Dicas

Horta caseira: 5 opções de temperos para você cultivar

Publicado em 22 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Ter uma horta caseira cheia de temperos é sinônimo de uma vida com mais sabor, saúde e economia. Além disso, as plantas confortam e alegram a todos com beleza e aroma que se espalham no ambiente.

horta caseira

Toda vovó diz que temos que ter “boas mãos” para as plantas, mas isso não quer dizer que é preciso ser um expert para saber como fazer uma horta caseira. Nesse caso, basta começar com os temperos mais fáceis de cultivar, além de ter dedicação, muito amor e carinho, claro. 

Quer descobrir cinco temperos muito saborosos e fáceis de cultivar? Continue a leitura e confira nossa lista com ótimas opções sobre o que plantar na horta caseira, que, além de decorar, traz mais gosto para a vida.

Manjericão

O manjericão é querido em toda casa brasileira, além de ser uma planta muito fácil de cuidar em qualquer modelo de horta caseira. Pode ser plantado em temperaturas superiores a 18ºC e precisa de muito sol, no mínimo três horas por dia. Esse delicioso tempero exige ser regado todos os dias, mas sem excessos. 

Você pode começar a se deliciar com as folhas do manjericão entre 60 e 90 dias após o plantio. Na comida, ele vai bem em tudo: carne bovina, aves, peixes, omeletes e especialmente molhos vermelhos. Então, escolha já vasos para horta caseira e tenha manjericão em casa.

Orégano

É quase impossível imaginar uma pizza sem orégano, não é mesmo? Essa ervinha transforma o sabor de molhos, assados, saladas, vinagretes, entre outros. Além de deliciosa, é um poderoso antioxidante. Então, se você mora em uma região de temperatura amena e está se perguntando “tenho horta caseira, o que plantar?”, essa é uma ótima opção. 

O ideal é mantê-lo em locais com temperaturas entre 21ºC e 25ºC, mas o orégano também vai bem em temperaturas entre 25ºC e 30ºC, basta ter cuidado e mantê-lo bem irrigado, sem ensopar a terra. Ele precisa de, no mínimo, quatro horas de exposição solar diária.

horta caseira

Salsa

Embora seja muito fácil encontrar salsa fresca no mercado, não tem como comparar com a plantada na sua horta caseira suspensa. Isso porque ela será criada com carinho, sem agentes de crescimento e livre de agrotóxicos. 

O cultivo de salsa é muito simples. A planta não gosta de temperaturas muito baixas e adora o sol. Você precisa regá-la com moderação. Na hora da colheita, pode cortar direto os galhos, com um dedo de distância do solo. Em pouco tempo, os brotinhos voltam a aparecer!

A salsa tem propriedades anti-inflamatórias, fortalece o sistema imunológico e é rica em vitamina B e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Na cozinha, esse tempero é conhecido pelo aroma único e pode ser usado em inúmeras receitas.

Sálvia

A sálvia é um tempero pouco usado em nossa culinária, mas é delicioso e famoso em muitos pratos da gastronomia internacional, principalmente em proteína animal. Além disso, o cultivo é simples: ela precisa de duas horas de luz solar por dia e irrigação moderada, mantendo o solo sempre úmido. 

Caso você viva em uma região muito quente, é aconselhável plantar a sálvia em um lugar úmido, fresco e com pouca exposição ao sol. A colheita pode começar entre 90 e 120 dias após o plantio.

Tomilho

Muito conhecido na culinária francesa, o tomilho é uma erva de aroma muito semelhante ao alecrim, porém não tão intenso e levemente picante. O sabor combina perfeitamente com carnes vermelhas, peixes, frutos do mar, massas, caldos de legumes, sopas, batatas assadas, molhos vermelhos e brancos.

O tomilho é tão resistente que, em algumas regiões da França, é considerado uma praga, pois nasce até em pequenas porções de solo seco entre os vãos de pedras. Por isso, o cultivo é prático: basta regar quando a terra estiver seca. Você pode colher os ramos do tomilho quando estiverem com 15 centímetros ou mais. Acrescentar adubo para horta caseira pode ser uma boa ideia.

Agora você sabe quais plantas são fáceis de ter em uma mini-horta caseira. Lembre-se: as plantinhas precisam de carinho, amor e dedicação para crescerem lindas e transformarem a casa!

Onde montar sua horta caseira

Você não precisa ter quintal para criar uma horta em casa. Apartamentos ou residências pequenas também podem ser presenteados com um espaço para o plantio.

O segredo para ter uma horta produtiva, sem um quintal, está em escolher um local adequado. A única exigência é ter luminosidade direta por algumas horas. A equação é a seguinte: luz do sol todo o dia é sinônimo de hortaliças e leguminosas. Porém, se tiver mais sombra, é possível plantar temperos e algumas ervas.

As janelas, as varandas e as sacadas são os lugares mais escolhidos para hospedarem as hortas. Nesse caso, existem várias maneiras de cultivar as plantas: diretamente na terra, em vasos, embalagens recicladas, caixas de madeira e outras.

horta caseira

Depois de conferir os cinco temperos, aprenda mais assuntos sobre plantas. No blog da Petz, temos dicas para cuidar da sua horta caseira e jardim com muita praticidade. Continue acompanhando!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog