Plantas

Como plantar temperos em apartamento: veja dicas!

Publicado em 22 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Cultivar nossa própria mini-horta traz muitos benefícios. Além de ser um hobby divertido, ter sua fonte de vegetais em casa é uma vantagem e tanto! Pensando nisso, que tal aprender como plantar temperos em apartamento e sempre ter aquele ingrediente especial à mão?como plantar temperos em apartamento

Quando falamos de alimentos plantados em casa, na maioria das vezes estamos observando os diversos pontos positivos que o cultivo orgânico traz. Ele é livre de agrotóxicos e outros produtos químicos que podem ser nocivos à nossa saúde e ao meio ambiente. Por isso, saber como plantar temperos em apartamento só traz benefícios!

Como começar uma horta no meu apartamento?

Apesar de parecer difícil criar uma mini-horta de temperos em apartamento, esses alimentos geralmente não precisam de muitos cuidados nem de muito espaço. Por isso, para começar, escolha um local adequado reservado para as plantinhas.

Esse local deve dispor de luz solar direta por pelo menos 6 horas diárias e ter espaço suficiente para que as folhas das plantas não cresçam amassadas. A seguir, separamos alguns temperos para plantar em apartamento e algumas dicas de como cultivá-los!

Salsinha

Não dá para pensar nos melhores temperos para plantar em apartamento sem mencionar a salsinha! Muito popular nos pratos brasileiros, essa planta tem um poderoso efeito diurético e é fonte das vitaminas A, C, D e do complexo B, além de ferro e potássio.

Para que a salsinha cresça saudável, ela precisa de um local iluminado, mas que não ultrapasse a marca dos 24ºC. A raiz pode crescer bastante, então escolha um vaso profundo e mantenha cerca de 20 cm de distância entre cada planta.

O solo deve ter bastante matéria orgânica, então a adubação é recomendada. Irrigue diariamente, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Em cerca de 60 a 90 dias, as folhas estarão prontas para colher!

Manjericão

Com cheiro e sabor característicos, o manjericão é muito versátil e fundamental para aprender a como plantar temperos em apartamento. Fonte de potássio, ferro, cálcio e outros diversos nutrientes, suas propriedades medicinais são aproveitadas por civilizações em todo o mundo.

Os principais cuidados no plantio do manjericão estão no local de plantação e irrigação. Essa é uma planta que precisa de muita água, então, para cultivá-la, é preciso mantê-la regada e com o solo úmido. Escolha um vaso com drenagem para evitar o encharcamento.

Além disso, o manjericão não gosta de vento e precisa de luz solar direta. Você pode escolher entre plantar a semente ou a muda, que se desenvolve mais rapidamente. Normalmente, as folhas podem ser colhidas entre 40 e 60 dias.como plantar temperos em apartamento

Alecrim

Nossa querida flor do campo, como diz a cantiga, o alecrim é uma planta com um forte poder relaxante. Com propriedades diuréticas, antioxidantes e antibióticas naturais, seu chá é muito utilizado para diversas finalidades.

O cultivo do alecrim é mais fácil do que o de outras plantas de temperos para apartamento, podendo partir das sementes ou de uma muda. A única exigência que a planta pede é espaço suficiente para poder crescer. Por isso, recomenda-se a distância de pelo menos um metro entre ele e outras plantas.

Não é necessário regar a planta com muita frequência. Quando os galhos começarem a crescer, deixe o solo sempre semi-seco, regando-o uma vez a cada três dias ou de acordo com o necessário na sua região. Depois de cerca de 90 dias, o tempero já poderá ser colhido!

Orégano

Outro tempero que apresenta muita versatilidade, o orégano é utilizado como um gostinho extra na dieta das pessoas do mundo todo! Apesar de sua versão desidratada ser a mais popular, o orégano fresco também pode ser vastamente utilizado e é fonte de diversas vitaminas e minerais.

Se quiser começar a plantar temperos em apartamento, o orégano é uma ótima opção. Podendo vingar até em solos pobres, é uma planta que não precisa de muitos cuidados. Escolha um solo bem drenado e regue-o de maneira a mantê-lo sempre úmido.

Quando a planta chegar a 20 centímetros, a colheita de suas folhas já pode ser feita! Mas lembre-se que a planta pode alcançar os 80 cm de altura, então plante-a em um local onde ela terá espaço para crescer e continuar folheando.como plantar temperos em apartamento

Gostou dessas dicas de como plantar temperos em apartamento? Então aproveite e explore os outros conteúdos de jardinagem que disponibilizamos aqui, no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog