Categories: Plantas

Dicas de como fazer berçário de suculenta!

As plantas pequeninas tornaram-se muito queridas por causa da praticidade com os cuidados. Mesmo um jardineiro iniciante consegue obter êxito no cultivo. Então, aprenda como fazer berçário de suculenta para renovar seu jardim!

Essa planta é bastante versátil. Ela pode ser cultivada facilmente em vasos, floreiras e garrafas PET. As mudinhas são feitas a partir das folhas. Além de enfeitar a sua casa, saber como fazer berçário de suculenta pode gerar uma renda extra.

O que é um berçário de plantas?

Berçário ou viveiro de plantas é um local onde você pode germinar e desenvolver as mudas que escolher cultivar até elas atingirem o tamanho ideal para o transplante.

O berçário de suculenta pode ser um vaso, uma caixa de ovos, uma garrafa PET ou uma miniestufa, comprada facilmente pela internet ou feita de forma caseira, com isopor.

Berçário para suculenta

Para fazer o berçário de suculentas da folha até a muda, não é preciso muito material. Você vai precisar de:

  • terra orgânica ou substrato para suculenta;
  • vermiculita;
  • um vaso pequeno ou uma caixa de ovos.

Então, como fazer berçário de suculenta? Basta misturar uma proporção de 20% de vermiculita e 80% de terra no vaso. A substância é usada para arear e impedir a terra de compactar. Assim, as raízes penetram facilmente.

Depois, acrescente uma quantidade da terra para suculenta suficiente para cobrir todo o recipiente do berçário. Agora, é só colocar uma folha da espécie que você quer reproduzir sobre a terra.

Viu como fazer berçário de suculenta é fácil? Para a folhinha enraizar e produzir uma nova suculenta, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente, relação às regas.

Rega do berçário de suculenta

Para a muda crescer saudável no berçário de suculentas na caixa de ovo ou no vaso, o segredo está nas regas do substrato. Se ele ficar seco ou molhado demais, ela vai morrer. Para evitar que isso ocorra, primeiro, conheça a espécie da suculenta. Existem aquelas que precisam de mais água que outras.

Uma forma de verificar se o substrato está muito seco ou úmido é colocar o dedo sobre a terra e fazer uma leve pressão. Se ele sair limpo, indica que o berçário está seco demais. Se sair sujo, ainda possui umidade. Só regue a muda se seu dedo sair limpo.

Por outro lado, se essa muda precisar de mais água que o normal, é provável que a folha entorte e fique com a raiz para cima do substrato, para absorver melhor a umidade do ar. Nesse caso, enterre as raízes e regue com mais frequência.

Luminosidade para o berçário de suculenta

O berçário de suculentas pode tomar sol, mas sem exagero. O ideal é deixá-lo no sol da manhã até 10h ou no final da tarde, a partir de 16h.

Caso a planta prefira ficar em meia-sombra, mas receba sol em excesso, você pode notar a folha amarelada ou com pequenas manchas cinzas, que formam um buraco com o passar do tempo. Se isso acontecer, retire a muda do sol imediatamente e coloque-a em um local coberto.

Tempo para a muda brotar

Demora de 20 a 30 dias para as raízes da muda de suculenta começarem a aparecer. Depois, uma nova brotação surge em torno de 20 a 30 dias, sem indicar que é hora do transplante.

O transplante da planta só deve ser feito quando a muda já apresenta as características da planta-mãe em miniatura. Esse processo demora de três a cinco meses para acontecer.

Transplante para o recipiente definitivo

Ao realizar o transplante, certifique-se de que a raiz seja retirada do substrato com um torrão de terra. Outra dica importante é não arrancar a folha-mãe do broto. Ela vai cair quando for a hora certa.

O novo recipiente deve conter o substrato do berçário. Para retirar a muda do viveiro, passe uma faca delicadamente ao redor e puxe bem devagar. Ela se solta facilmente com o torrão na raiz.

Depois, é só colocá-la no vaso novo. Preencha-o com o substrato, faça uma cova com a mão, com tamanho suficiente para a raiz ficar livre, coloque a muda e faça uma leve compressão na terra ao redor. Regue sempre que for necessário.

Você aprendeu como fazer berçário de suculenta! Para encontrar tudo que precisa para colocar esse projeto em prática, visite a loja da Petz, com tudo para jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

19 horas ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

19 horas ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

21 horas ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

2 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

3 dias ago

Como saber que o gato foi envenenado: confira os sintomas!

Mesmo com todo cuidado com os bichanos, acidentes acontecem, principalmente porque são animais bastante danados,…

4 dias ago