Horta caseira: 5 opções de temperos para você cultivar

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 27, 2021

Plantas
Horta caseira: 5 opções de temperos para você cultivar
Tempo de leitura: 3 minutos

Ter uma horta caseira cheia de temperos em casa é sinônimo de uma vida com mais sabor, saúde e economia. Além disso, as plantas confortam e alegram a todos com sua beleza e aroma que se espalha no ambiente.

mini horta em apartamento

Toda vovó diz que temos que ter “boas mãos” para as plantas, mas isso não quer dizer que é preciso ser um expert para saber como fazer uma horta caseira. Nesse caso, basta começar com os temperos mais fáceis de cultivar e ter dedicação, muito amor e carinho. 

Quer descobrir cinco temperos fáceis de cultivar e muito saborosos? Continue a leitura e confira nossa lista com ótimas opções sobre o que plantar na horta caseira, que, além de decorar, traz mais tempero para a vida.

Manjericão

O manjericão é querido em toda casa brasileira, além de ser também uma planta muito fácil de cuidar em qualquer modelo de horta caseira. Pode ser plantada em temperaturas superiores a 18ºC e precisa de muito sol, no mínimo três horas por dia. Esse delicioso tempero exige ser regado todos os dias, mas sem excessos. 

Você pode começar a se deliciar com as folhas do manjericão entre 60 e 90 dias após o plantio. Na comida, ele vai bem em tudo: carne bovina, aves, peixes, omeletes e especialmente em molhos vermelhos.

Orégano

É quase impossível imaginar uma pizza sem orégano, não é mesmo? Essa ervinha transforma o sabor de molhos, assados, saladas, vinagretes, entre outros. Além de delicioso, é um poderoso antioxidante. 

Então, se você mora em uma região de temperatura amena e está se perguntando “tenho horta caseira, o que plantar?”, essa é uma ótima opção. 

O ideal é mantê-lo em locais com temperaturas entre 21ºC a 25ºC. Mas o orégano vai bem também em temperaturas entre 25ºC e 30ºC, basta ter cuidado e mantê-lo bem irrigado, sem ensopar a terra. Ele precisa de, no mínimo, quatro horas de exposição solar diária.

Salsa

Embora seja muito fácil encontrar salsa fresca no mercado, não tem como comparar com a plantada na sua horta caseira suspensa. Isso porque ela foi criada com carinho, sem agentes de crescimento e livre de agrotóxicos. 

O cultivo de salsa é muito simples. A planta não gosta de temperaturas muito baixas e adora o sol. Você precisa regá-la com moderação e, na hora da colheita, pode cortar direto nos galhos, com um dedo de distância do solo. Em pouco tempo os brotinhos voltam a aparecer!

A salsa tem propriedades anti-inflamatórias, fortalece o sistema imunológico e é rica em vitamina B e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Na cozinha, esse tempero é conhecido por seu aroma único e pode ser usado em inúmeras receitas.

horta caseira

Sálvia

A sálvia é um tempero pouco usado em nossa culinária, mas é delicioso e famoso em muitos pratos da culinária internacional, principalmente em proteína animal. Além disso, seu cultivo é simples: ela precisa de duas horas de luz solar por dia e irrigação moderada, mantendo o solo sempre úmido. 

Caso você viva em uma região muito quente, é aconselhável plantar a sálvia em um lugar úmido, fresco e com pouca exposição ao sol. A colheita pode começar entre 90 e 120 dias após o plantio.

Tomilho

Muito conhecido na culinária francesa, o tomilho é uma erva de aroma muito semelhante ao alecrim, porém não tão intenso e levemente picante. Seu sabor combina perfeitamente com carnes vermelhas, peixes e frutos-do-mar, massas, caldos de legumes, sopas, batatas assadas, molhos vermelhos e brancos.

O tomilho é tão resistente que, em algumas regiões da França, é considerado uma praga, pois nasce até em pequenas porções de solo seco entre os vãos de pedras. Por isso, seu cultivo é prático: basta regar quando a terra estiver seca. Você pode colher os ramos do tomilho quando estiverem com 15 centímetros ou mais.

pequena horta dentro de casa

Pronto, agora você sabe quais plantas são fáceis para ter em uma mini horta caseira e tem uma receita para cada tempero. Lembre-se: as plantinhas precisam de carinho, amor e dedicação para crescerem lindas e transformarem o aroma e a comida da casa!

Depois de conferir os cinco temperos, aprenda, no blog da Petz, mais assuntos sobre plantas. Aqui, temos dicas para cuidar da sua horta e jardim com muita praticidade. Continue acompanhando!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *