Curiosidades

Como plantar hortelã: passo a passo

Publicado em 27 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

A hortelã está entre as plantas comestíveis mais populares. Por ser ingrediente de tantas receitas e produtos, ela faz parte da vida das pessoas sem precisar de muito esforço. Por isso, que tal aprender como plantar hortelã?

Pé de hortelã no sol.

Se você possui uma horta, vai se interessar em aprender sobre o cultivo de hortelã. A seguir, confira o passo a passo do plantio, além dos benefícios que a planta traz para a saúde e os diferentes tipos.

Benefícios da hortelã para a saúde

A justificativa para o sucesso da hortelã vai muito além da sensação refrescante que ela causa ao ser consumida. Isso porque essa erva possui ação desintoxicante, anti-inflamatória, adstringente, antisséptica e descongestionante. Aprender como plantar hortelã é uma forma de proporcionar saúde e deliciosas receitas.

Os benefícios da planta podem ser provados em casos de algumas doenças, como a enxaqueca. Ainda que esse problema não tenha cura, os sintomas podem ser aliviados com a ingestão do chá de hortelã. Também há quem friccione as folhas in natura na região da testa para efeito calmante.

Em caso de doenças respiratórias, a hortelã em infusão pode ser inalada para auxiliar no processo de expectoração. O poder anti-inflamatório também é indicado no combate contra gripes e resfriados.

Como plantar hortelã em vaso: confira o passo a passo

Plantar hortelã é ter uma erva medicinal sempre à disposição. Por esse motivo, que tal aprender como plantar hortelã em vaso em apenas 4 passos? Primeiro, pegue um vaso com furos no fundo, de 20 cm de altura, com o maior diâmetro disponível. Isso porque, ao crescer, a verdinha se espalha.

Em seguida, faça um filtro natural, cobrindo o fundo com a juta. Depois, com as pedrinhas, coloque mais uma manta de juta. Assim, não haverá acúmulo de água, e a sua planta não apodrecerá.

Adicione o substrato no vaso, nome que damos à terra preparada com nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. Encha-o até a boca. Então, abra um buraco de um centímetro e plante a rama ou a semente.

Mantenha a terra sempre úmida, regando, pelo menos, duas vezes ao dia, mas sempre tomando todos os cuidados para não ela ficar encharcada. Do contrário, a hortelã não resistirá.

Vaso com hortelã e outras plantações.

Outras formas de plantar hortelã

Você também pode aprender como plantar hortelã na terra. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados previamente, como a escolha do local, por exemplo, que não deverá receber luz solar direta por muito tempo.

Assim sendo, o processo de como plantar hortelã em horta é basicamente o mesmo de plantar em vaso, o que vai mudar é o ambiente do cultivo. Portanto, siga o mesmo processo do passo a passo anterior, mas sem utilizar substratos. 

Outra dica é aprender como plantar hortelã na água. Nesse caso, mergulhe as raízes das mudas em um copo com água por um tempo. Assim, quando forem transplantadas para o vaso ou o solo, elas crescerão mais rapidamente, facilitando o desenvolvimento do vegetal. 

Como cultivar e quando colher?

Depois de aprender como plantar hortelã, é válido considerar algumas dicas de cultivos, não é mesmo? A verdinha adequa-se facilmente a temperaturas quentes e mais amenas, podendo ser plantada em qualquer estação do ano — apenas tenha o cuidado de garantir cinco horas de luz ao dia, no mínimo.

A colheita pode ser feita em 20 dias após o cultivo. O segredo para ter folhas mais vistosas é arrancá-las, apenas deixando o ramo principal intacto. A boa notícia é que ela é capaz de produzir durante anos, sem parar!  

Tipos de hortelã

A escolha do tipo de hortelã plantado é outra questão a ser levada em conta na hora de cultivá-la em casa. Cada tipo possui características e funções específicas. A seguir, confira alguns tipos que você pode plantar no seu lar, trazendo saúde e bem-estar.

Hortelã-comum

Como o nome já diz, é o tipo mais encontrado nas hortas caseiras. É aromático e brilhante, com as folhas levemente arredondadas. Também é muito resistente e costuma ter de 30 a 40 cm de altura.

Hortelã-grosso

Ela tem folhas grandes, semelhantes às de boldo, com aroma que se aproxima do orégano. O chá com hortelã grosso ajuda a desestressar, alivia os gases intestinais e auxilia no tratamento de infecções no trato urinário.

Hortelã-japonesa

Também conhecido como hortelã “vick”, esse tipo de erva possui folhas bem pequenas. O nome popular já dá a entender que ela possui grande potencial descongestionante.

Como você pode notar, além de ser saborosa e utilizada como tempero natural para ressaltar o gosto de algumas comidas, a hortelã é uma erva que pode trazer conforto. Então, plantá-la é garantir chás e sucos deliciosos, além de outras receitas incríveis.

Folhas de hortelã em visão superior.

Seguindo o passo a passo de como plantar hortelã, você terá plantinhas cheirosas e especiais em casa. Para o cultivo, não se esqueça de passar na loja da Petz e adquirir os acessórios de plantio. 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog