Dicas

Frutas do verão: quais são e como cultivá-las em casa?

Publicado em 23 de abril de 2022

Tempo de leitura: 7min

Com a chegada do calor, é importante nos mantermos hidratados e saudáveis. Uma das melhores formas de fazer isso é com uma alimentação balanceada, o que inclui as frutas do verão. Elas nos permitem aproveitar as mudanças de estação do ano, mas com a saúde em dia.

abacaxi

Por isso, preparamos uma lista de frutas da estação e dicas de como cultivá-las para você aproveitar o verão ao máximo, direto da sua horta. Dessa forma, você planta os frutos em casa, livre de agrotóxicos, contando com alimentos mais nutritivos na sua mesa.

Benefícios das frutas da estação

As épocas do ano influenciam muito a qualidade dos alimentos, principalmente das frutas. Os frutos de cada estação ficam mais saborosos durante os respectivos meses. Afinal, nesse período, as plantas adquirem tudo o que precisam para crescerem saudáveis.

Como cultivar

O importante é estar alerta quanto à quantidade de água no solo: a terra precisa estar úmida, mas nunca encharcada. Para ter controle do volume de líquido, utilize um borrifador. Isso garante que as frutas de cada estação se desenvolvam com todos os nutrientes próprios para o consumo.

A seguir, confira quais são as frutas do verão e o que cada uma necessita para se desenvolver bem. Também fique por dentro dos tipos de nutrientes provenientes dessas maravilhas da natureza.

Abacate

O abacate é rico em potássio e muitos outros nutrientes, tornando-se um alimento completo. Ele reduz o colesterol e pode servir de ornamentação por possuir folhas largas e vistosas.

Para plantar o abacateiro em um vaso, tire, limpe e espete o caroço do abacate com palitos, que servem de suporte para mantê-lo na superfície. Após duas semanas, surgem as raízes. Caule e folhas também brotam,  avisando que é hora de colocá-lo na terra. 

O caroço deve ficar totalmente submerso na terra, sempre úmida. Observe a cor das folhas para saber se a planta precisa de água. Se estiverem amareladas, é sinal de que você precisa regá-las mais vezes.

Dois anos após o plantio, você já poderá fazer a primeira colheita de abacate! Lembre-se de retirar a fruta do pé quando ela estiver madura. Muito fácil, não é mesmo?

Abacaxi

Para plantar seu próprio abacaxi, o processo é muito simples. Primeiro, separe a coroa do resto da fruta, cortando-a 2,5 cm antes do começo. 

Com a coroa em mãos, prepare um recipiente com um pouco de água, de forma que apenas o miolo a toque. Aguarde o aparecimento de pequenos ramos. Assim que eles surgirem, misture terra, adubo orgânico e areia, plantando a coroa de fora para crescer e criar flor.

abacate aberto ao meio

Para ter frutos grandes, é necessário plantar o abacaxi em um espaço de 2 m². Ainda assim, é possível realizar o plantio em vasos, de onde pequenos abacaxis nascem!

Acerola

Com um dos maiores teores de vitamina C entre as frutas, a acerola compensa o pequeno tamanho com um valor nutricional poderoso. Isso a torna uma das mais queridinhas do verão no Brasil!

Para ter uma aceroleira em casa, é preciso assegurar-se de que a temperatura média do local seja em torno de 26 ºC. A muda deve ser plantada em solo areno-argiloso, bem drenado e com uma leve umidade constante. Também pode ser plantada em vaso, contanto que o recipiente seja fundo.

A aceroleira exige adubação, mas o uso de adubo orgânico já é o suficiente para fazer a árvore vingar. Espera-se que, em oito meses, os frutos já comecem a aparecer e, a partir daí, não parem mais!

Ameixa

A ameixa é uma enorme fonte de fibras, potássio e vitaminas. Fácil de cuidar, é uma das frutas do verão no Brasil ideal para o jardim de casa. Para realizar o plantio correto, recomenda-se o uso de mudas, mas também é possível usar sementes. 

Para isso, com cuidado, quebre a casca rígida do caroço que a fruta possui, revelando o grão. Envolva a semente em um pano úmido e deixe-a em repouso até que o processo de germinação se inicie, o que pode levar vários dias. Sempre se certifique de que o pano está úmido.

Quando perceber que a germinação iniciou, plante a semente de forma rasa em um vaso fundo com drenagem. O solo da ameixeira deve estar sempre úmido. Fique atento ao crescimento de sua plantinha: talvez ela exija um apoio vertical!

Caju

É importante frisar que o fruto do cajueiro é a castanha-de-caju. A parte que costumamos comer, que pode ser amarela ou vermelha, da qual também se faz suco e doce, é o pedúnculo floral.

A castanha e o pedúnculo são ricos em carboidratos de qualidade, açúcares benéficos, fibras, vitaminas e aminoácidos. A castanha pode ser consumida ao natural, assada e caramelizada. 

Para plantar o cajueiro em casa, escolha um vaso de 60 a 100 litros. Adicione argila expandida e uma fonte de fósforo. Complete com substrato, coloque as castanhas deitadas ou na mesma posição em que elas se encontravam na fruta e cubra-as com terra.

Faça a primeira rega e vá repetindo à medida da necessidade da planta. O cajueiro não necessita de muita água no cultivo. A colheita é feita após um ano do plantio, em clima mais ameno.

Melão

Outra fruta rica em nutrientes é o melão. O alimento é um grande aliado da pressão arterial. Ele contém fibras e antioxidantes importantes para o nosso organismo. É rico em potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco. Além disso, contém  vitaminas A, C e do complexo B. 

O plantio em casa pode ser feito tanto em horta quanto em vasos. Então, mesmo que você não tenha muito espaço, não será um grande problema. Basta seguir algumas recomendações para a semente germinar bem e dar frutos saudáveis.

Antes de plantar, é preciso deixar as sementes imersas em água de um dia para o outro. Depois, use um copinho plástico e coloque-as a 2 cm de profundidade para germinar. Esse processo pode demorar de 7 a 10 dias.

O processo de transplante para o solo ou o vaso deve ser feito quando a terceira folha da planta já tiver sido formada e estiver mais forte, depois de 20 a 45 dias após a germinação. Nessa mudança de local, a muda deve ficar a 45 cm de profundidade. 

Depois disso, basta cuidar com carinho, com água e adubo orgânico, sempre evitando agrotóxicos. Se tudo ocorrer bem, a partir de 55 dias depois do plantio, os primeiros frutos começam a aparecer.

Pera

Outra fruta que muitas pessoas pensam que é difícil de ter em casa é a pera. Porém, desde que você tenha um espaço maior, é possível cultivá-la, colhendo diretamente do pé da árvore.

Apesar de ser uma planta que se desenvolve bem no frio, ela costuma florescer em meados de setembro, enquanto os frutos costumam vir ainda no verão, nos meses de janeiro e fevereiro. É muito nutritiva, contém vitaminas, nutrientes e água, perfeita para ajudar na hidratação nos dias mais quentes.

Para cultivar, escolha um terreno livre de resto de vegetais e pedras. De preferência, prepare o solo antes para receber a muda: subsolagem, aplicação de calcário no solo, aragem da terra e mais calcário. Na hora do plantio e do desenvolvimento, a muda deve ficar na posição vertical com as raízes distribuídas na cova.

Pêssego

Por fim, não podia faltar esta que é uma das frutas do verão mais deliciosas e com menos calorias, apenas 21 kcal, mas nem por isso deixa de ser rico em vitaminas A e C, cálcio, ferro e magnésio.

O melhor de tudo é que você pode ter um pé em casa, livre de agrotóxicos e com frutos perfeitos para consumo. Para começar, é fácil: o cultivo é feito a partir do caroço da fruta ou de uma muda pronta. O pessegueiro deve ser plantado em locais com temperaturas mais amenas. 

Os frutos nascem entre novembro e janeiro, bem no auge do verão.  A planta deve ser cultivada em regiões com topografia plana ou inclinada, nunca em áreas baixas e próximas de rios, pelo risco de congelamento. Basta seguir as recomendações adequadas de irrigação e adubagem.

acerola pendurada na árvore

Gostou das nossas dicas de frutas do verão? Com elas, você vai aproveitar a estação com mais alegria e saúde! Quem gosta do tema pode acompanhar o blog da Petz para ver outros conteúdos sobre jardinagem. Se precisar de itens essenciais para cuidar da sua horta, conte com a nossa loja.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog