Frutas do inverno: veja quais são os alimentos típicos da estação

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 27, 2021

Plantas
Frutas do inverno: veja quais são os alimentos típicos da estação
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe quais são as frutas do inverno? Neste conteúdo, vamos apresentá-las a você. Já adiantamos: todas são deliciosas e oferecem diversos benefícios à nossa saúde.

morangos na tigela

Afinal, qualquer dieta que se preze deve incluir frutas. Elas são fontes de vitaminas e nutrientes superimportantes para nós, além de aumentarem nossa imunidade e serem saborosas. Quer coisa melhor? Então, confira quais são as frutas do inverno.

Frutas típicas do inverno

Em cada estação do ano, algumas frutas desenvolvem-se melhor e crescem em grande quantidade. Por isso, costumamos dizer que essa é “a época” delas. Dessa forma, é mais fácil encontrá-las na feira, no mercado, etc. Descubra quais são as frutas do inverno, ou seja, aquelas que se dão melhor entre os meses de junho a agosto!

Morango

Este queridinho dos lares brasileiros é uma das frutas de inverno. Ele se dá melhor com temperaturas mais frias e começa a aparecer entre julho e agosto. O morango é rico em vitaminas A e C.

Há várias formas de consumir o morango. Ele pode ser colocado em bolos, adicionado a vitaminas, usado para preparar sucos, fazer sorvetes e outras sobremesas ou consumido puro.

Abacate 

O abacate é uma fruta do inverno que está cada vez mais presente nas dietas preparadas por nutricionistas. Ele tem muitas gorduras consideradas boas para nosso organismo, controlando o colesterol e o açúcar. 

É possível consumir o abacate em vitaminas, pratos salgados, doces deliciosos e muito mais. Você já experimentou o famoso guacamole, típico do México?

Caju

Esta fruta nordestina é melhor aproveitada durante as épocas mais frias do ano. Sucos, doces e caldas de caju podem ser preparados entre os meses de junho, julho e agosto. Ele é fonte de cálcio, ferro, magnésio e outros nutrientes importantes!

Figo

Nem tão popular, é difícil encontrar o figo até na melhor época dele. Porém, não desista. Afinal, ele contém todas as vitaminas do complexo B. Durante o inverno, você pode consumi-lo sozinho ou colocá-lo em saladas, geleias, tortas e muito mais!

Kiwi

A fruta que tem a casca totalmente diferenciada não é natural do Brasil. O kiwi é chinês, mas é cultivado no nosso país e colhido com melhor resultado no inverno. Nos meses mais frios, ele fica mais evidente nas feiras.

kiwi cortado ao meio

O kiwi é uma fruta cítrica, rica em vitamina C, A e cálcio. Você pode consumi-lo sozinho ou fazer sucos, vitaminas e molhos com um toque azedinho! A graça está em se divertir na cozinha com essa fruta muito versátil.

Uva 

A uva é uma das frutas típicas do inverno mais conhecidas. Ela ganha destaque nos períodos frios. Essa fruta tem oxidantes naturais, com várias funções importantes para o nosso organismo.

A uva também é bem versátil, sendo consumida pura, em sucos, vitaminas, doces e muito mais. Sem falar na diversidade de tipos: verde, roxa, sem caroço, com caroço, etc. Escolha a forma que mais lhe agrada e aproveite!

Maracujá

Vai um suquinho de maracujá aí? Pode não parecer, mas essa fruta é típica do inverno. Durante as outras épocas, ela também aparece, mas a estação mais fria do ano é o auge dela.

Você pode preparar doces, sucos e caldas com o maracujá para aproveitar as vitaminas A, B e C. Também há vários cosméticos produzidos a partir dele.

Mexerica

Outra fruta que parece estar presente todo o ano é a mexerica (bergamota ou tangerina, como você preferir). Ela é mais uma das frutas do inverno que podem ser consumidas naturalmente, em forma de suco ou como ingrediente na salada. 

Goiaba

A goiaba surpreende com o potencial de vitamina C. Ela não tem tanta fama assim nesse quesito, mas concentra mais esse nutriente do que a laranja, por exemplo. 

É possível fazer sucos, vitaminas, sorvetes e muito mais com a goiaba. Aproveite o inverno para abusar dessa fruta deliciosa. É só escolher a espécie que mais te agrada e consumir à vontade.

Caqui

Muitas vezes confundido visualmente com o tomate, o caqui é uma das frutas do inverno. Ele não é tão popular, mas merece destaque durante a época fria por ser rico em vitaminas A e C e fortalecer o sistema imunológico.

caquis na tigela

E aí, gostou de conhecer as frutas do inverno? Já escolheu qual vai consumir na época mais fria do ano? Prepare um delicioso fondue e aproveite algumas delas. Também continue acompanhando os conteúdos do blog da Petz para descobrir mais comidinhas típicas de outras épocas do ano!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *