Plantas

Saiba o passo a passo de como plantar orégano em casa

Publicado em 20 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

O que seria da culinária sem a presença das ervas? Talvez, não teríamos pratos tão aromáticos e saborosos para nos deixarem mais felizes. Cultivar esses temperos em casa é imprescindível. Por isso, já pensou em aprender como plantar orégano?

como plantar oregano

Essa pode ser uma ótima experiência, principalmente se você não tem muita proximidade com a natureza. Continue a leitura para ver que plantar orégano pode ser uma atividade muito fácil e prazerosa. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa erva de gosto tão marcante.

Para que serve o orégano?

Essa erva é muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo, região de onde ela veio. É consumida fresca ou seca. Há quem diga que, quando as folhas estão secas, o aroma e o gosto ficam ainda mais acentuados.

Uma dica válida é adicionar o orégano em pratos cozidos e crus no final da preparação. Porém, não é qualquer receita que pode receber esse toque final. Existem as que combinam e as que não combinam com o gosto marcante do orégano.

O orégano é bem-vindo em pratos como massa com molhos, assados de aves, queijos, saladas de legumes e verduras. Já a carne vermelha não harmoniza com ele.

Descubra os benefícios nutricionais do orégano 

Quando é voltado para a saúde do corpo, o orégano pode ser consumido na forma de chá ou óleo essencial. Dessa forma, a ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória é melhor aproveitada.

Portanto, ao listar os benefícios do orégano para o corpo humano, descobrimos ações diversificadas, entre elas, o poder de adiar o envelhecimento do organismo. Veja outras vantagens do orégano para a nossa saúde.

Reduz inflamação

Além de ser responsável pelo aroma e pelo sabor do orégano, a substância carvacrol atua como anti-inflamatório. Isso faz com que o corpo fique mais forte contra doenças crônicas.

Favorece a redução de peso

O carvacrol ainda age na gordura do organismo. Aliado ao poder anti-inflamatório, auxilia na perda de peso.

como plantar oregano

Combate alguns vírus e bactérias

O carvacrol e o timol diminuem a atividade desses microrganismos. Caso você não saiba, alguns vírus e bactérias são responsáveis por desenvolver gripes e resfriados. 

Combate fungos nas unhas

O orégano também possui propriedades antifúngicas. Ainda assim, nada substitui a ida ao médico para verificar as causas e o tratamento. A erva só vai auxiliar o processo. 

Acalma vias respiratórias e diminui secreções

Isso acontece ao fazer aromaterapia com orégano. Não há nada que incomode mais do que vias respiratórias comprometidas e presença de secreção. Portanto, o tratamento pode ser uma boa experiência.

Como plantar orégano em casa

Existem três formas de plantar o orégano: sementes, divisão de touceiras ou estaquias. Por isso, continue conosco e aprenda como plantar orégano em casa da maneira que você considerar mais atrativa.

O resultado do plantio por meio da semente de orégano pode ser um pouco mais demorado. Pode ser plantada na horta, caso você tenha uma, assim como em sementeiras, vasos ou copinhos. Quanto menor o recipiente, maior a necessidade de transplantar para um local maior quando houver quatro pares de folhas definitivas.

A germinação demora até 14 dias. As sementes para a sua horta podem ser adquiridas em lojas especializadas. Lá, você deve encontrar sementes de diversas marcas, por isso, nossa dica é que se informe sobre a mais confiável.

Se optar por aprender como plantar orégano por estaquias, é importante entender qual é o objetivo desse método. De acordo com especialistas, o plantio por estaquia tem o objetivo de produzir plantas idênticas à planta-mãe, que se desenvolvem mais rápido.

Para isso, corte ramos de 15 cm de comprimento e deixe apenas as folhas mais próximas da ponta do ramo. Mergulhe o ramo na água e aguarde criar raízes. Em seguida, faça o transplante da muda de orégano para o local definitivo, usando o espaçamento de 30 cm entre as plantas.

Qual é o solo ideal para receber o orégano?

Para que o orégano cresça e atinja de 20 a 80 cm de altura, o solo precisa ser fértil e bem drenado, mas nada impede que, em solos mais pobres, ele se desenvolva. O pH deve estar entre 6 e 8, sendo o solo calcário a melhor opção.

Se você souber como cultivar orégano da maneira correta, terá uma ótima colheita. Para isso, no início, o solo precisa estar constantemente úmido. Quando as plantas crescerem, é recomendado espaçar o momento das regas.

Momento da colheita

Essa é a hora mais esperada! O ideal é retirar as folhas quando a planta alcançar 20 cm de altura. Uma dica é incluir as flores na colheita e utilizá-las como condimento.

As folhas são melhor aproveitadas quando estão secas. Para isso, mantenha-as em um local escuro, quente, seco e ventilado para a transformação ser bem-sucedida.

como plantar oregano

Agora que você já sabe como plantar orégano, existem grandes chances de arrasar ainda mais na cozinha! O melhor é que estará utilizando um produto saudável e inteiramente orgânico. Vá até uma das lojas da Petz e adquira tudo que você precisa para concretizar essa nova fase da sua vida.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog