Frutas da primavera: aprenda como cultivá-las em casa

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 21, 2021

Plantas
Frutas da primavera: aprenda como cultivá-las em casa
Tempo de leitura: 4 minutos

A estação mais florida do ano também oferece alimentos naturais deliciosos, possibilitando combinar uma dieta leve e nutritiva com o clima ameno dessa época. Inclusive, as frutas da primavera são uma ótima opção para uma alimentação equilibrada e muito saborosa.  

ameixa

A boa notícia é que muitas das frutas da primavera podem ser cultivadas em casa! Afinal, nada melhor do que poder ingerir um alimento fresquinho, não é mesmo? Para ajudar você a ter essas maravilhas no seu quintal ou no seu jardim, o blog Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira a seguir.

As principais frutas da primavera

A estação que mais nos faz lembrar de frutas é o verão, pois as altas temperaturas combinam com o frescor oferecido por esses alimentos. Porém, saiba que as demais estações do ano também oferecem opções maravilhosas e que não podem faltar na sua fruteira.

 

Pensando nisso, você sabe quais são as frutas da primavera e quais delas podem ser cultivadas em casa? Confira a listinha que separamos com algumas das opções oferecidas pela estação das flores! 

Ameixa

A ameixa é uma das opções de frutas da primavera no Brasil. Fonte de vitaminas e minerais indispensáveis para nos mantermos saudáveis, como as do complexo B, ela é um poderoso antioxidante para o nosso organismo. Além disso, é uma grande aliada para a saúde dos sistemas digestivo e neurológico.

Muito saborosa, essa pequena fruta é estrela de receitas incríveis, além de poder ser consumida como um lanche da tarde, já que oferece sensação de saciedade rapidamente. Sabe qual é a melhor notícia? Ela pode ser cultivada em um vasinho de plantas e mantida no seu jardim! 

Para isso, basta envolver a raiz de uma mudinha com um pano úmido e deixá-la assim por alguns dias, até o início do plantio. Após esse período, prepare um vaso com uma camada fina de cascalho e terra de envasamento. Atenção: é importante que a terra não tenha sido adubada ou fertilizada recentemente. 

Retire o pano úmido da muda, separe gentilmente os fios mais jovens da raiz e empurre-os profundamente na terra. Agora, é só manter uma frequência constante de rega para as frutas se desenvolverem bonitas. 

Abacaxi pérola

Entre as frutas da estação, também temos o abacaxi pérola. Docinho, ele é perfeito para ser consumido puro ou em receitas refrescantes, como sucos, bolos e afins. Fonte de vitamina A, B e C, além de fósforo, sódio, cálcio e ferro, esse alimento é um grande aliado para a nossa saúde, especialmente no aumento da imunidade. 

Com essa fruta da primavera, você pode preparar a sua saúde para as estações seguintes, que costumam afetar o sistema imunológico por serem mais frias. Então, que tal plantar o abacaxi em casa e ter essa fruta sempre à mão? 

Para isso, é muito simples: retire a coroa de um abacaxi e deixe-a secar por uma semana. Depois, coloque-a em um recipiente com água e espere as raízes crescerem. Com isso, passe-as para um vaso de, aproximadamente, 15 centímetros, e cubra-as com terra e 30% de adubo. 

Pronto! Você já tem o seu pezinho de abacaxi. Agora, é só manter o vaso em um ambiente quente (acima de 18ºC) e regá-lo com frequência. Você pode deixá-lo ao sol por alguns dias, mas o ideal é posicioná-lo em um local com incidência de luz indireta. 

Abacate

O abacate é outro grande aliado à saúde, presente na lista de frutas da primavera. Poderoso antioxidante, ele conta com vitaminas e minerais que protegem, principalmente, os olhos. Além disso, ele possui ácido graxo monoinsaturado oleico, que contribui para a sensação de saciedade. 

abacate aberto

Já pensou poder fazer guacamole ou vitamina com o abacate do seu jardim? Sim, é possível cultivá-lo em um vaso. O processo de plantio é bem semelhante ao do abacaxi: é preciso deixar o caroço na água até ele desenvolver raízes. Para isso, espete alguns palitos ao redor dele, impedindo-o de afundar no líquido. 

Com a raiz desenvolvida, plante-o em um vaso grande e mantenha parte do caroço fora da terra. É importante contar com uma manta para proporcionar uma boa drenagem da água. Além disso, a terra deve ser rica em matéria orgânica.

Tangerina

A tangerina é outra fruta muito fácil de encontrar na primavera. Ela é rica em água, vitamina C e minerais, como fósforo, cálcio e magnésio. Além de ajudar na reposição de líquidos, ela é muito utilizada para solucionar a prisão de ventre e aumentar a imunidade.

Para tê-la em casa, utilize pedras para forrar um vaso com furos no fundo, impossibilitando o acúmulo de água. Em seguida, coloque a terra adubada e enterre as sementes. Atenção: elas precisam ser lavadas, sem a película que as envolvem, e plantadas com as pontas para cima.

Para ter um bom resultado, escolha um local ensolarado para o vaso e faça a poda dos botões que vão brotando ao longo do caule, além de retirar galhos mortos e quebrados. Por fim, não deixe de regar, mas tenha cautela com o volume de água.

Aproveite os alimentos da primavera em seu jardim  

Então, que tal aproveitar essa época do ano para plantar fruta, verdura e legumes da estação primavera? Para mais conteúdos como este, confira as nossas outras publicações! 

tangerina
No blog Petz, além das frutas da primavera, você encontra vários alimentos que podem ser cultivados no seu jardim, em todas as épocas do ano. Para auxiliar no plantio, confira os equipamentos próprios para jardinagem na nossa loja. Aguardamos por você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *