Frutas do verão: saiba quais são e como cultivá-las em casa

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 24, 2021

Dicas
Frutas do verão: saiba quais são e como cultivá-las em casa
Tempo de leitura: 4 minutos

Com a chegada do calor, é importante nos mantermos hidratados e saudáveis com as frutas do verão, que nos permitem curtir as comemorações da mudança de ano, aproveitando os dias quentes!

abacaxi

Por isso, preparamos uma lista de frutas do verão para você aproveitar ao máximo esta estação direto da sua horta. Dessa forma, você vai poder plantá-las em casa, sem problemas e ainda ter alimentos mais nutritivos na sua mesa.

Benefícios das frutas da estação

As épocas das frutas influenciam muito a qualidade dos alimentos. Outra vantagem de plantar e consumir os frutos da estação é que eles estarão mais saborosos. Afinal, nesse período, adquirem tudo o que precisam para crescerem saudáveis.

Como cultivar

O importante é estar alerta quanto à quantidade de água no solo: ele precisa estar úmido, mas nunca encharcado. Para ter controle do volume de líquido, utilize um borrifador. 

A seguir, confira quais são as frutas da estação mais quente do ano e o que cada uma necessita para se desenvolver bem. Fique por dentro dos tipos de nutrientes provenientes dessas maravilhas da natureza.

Acerola

Com um dos maiores teores de vitamina C entre as frutas, a acerola compensa o pequeno tamanho com um valor nutricional poderoso. Isso a torna uma das mais queridinhas do verão no Brasil!

Para ter uma aceroleira em casa, é preciso assegurar-se de que a temperatura média do local seja em torno de 26 ºC. A muda deve ser plantada em solo areno-argiloso, bem drenado e com uma leve umidade constante. Também pode ser plantada em vaso, contanto que fundo.

A aceroleira exige adubação, mas o uso de adubo orgânico já é o suficiente para fazer a árvore vingar. Espera-se que, em oito meses, os frutos já comecem a aparecer e, a partir daí, não param mais!

Ameixa

A ameixa é uma enorme fonte de fibras, potássio e vitaminas. Fácil de cuidar, é uma das frutas do verão ideal para o jardim de casa. Para realizar o plantio correto, recomenda-se o uso de mudas, mas também é possível usar semente. Para isso, com cuidado, quebre a casca rígida do caroço que a fruta possui, revelando o grão. 

Envolva a semente em um pano úmido e deixe-a em repouso até que o processo de germinação se inicie, o que pode levar vários dias. Sempre se certifique de que o pano está úmido.

Quando perceber que a germinação iniciou, plante a semente de forma rasa em um vaso fundo com drenagem. O solo da ameixeira deve estar sempre úmido. Fique atento ao crescimento de sua plantinha: talvez ela exija um apoio vertical!

Abacaxi

Para plantar seu próprio abacaxi, o processo é muito simples. Primeiro, separe a coroa do resto da fruta, cortando-a 2,5 cm antes da coroa começar. 

Com a coroa em mãos, prepare um recipiente com um pouco de água, de forma que apenas o miolo a toque, e aguarde o aparecimento de pequenos ramos. Misture terra, adubo orgânico e areia, plantando a coroa de fora para que possa crescer e criar flor.

Para ter frutos grandes, é necessário plantar o abacaxi em um espaço de 2 m². Ainda assim, é possível realizar o plantio em vasos, de onde pequenos abacaxis irão nascer!

abacate aberto ao meio

Caju

É importante frisar que o fruto do cajueiro é a castanha-de-caju. A parte que costumamos comer, que pode ser amarela ou vermelha, da qual também se faz suco e doce, é o pedúnculo floral.

A castanha e o pedúnculo são ricos em carboidratos de qualidade, açúcares benéficos, fibras, vitaminas e aminoácidos. A castanha pode ser consumida ao natural, assada e caramelizada. 

Para plantar o cajueiro em casa, escolha um vaso de 60 a 100 litros. Adicione argila expandida e uma fonte de fósforo. Complete com substrato, coloque as castanhas deitadas ou na mesma posição em que elas se encontravam na fruta e cubra-as com terra.

Faça a primeira rega e vá repetindo à medida da necessidade da planta. O cajueiro não necessita de muita água no cultivo. A colheita é feita após um ano do plantio, em clima mais ameno.

Abacate

O abacate é rico em potássio e muitos outros nutrientes, tornando-se um alimento completo. Ele reduz o colesterol e pode servir de ornamentação por possuir folhas largas e vistosas.

Para plantar o abacateiro em um vaso, tire, limpe e espete o caroço do abacate com palitos, que servirão de suporte para mantê-lo na superfície. Após duas semanas, ele vai se abrir para originar raízes. Caule e folhas também vão começar a brotar,  avisando que é hora de colocá-lo na terra. 

O caroço deve ficar totalmente submerso na terra, sempre úmida. Observe a cor das folhas para saber se a planta precisa de água. Se estiverem amareladas, é sinal de que você precisa regá-las mais vezes.

Dois anos após o plantio, você já poderá fazer a primeira colheita dos abacates! Lembre-se de retirar a fruta do pé quando ela estiver madura. Muito fácil, não é mesmo?

acerola pendurada na árvore

Gostou das nossas dicas de frutas do verão? Com elas, você vai aproveitar a estação com mais alegria e saúde! Veja outros conteúdos sobre jardinagem aqui, no blog da Petz. Não deixe de acessar nosso site e comprar os itens essenciais para cuidar da sua horta!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *