Curiosidades

Você sabe como plantar salsa? Entenda o processo e faça sozinho

Publicado em 30 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cada vez mais pessoas têm buscado formas saudáveis de se alimentar. Plantar os próprios temperos em casa é uma das propostas para esse estilo de vida. Aprender como plantar salsa faz parte desse projeto!

como-plantar-salsa

Também conhecida como salsinha, essa hortaliça é usada para dar um sabor todo especial à refeição. Além disso, é impressionante a quantidade de benefícios ao consumi-la bem fresquinha!

Por que plantar salsa em casa?

Antes de explicarmos como plantar salsinha, você já parou para pensar porque essa ideia é tão cativante? Além da hortaliça dar sabor às refeições, ela é uma planta simples de cultivar e rica em nutrientes.

Por isso, quem ainda é iniciante no cuidado das plantas costuma se interessar pelo cultivo da salsa. Além de ser fácil cultivá-la, o custo do plantio é extremamente baixo, o que atrai ainda mais atenção à planta.

Aproveite os benefícios para a saúde

Os benefícios da salsa são impressionantes. Confira alguns nutrientes que essas pequenas folhas trazem para quem as consome.

  • Previne o câncer com o poder antioxidante;
  • Fortalece o organismo com óleos essenciais, vitaminas A e C e flavonoides, ajudando a prevenir as gripes e o envelhecimento precoce;
  • Previne a anemia, já que é rica em ácido fólico e ferro;
  • Combate a retenção de líquidos por ser diurética;
  • Ajuda a controlar a hipertensão e a diabetes;
  • Previne a trombose e o AVC, já que ajuda a evitar a formação de coágulos no sangue;
  • Por conferir melhor sabor ao prato, incentiva a adição de menos sal, beneficiando quem tem hipertensão, problemas no coração e nos rins.

Como plantar salsinha em casa?

Como dissemos, a salsa é uma planta muito fácil de cultivar. A seguir, listamos algumas dicas e materiais para você aprender como plantar salsa com o que tem em casa, investindo em uma boa alimentação.

Materiais

Separe tudo o que você precisa para plantar salsa com o que tem em casa. Para isso, confira a lista de materiais abaixo. Se não tiver algum deles, você os encontra facilmente em lojas especializadas.

  • Semente de salsa;
  • Terra;
  • Areia;
  • Húmus de minhoca;
  • Vaso ou garrafa PET com mais de 50 cm de profundidade (caso o plantio seja direto no chão, esses itens não serão usados).

Plantando a salsa

Antes de ensinarmos como plantar salsa, lá vai uma dica: a hortaliça adora receber o sol diretamente e por várias horas do dia, por isso, escolha um local com essas características para ela crescer forte e saudável. Feito isso, veja passo a passo abaixo.

  • Separe terra, areia e húmus em proporções iguais e suficientes para cobrir o vaso ou qualquer outro recipiente da sua escolha. Depois, misture tudo;
  • Se for plantar salsa em vaso, coloque a mistura nesse recipiente, lembrando de não compactar. Caso contrário, a semente não irá germinar;
  • Faça um furo no meio da terra com um centímetro de profundidade e coloque duas ou três sementes ali;
  • Cubra a terra e deixe-a bem fofinha;
  • Finalize regando a terra.

como-plantar-salsa

Germinação

A germinação demora de 4 a 6 meses para acontecer, mas se as sementes ficarem de molho em água morna por 24 horas, esse processo é acelerado. Lembre-se de manter a água sempre morna.

Como garantir um plantio saudável?

Vale lembrar que o mais indicado é plantar de duas a três gramas de sementes por metro quadrado. Assim que a planta atingir quatro ou cinco centímetros de altura, é importante podá-la, deixando somente as folhas mais bonitas e verdes.

Ambiente

Não sabe onde deixar a salsinha? O mais indicado são os lugares com temperatura entre 10 a 24ºC, já que essa hortaliça adora o calor. Porém, lembre-se que os raios solares em excesso podem machucá-las, como qualquer planta.

Adubação

É possível fazer a adubação química ou natural. Os adubos químicos, conhecidos como NPK, podem ser usados. Caso opte por algo mais natural, é possível usar cascas de frutas, legumes e ovos, lavadas e sem a película interna, assim como borra de café, que irá acidificar um pouco o solo, o que a salsa aprova.

Produção

Aprender a como plantar salsa tem como objetivo final a colheita desse maravilhoso tempero, certo? Isso ocorre quando a hortaliça atinge de 12 a 16 cm de altura.

Para colher a salsa, lembre-se de pegar somente ⅓ das folhas de cada muda. Retire-as inteiras, com talos, escolhendo aquelas mais maduras. Repita esse processo somente depois de 30 dias. Após isso, a colheita deve ser feita arrancando toda a planta.

Irrigação

Por último, não se esqueça de ter um cuidado especial com a irrigação da salsa. Isso porque o solo deve sempre ficar úmido, mas não encharcado. Realize a limpeza das folhas secas, evitando que outras plantas se desenvolvam ou pragas comecem a aparecer, como lagartas e pulgões.

como-plantar-salsa

Pronto para começar o cultivo, agora que você já sabe como plantar salsa? Nas lojas da Petz, é possível encontrar tudo que é preciso para começar esse projeto. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog