Dicas

Como plantar sementes? Aprenda em 4 passos

Publicado em 16 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

Aprender como plantar sementes pode parecer uma tarefa simples. Afinal, tudo o que precisamos é colocá-las na terra e esperar a germinação, não é mesmo? 

plantinhas

Bom, é verdade que as verdinhas não exigem tantas tarefas, mas, com as dicas e as técnicas corretas, você terá mais chance de sucesso! 

Se quiser aprender mais sobre como plantar sementes e como semear, continue lendo! 

Dois métodos, um resultado

Quando vamos plantar sementes, há dois métodos muito utilizados no mundo da jardinagem: o direto e o indireto. Apesar de ambas as técnicas conseguirem o mesmo resultado, devemos ressaltar que há algumas diferenças entre elas. Abaixo, contamos mais detalhes sobre cada uma. 

Semeadura direta

Chamamos de semeadura direta quando plantamos a semente diretamente no local definitivo, onde ela irá crescer, que pode ser um vaso grande ou um pedaço do jardim. Se você não tem planos de mudar a planta depois da germinação, está praticando a semeadura direta. 

Semeadura indireta

Já na semeadura indireta, utilizamos as famosas sementeiras. Estes acessórios se assemelham a pequenos vasos e são utilizados exclusivamente para a germinação das plantas. 

O tamanho reduzido favorece a germinação de muitas espécies, ideal para quem está aprendendo como plantar verduras e temperos, por exemplo. Depois de germinada, é necessário transplantar a verdinha para o local definitivo. 

A escolha da técnica vai depender muito do jardineiro. A semeadura indireta facilita a germinação de muitas espécies, como plantar frutas e afins. Já quando plantamos diretamente no local definitivo, pulamos a etapa do transplante. Então, fique livre para escolher sua técnica preferida! 

1. Escolhendo as sementes

Não podemos esquecer que as sementes também são uma etapa do desenvolvimento das plantas! Isso porque elas podem carregar fraquezas e imperfeições. Por isso, fazer a escolha certa é tão importante. 

De maneira geral, recomendamos que jardineiros iniciantes utilizem sementes compradas e prontas para o cultivo. Estes produtos costumam ter maiores chances de sucesso, como fazer a plantação com sementes selecionadas previamente e prontas para o cultivo, esperando apenas as condições ideais! 

Na Petz, você encontra uma grande variedade de sementes de diferentes espécies, então é só escolher sua planta favorita! 

2. Preparando o solo

Tanto para a semeadura direta quanto indireta, precisamos preparar o solo com cuidado, utilizando uma boa terra vegetal e um adubo de qualidade, como húmus de minhoca ou esterco. Para a maioria das sementes, recomendamos a proporção de ⅔ de terra para ⅓ do adubo. 

pessoa segurando terra

Mas algumas espécies podem precisar de uma composição diferente. Na embalagem das sementes, encontramos as informações sobre o substrato necessário. 

3. Plantando a semente

Chegamos ao momento mais esperado neste guia de como plantar sementes: a hora do plantio! Esta etapa costuma ser simples e sem grandes desafios. Basta fazer um buraco na terra, colocar a sementinha e esperar o desenvolvimento. No entanto, algumas dicas aumentam a chance de sucesso! Confira as recomendações abaixo.

Não exagere na profundidade

A maioria das sementes precisa de uma camada muito fina de terra por cima para se desenvolver. Tudo vai depender da semente escolhida, mas, de forma geral, dois ou três centímetros de terra são mais que o suficiente. 

Coloque mais de uma semente por cova

Quando colocamos duas ou mais sementes por cova, aumentamos a chance de sucesso de nossas plantinhas. Se todas as sementes se desenvolverem, basta separar as mudinhas na hora do transplante. 

Cuide da higiene

Um ponto importante para o desenvolvimento das sementes é a higiene. Recipientes e acessórios podem estar contaminados com bactérias ou fungos, que irão comprometer o desenvolvimento da verdinha. Para evitar problemas, utilize apenas materiais esterilizados. 

4. Tomando os primeiros cuidados

Com as sementes na terra, basta cuidar e esperar que se desenvolvam. Esta etapa é delicada, já que, durante a germinação, as plantinhas precisam de alguns cuidados especiais. 

Aqui, devemos lembrar novamente que tudo depende da espécie escolhida, como plantar semente de fruta e flores, por exemplo. De maneira geral, podemos dar algumas dicas para o período de germinação. 

Mantenha o solo sempre úmido

Durante esta fase, as sementes precisam de uma umidade maior para o desenvolvimento. Cuidado para não encharcar a terra, já que o excesso de água também é prejudicial. 

Regue com um borrifador

Com este acessório, podemos regar de forma delicada e controlada. Por isso, ele é o mais indicado para a germinação de plantas. 

Ofereça iluminação indireta

As sementes precisam de muita luz para se desenvolverem. Entretanto, cuidado com os raios de sol, que podem prejudicar a planta nesta etapa tão delicada. Prefira iluminação indireta. 

Mantenha uma temperatura agradável

Se você já visitou uma estufa, percebeu que esses espaços possuem uma temperatura agradável. Esse calorzinho favorece muito o desenvolvimento das plantas. 

Se estiver em uma estação muito quente, lembre-se de proteger as verdinhas dos raios de sol. Nos dias mais frios, é recomendado simular um efeito estufa, cobrindo os vasinhos com um plástico transparente. 

pá na terra do vaso

Seguindo este guia de como plantar sementes, logo, você terá plantas belas e fortes, prontas para enfeitar sua casa! Se estiver usando uma sementeira, não se esqueça de transplantar a planta para o local definitivo assim que ela estiver forte, com cerca de 10 ou 15 centímetros. 

Este processo deve demorar entre 30 e 50 dias. Lembre-se de, durante o transplante, utilizar acessórios adequados para jardinagem, sempre esterilizados. Se precisar de uma mãozinha para seu jardim, procure a Petz mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog