Cyclamen: saiba como cuidar dessa charmosa plantinha

Postado por PETZ, em 30/03/2019

Dicas
Cyclamen: saiba como cuidar dessa charmosa plantinha

Bonita, colorida, com lindas flores e uma bela folhagem, a cyclamen atrai os olhares de todos. Por isso, não é de se estranhar que muita gente deseje ter essa plantinha em casa para decorar o ambiente e encantar as visitas.

Se você sempre desejou ter um exemplar, mas não sabe como cuidar de uma, não se preocupe! Separamos algumas dicas infalíveis para manter sua plantinha encantadora e saudável por mais tempo.

Origem da Cyclamen

Cyclamen, ciclame, ciclame-da-pérsia… Muito popular, ela parece ganhar apelidos por onde passa. Na verdade, trata-se de um gênero que compreende diferentes espécies de plantas. As mais conhecidas são a Cyclamen Graecum e a Cyclamen Persicum. Mas, por serem muito parecidas, precisam exatamente dos mesmos cuidados.

Acredita-se que essas espécies sejam originárias da Grécia. Graças a sua beleza e versatilidade, elas foram exportadas para todo o mundo, e hoje é facilmente encontrada em quase todos os continentes!

Atualmente, ela pode ser encontrada em muitas lojas especializadas, como a seção de jardinagem da Petz.

Principais características

É uma planta baixa e rasteira, atingindo cerca de 20 cm de altura, e se espalha em pequenas moitas. Trata-se de uma planta delicada, que se dá melhor em vasos do que em jardins abertos, sendo muito indicada para interiores.

Sua floração ocorre no inverno, entre março e outubro. No entanto, é uma planta perene, isto é: com os cuidados adequados, poderá encantar sua casa por muitos anos. Para os tutores de pets é necessário cuidado! A cyclamen pode ser tóxica, e não deve ser ingerida por cachorros ou gatos.

Cyclamen: um convite à introspecção

Devido sua beleza e delicadeza, ela é muito associada à paz interior e à reflexão. Sendo assim, se você se pergunta, sobre a cyclamen, “para que serve?”, saiba que ela é ideal para locais dedicados à concentração e relaxamento, como escritórios, bibliotecas, sacadas ou salas de estar.

Por suas características introspectivas, é muito usada como presente para pessoas que passam por momentos difíceis, especialmente o luto. Geralmente, estimula a se admirar o lado bom da vida, atraindo energias positivas.

Como cuidar de cyclamen

Além de encantadora, é uma planta de fácil trato. Com todos os cuidados da cyclamen em dia, belas flores brotarão durante todo o inverno. Sua folhagem ornamental também é muito charmosa, e vai garantir um toque extra na decoração de sua casa.

Iluminação

Trata-se de uma planta de meia sombra, que prefere ambientes mais frescos. Por isso, é ideal para sacadas e janelas, contanto que não receba luz direta. A recomendação é deixar o vaso de cyclamen à meia sombra, com uma iluminação difusa e em um ambiente ventilado.

Rega

Deve-se regar em abundância, porém sem encharcar, deixando a terra úmida e sem excesso no pratinho. Durante as épocas mais frias, recomenda-se regar duas vezes por semana. Já nos dias mais quentes, a rega pode ser feita uma vez a cada dois dias.

Na dúvida, é melhor pecar pela falta de água que pelo excesso, visto que muita umidade pode matar a planta. A rega deve acontecer cedo, durante a manhã, ou após o pôr do sol, e nunca durante a hora mais quente do dia. Isso pode queimar a planta.

Uma dica importante: na hora de regar, molhe apenas o substrato, e evite água nas folhas e flores. Assim, sua planta ficará segura de fungos e parasitas!

Substrato

Geralmente, já são comercializados com o substrato correto, rico em matéria orgânica e com um bom sistema de drenagem para que não acumule água. Se for preparar o substrato, misture terra, adubo e casca de pinus. Para adubar, é recomendado utilizar fertilizantes preparados por profissionais, como o NPK 4-14-8.

E aí, tirou suas dúvidas sobre a cyclamen e como cuidar dessa planta? Aproveite para saber mais informações sobre o fabuloso mundo da jardinagem aqui, no blog da Petz. Acompanhe nossas publicações!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *