Dicas

Como plantar pitaya? Confira todas as dicas

Publicado em 15 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Além de ser linda, por dentro e por fora, a pitaya tem diversos benefícios para a nossa saúde. Já pensou em ter essa fruta no seu quintal? Pois, saiba que isso é mais fácil do que você pensa. Continue lendo para aprender como plantar pitaya!

fatias de pitaya branca com casca rosa.

Aliás, se você acha que o cultivo de pitaya só é possível para quem tem um espaço com terra em casa, está muito enganado. Afinal, o plantio dessa fruta também pode ser realizado tranquilamente em vaso.

Veja os benefícios e as características

Você sabia que a pitaya é original da América Latina? Isso quer dizer que a plantação se desenvolve superbem nos climas presentes nesse continente, incluindo o Brasil, é claro.

Nesse sentido, já é possível concluir que a plantação da fruta adora receber bastante sol. Isso faz ainda mais sentido ao saber que ela pertence a mesma família das cactáceas e também é conhecida como fruta-do-dragão.

As vantagens para a saúde são muitas. Por meio do consumo da fruta, podemos absorver minerais como fósforo, cálcio e ferro, além das vitaminas B1, B2, B3 e C. Mais um motivo muito interessante para aprender como plantar pitaya, não é mesmo?

Com todas essas vitaminas e minerais, a pitaya pode se tornar uma aliada na redução de peso e colesterol, na prevenção de diabetes e anemia e no aumento da imunidade. Sem contar que ela também é anti-inflamatória e equilibra a pressão arterial.

Como plantar pitaya?

Para entender como plantar pitaya, é preciso aprender como fazer mudas dessa fruta. Para isso, existem duas formas principais que explicaremos com todos os detalhes a seguir. Confira!

Utilizando sementes

Para fazer mudas de pitaya utilizando sementes, basta retirá-las de uma fruta madura e colocá-las diretamente na terra, em um vaso ou em uma jardineira. Não esqueça de lavar as sementes com água para retirar os resquícios da carne da fruta.

Para fazer o preparo da terra, utilize um substrato específico para mudas. Dessa forma, você aumenta as chances de elas crescerem saudáveis. Após inserir as sementes na terra, é preciso saber como cuidar de pitaya para a germinação acontecer com sucesso.

Nesse sentido, deixe o vaso em um local protegido da luz direta do sol, mas que seja abundante em luz natural. No que se trata da frequência de irrigação, lembre-se de que a muda precisa de água todos os dias, mas em pouca quantidade. Ou seja, o solo precisa estar sempre úmido, mas sem excesso de água.

Após esse processo, a germinação deve ocorrer em 8 ou 12 dias, mas ainda é preciso mais tempo para replantar as mudas em um espaço com mais profundidade. Geralmente, é necessário esperar por volta de 5 meses para fazer a mudança.

pitaya branca cortada na metade.

Utilizando estacas

A segunda forma mais recomendada para aprender como plantar pitaya é por meio de estacas. Para isso, você precisa ter acesso a um pé de pitaya que já esteja desenvolvido, na fase adulta.

Escolha uma planta saudável do cacto, que esteja bem rígida e com a cor viva, sem sinais de secura. Prepare um solo drenado e plante a planta apoiada em uma estaca de madeira. No início, a luz recebida precisa ser pouca, e a terra deve estar sempre úmida.

Local ideal para o cultivo

Dê preferência para cultivar a pitaya sempre em ambientes externos. No entanto, caso você não tenha esse tipo de espaço disponível em casa, escolha um local arejado e bastante iluminado, com incidência direta do sol.

Tenha o cuidado de deixar espaço livre acima da planta, pois, ela pode ultrapassar a altura de um metro. No mais, desfrute de uma pequena árvore frutífera muito bonita e que também dá flores. Além disso, os frutos deixam os galhos pesados e voltados para o chão, formando um desenho único.

Como plantar pitaya em vaso

Já explicamos um pouco sobre plantar pitaya em vaso, mas nos aprofundaremos um pouco mais neste tópico. Afinal, muitas pessoas vivem em apartamentos e não possuem um quintal para manter a planta.

Porém, é totalmente possível fazer o cultivo em vasos. O desenvolvimento pode ser tão potente quanto o dos pés de pitaya plantados diretamente na terra. Basta seguir os cuidados recomendados para ter uma linda planta compondo a decoração do ambiente.

Em primeiro lugar, certifique-se de que o solo esteja bem drenado e fertilizado. Para isso, faça sempre a adubação com baixas quantidades de fósforo, ok? Dessa forma, você garante o crescimento saudável da árvore.

Além dos frutos, as folhas ficam pendendo para baixo e são bastante compridas. O vaso precisa ser bem sustentado para não haver acidentes. Portanto, faça o plantio em vasos pesados e profundos.

Cuidados gerais

Para manter a planta saudável e em constante desenvolvimento, entenda como regar pitaya. Como vimos, ela é um tipo de cacto, então é sensível a grandes quantidades de água. Afinal, é capaz de reservar líquido por muito tempo.

Sendo assim, nunca exagere na rega. Lembre-se de que a irrigação diária é aconselhada somente nos primeiros meses da muda e na fase de germinação. Após o crescimento, a planta consegue se manter bem em períodos de seca.

Nesse sentido, a iluminação também é muito importante. Além de garantir que a pitaya receba a luz solar direta, o ideal é que o banho de sol dure entre seis e oito horas todos os dias. Se for possível é indicado evitar o sol do meio-dia para a planta não ficar queimada.

pitaya branca dividida na metade.

Entendeu como plantar pitaya? Comece a cultivar e decore o seu ambiente, além de consumir a fruta como geleias, sucos e doces. No site da Petz, você encontra todas as ferramentas de que precisa e recebe direto na sua casa. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog