Plantas

Frutas do inverno: conheça as frutas típicas da estação

Publicado em 27 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você sabe quais são as frutas do inverno? Os alimentos típicos dessa estação do ano são saborosos e podem ser um incremento para a sua horta. As opções são nutritivas e ricas em vitaminas, oferecendo diversos benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico e equilíbrio do sistema digestivo.

Por isso, qualquer dieta deve incluir frutas. Neste conteúdo, apresentamos algumas das frutas típicas do inverno. Também oferecemos dicas de cultivo para plantá-las em casa e ter um cardápio mais saudável no dia a dia. Ficou interessado? Então, continue a leitura para descobrir mais!

como plantar morango em garrafas pet

Quais são as frutas do inverno?

Em cada estação do ano, algumas frutas se desenvolvem mais, crescem em grandes quantidades, absorvem melhor os nutrientes do solo e são mais saborosas.

Por isso, costumamos dizer que essa é a “época delas”, quando são encontradas nos mercados e nas feiras em abundância, por preços mais atrativos.

Por ser a estação mais fria, é possível até pensar que a lista das frutas que dão no inverno não é muito grande. Porém, não é bem assim. A seguir, descubra quais são as frutas do inverno e saiba como cultivá-las em casa para ter uma safra saborosa à sua disposição nos meses de junho a agosto!

Morango

Este alimento queridinho nos lares brasileiros está entre as frutas do inverno mais populares. Ele se dá melhor com temperaturas mais frias e começa a brotar nas plantações entre julho e agosto.

O morango é rico em vitaminas A e C. Ele pode ser consumido tanto in natura quanto em preparações, como vitaminas, sucos, doces, bolos e outras sobremesas. Para plantar essa fruta em casa, você pode utilizar a parte da casca que contém as sementes. É recomendado utilizar morangos orgânicos, viu?

Basta colocar as lasquinhas de morango em um vaso cheio de terra enriquecida com húmus de minhoca. Em seguida, borrife água até o solo ficar úmido e repita esse passo todo dia. Em pouco tempo, você vai ter frutos fresquinhos para consumir em casa.

Goiaba

A goiaba é uma fruta riquíssima em vitamina C. Apesar de não ser tão famosa por essa característica quanto as frutas cítricas, a verdade é que ela conta com concentrações mais altas desse nutriente do que a laranja, por exemplo. Ela também possui boas dosagens de fibras e vitamina A.

periquito pode comer goiaba 3

Perfeita para fazer sucos, vitaminas e sorvetes, a goiaba é docinha e deliciosa para o consumo in natura. O melhor é que não é tão difícil cultivá-la em casa. Você pode retirar as sementes de uma fruta madura e utilizá-las para plantar um pé de goiabeira.

Para isso, encha um vaso com uma camada de solo poroso enriquecido com calcário e matéria orgânica. Depois, faça buracos na terra e posicione as sementes. Em seguida, cubra com um pouco mais de terra. A goiaba precisa de regas diárias e meia-sombra para se desenvolver.

Abacate

O abacate está entre as frutas do inverno cada vez mais populares nas dietas. Rico em gorduras boas, ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. No Brasil, essa opção é muito consumida na forma doce. Contudo, vale experimentar receitas salgadas, como o guacamole mexicano.

Se você se pergunta o que plantar no inverno, aposte no abacate sem medo e tenha a fruta fresquinha no quintal de casa. O primeiro passo é tirar o caroço de um fruto maduro e espetar três palitos nele. Submerja-o em um copo de água parcialmente para dar início à germinação.

Em seguida, deixe o copo descansar perto de uma janela até o broto surgir, o que deve levar entre duas e quatro semanas. Quando atingir cerca de 15 cm de altura, leve a muda para um vaso com terra. Com o tempo, os primeiros frutos de abacate vão aparecer.

Tangerina

Entre as frutas do inverno, a tangerina (conhecida como bergamota ou mexerica) está no topo do ranking das mais amadas pelos brasileiros. Ela está presente durante todo o ano. Porém, as safras atingem o ápice de sabor e nutrição na estação mais fria do ano.

A tangerina é rica em substâncias antioxidantes, além de melhorar a absorção de ferro pelo organismo e conter fibras que regulam o trânsito intestinal. Por isso, ter um pé de mexerica em casa é uma ótima ideia para consumi-la fresquinha!

Confira o passo a passo de como plantá-la: retire as sementes de uma tangerina e deixe-as secando ao sol. Em seguida, plante a muda em um vaso com terra adubada, com uma profundidade de 2 dedos. Cubra com um pouquinho de terra e espere. Entre 10 e 15 dias, o pé deve começar a germinar.

cachorro pode comer tangerina 1

Gostou de descobrir mais sobre as frutas do inverno? Além dos exemplos acima, outras opções abundantes nessa estação do ano são: maçã, banana, caju, kiwi, maracujá e uva. Acesse o site da Petz e encontre todos os materiais necessários para iniciar o cultivo e saborear alimentos frescos e deliciosos nos meses mais frios. Conheça!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog