Plantas

Diferença entre adubo e fertilizante: descubra aqui!

Publicado em 06 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quando o assunto é cultivo de plantas, o uso de produtos que auxiliam o crescimento e a saúde das plantinhas é recomendado tanto por jardineiros experientes quanto iniciantes. No entanto, ao ler sobre o tema, uma dúvida vem à tona: qual é a diferença entre adubo e fertilizante?

Mãos segurando terra para plantas.

Preparamos um artigo explicando a função do fertilizante e do adubo, além de trazer dicas e curiosidades a respeito de cada um desses produtos. Assim, você pode ter uma horta com verdinhas sempre saudáveis e lindas. 

O que é fertilizante?

Não sabe o que é fertilizante? O composto é uma substância inorgânica, aplicada no solo ou nos tecidos vegetais para ajudar a fixar nutrientes essenciais, como carbono, hidrogênio e oxigênio. Além disso, o produto conserva a planta por mais tempo e melhora a produção na agricultura.

Os nutrientes podem ser divididos em macro e micro. O primeiro possui carbono e oxigênio, geralmente utilizado para quem tem muitas plantas. O segundo possui zinco, fósforo, ferro e cobre, indicado para menos plantas.

Esses fertilizantes podem ser utilizados diretamente no solo ou por irrigação e pulverização. Além disso, podem ser orgânicos, de origem natural, ou até inorgânicos, em que a extração é obtida a partir de minerais ou refinos do petróleo.

O que é adubo?

Não sabe o que é adubo? O composto é um alimento feito para o solo. É a compostagem natural, feita com produtos de origem vegetal ou animal. Por esse motivo, é ideal para quem deseja plantar de forma sustentável. Há diferentes tipos de adubo para finalidades diversas. 

NPK 

NPK é um tipo de adubo que ajuda a planta a crescer rapidamente, pois possui nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) na composição. O primeiro é responsável pelo crescimento e pelo fortalecimento de caules, folhas e raízes. O segundo é responsável pela formação de fotossíntese. O terceiro garante o fortalecimento dos tecidos vegetais. 

Existem diversas opções de adubo NPK no mercado, entre eles, o granulado e o líquido. Além disso, há outros tipos de adubo. Cada um atende a diferentes tipos de plantas. O NPK 4-14-8 e 08-09-09 é ideal para  manter as suculentas verdes e fortes. 

Húmus de minhoca

As minhocas são essenciais para a drenagem e a qualidade de vida das plantas. No entanto, não é fácil de encontrar, principalmente em regiões urbanas. 

Bandeja verde com terra e uma pá vermelha.

Nesse caso, optar pelo húmus de minhoca é uma excelente escolha. Isso porque, além de ser versátil e natural, o composto pode ser aplicado em todo tipo de planta, sendo ideal para os iniciantes em jardinagem.

Esterco 

Outro composto versátil é o esterco. Fácil de encontrar, é só misturar esse adubo com terra que as plantinhas aproveitam todos os nutrientes e benefícios que só os fertilizantes orgânicos podem oferecer.

Farinha de ossos

Rica em fósforo e cálcio, a farinha de ossos é excelente para regularizar o pH da terra. Diferentes tipos de plantas usufruem dos benefícios que esse composto traz. No entanto, o processo de fortalecimento e saúde das plantas pode demorar um pouco mais, quando comparado com outros adubos. 

Qual é a diferença entre o adubo e o fertilizante?

Depois de conhecer um pouco sobre esses produtos essenciais para o cuidado e o bem-estar das plantinhas, é hora de descobrir a diferença entre adubo e fertilizante. Derivado de matéria orgânica, o adubo é um composto natural que auxilia na nutrição do solo. Já o fertilizante nutre a parte visível da planta. 

Sendo assim, ambos oferecem propriedades parecidas, mas agem de modo diferente: o adubo age no solo e o fertilizante age na superfície da planta. Essa é a diferença entre adubo e fertilizante. 

Ambos podem ser utilizados nas plantinhas. No entanto, é importante estar atento às orientações da embalagem, já que o excesso de nutrientes prejudica e pode até matá-las. 

Ao seguir as orientações de acordo com o tipo de plantinha, você garante que ela germine, produza folhas, sementes e até frutos, deixando o seu lar e seu jardim mais bonito e esverdeado.

Qual é a diferença entre fertilizante e agrotóxico?

Sabendo a diferença entre adubo e fertilizante, pode surgir a dúvida se o fertilizante e o agrotóxico são sinônimos. Na verdade, apesar de ser uma substância inorgânica, o fertilizante tem a função de estimular a superfície e o solo da planta.

O agrotóxico protege as plantas de possíveis pragas, fungos e insetos que podem prejudicar a colheita. Além disso, é bastante usado na produção agrícola, enquanto o fertilizante pode ser usado tanto em lares quanto em grandes campos. 

Na Petz, você encontra tudo em jardinagem! 

Duas mulheres preparando a terra para plantar.

Independentemente do que você escolheu plantar, na Petz, encontra acessórios que facilitam o cultivo e tornam esse momento ainda mais incrível. Depois de descobrir a diferença entre adubo e fertilizante, que tal fortalecer a sua horta com esses supernutrientes? Acesse nosso catálogo!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog