fácil. A terra pode ser preparada da mesma forma que no plantio em vasos. No caso das mudas e galhos, é recomendado manter espaçamentos entre 1 e 2 m. As covas podem ter até 40 cm de profundidade, dependendo do tamanho do enxerto.

As plantas devem ser regadas suavemente, logo após o plantio. Mantenha o solo sempre úmido, livre de pragas e ervas daninhas. Durante o inverno ou em regiões frias, faça as regas apenas quando a terra estiver ressecada.

Como fazer mudas de hibisco?

Além de aprender como plantar hibisco, sabia que você pode fazer suas próprias mudas? Para isso, você precisará apenas de uma planta já desenvolvida, com galhos maduros e flores.

Mudas com galhos verdes

As mudas podem ser retiradas de galhos verdes ou secos e transplantadas tanto para vasos quanto para o chão. Começaremos explicando como plantar mudas de hibisco com galhos verdes.

Retire um exemplar fino, com aproximadamente 25 cm, e remova todas as folhas. Enterre a muda em um substrato arenoso, umedecido e sem adubos, com uma profundidade de 3 cm.

Utilize sacos plásticos ou vasos, mantendo-os expostos ao sol nas horas mais frescas do dia. Após seis meses, as mudas já podem ser transplantadas para o local definitivo.

Mudas com galhos secos

O procedimento para plantar hibisco por galho seco é semelhante ao anterior. Limpe-o, deixando apenas duas folhas em uma das extremidades. Descasque a base do galho até que apareça uma ponta verde.

Plante o galho no mesmo substrato utilizado para os exemplares verdes, enterrando a parte descascada. Corte uma garrafa PET ao meio, faça furos na tampa e cubra a muda.

Mantenha todo o recipiente em local iluminado, sem incidência de luz direta, com a terra sempre úmida. Após 40 dias, a muda estará pronta para ser transplantada para vasos e canteiros.

Já viu que é fácil aprender como plantar hibisco, não é mesmo? Esperamos que, com essas dicas, suas mudas floresçam e fiquem cada vez mais lindas. Para deixar o jardim sempre bonito e saudável, também é importante utilizar produtos de qualidade, elaborados especialmente para flores e folhagens.

Além de garantir a manutenção do espaço, eles ajudam a evitar pragas, favorecem a fertilização e contribuem para a decoração. São itens como repelentes, adubos, vasos, pratos e acessórios para decoração.

No site da Petz, você encontra esses e muitos outros artigos de jardinagem, com entrega para todo Brasil. Acesse agora e conheça as nossas linhas completas, além de condições de pagamento imperdíveis!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

18 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago