Plantas

Horta em vasos: uma ótima opção para pequenos espaços

Publicado em 24 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Hoje em dia, as casas estão cada vez mais compactas. Apesar dessa condição proporcionar vários benefícios, como funcionalidade, ela também tem algumas desvantagens. Uma delas é o espaço limitado para atividades como a jardinagem. Nesses casos, investir na horta em vasos é uma ótima alternativa!

brotos plantados em uma horta em vasos

Há uma limitação em relação aos tipos de plantas e ao tamanho dos vasos. Ainda assim, essa é uma forma de manter seu hobby e ainda garantir ingredientes fresquinhos sempre à mão. Então, quer aprender como fazer horta em vaso? A seguir, vamos te dar dicas e informações importantes. Vem com a gente!

Escolhendo o local

Antes de comprar vasos e sementes, é importante escolher o local para o cultivo. Qualquer tipo de planta precisa receber certa quantidade de luz solar, direta ou indiretamente. Por isso, o ideal é que sua horta caseira esteja localizada perto de uma janela com grande incidência solar ou em um local aberto, como uma varanda. 

O próximo passo é pesquisar quais plantas você deseja cultivar. Algumas verdinhas precisam de mais sol, outras necessitam de regas constantes ou de vasos maiores para abrigar suas raízes. Essas informações irão te ajudar a definir qual é o melhor lugar da casa para começar sua horta.

Uma das vantagens de optar pela horta em vasos é a versatilidade. Isso porque há mais de uma forma de organizar os recipientes. Se você mora em apartamento, a horta vertical ou a horta suspensa são ótimas opções. Essas duas modalidades de plantio são muito conhecidas justamente por ocuparem um espaço menor. 

No entanto, isso não é uma regra. Quer seja uma horta de apartamento ou de casa, não há problema algum em posicionar os vasos no chão. O mais importante é separar um local adequado para que as plantas se desenvolvam. 

Os vasos ideais

Depois de escolher o local ideal para sua horta, chegou o momento de providenciar os vasos. Eles variam em material, diâmetro e profundidade, sendo ótimos parceiros para contribuir com a decoração do ambiente.

O tamanho e a profundidade do vaso influenciam diretamente no crescimento das plantinhas. Para que as mudas cresçam de forma saudável, é essencial que haja um espaço confortável para abrigar suas raízes. Vale lembrar que, com o tempo, algumas plantas podem exigir o reenvasamento para continuar crescendo.

Alguns tipos de vasos se encaixam melhor em determinados ambientes. Por exemplo, vasos de cimento são ótimos para áreas externas, pois seu peso não permite que sejam derrubados pelo vento. Já os recipientes feitos de plástico são mais apropriados para locais que não recebem muito sol. 

Você ainda pode aproveitar para transformar garrafas PET, canos de PVC, xícaras e latas em vasos reciclados. Fique livre para usar sua criatividade. Contudo, independentemente do formato ou material, os vasos precisam ter furos na parte de baixo para que a água seja drenada.  

morangos ilustrando uma horta em vasos

O que plantar?

Ervas aromáticas, hortaliças, temperos e até mesmo algumas frutas podem fazer parte da sua horta em casa. Para te ajudar a escolher, vamos listar algumas plantas que se dão bem em vasos.

Orégano

Queridinho do paladar brasileiro, o orégano está presente em diversas receitas. Ele é muito fácil de plantar e se dá bem em solos que não possuem tantos nutrientes. A erva aromática facilmente se adapta a qualquer parte da casa.

O recipiente em que está plantado precisa ser bem drenado. A terra sempre deve estar úmida, mas nunca encharcada. Por isso, tome cuidado com a frequência das regas. A colheita das folhas pode ser feita quando a planta atinge cerca de 20 cm de altura.

Cebolinha

A cebolinha, planta aromática de sabor suave, também está presente em diversos pratos. Uma de suas maiores vantagens é que ela pode ser semeada em qualquer época do ano. Porém, vale ressaltar que ela precisa de, no mínimo, 6 horas de luz por dia.

Hortelã

Com um aroma inconfundível, a hortelã pode ser usada em chás, sucos ou como tempero para algumas receitas. Essa planta não precisa receber luz direta e pode ser regada com frequência. Depois que a planta floresce, a colheita pode ser feita em qualquer momento.

Alface

O alface é um dos principais ingredientes para fazer uma boa salada. Com uma muda em casa, você garante folhas bonitas e livres de agrotóxicos. A forma de cultivo da hortaliça é simples, mas a colheita só pode ser realizada entre 55 e 130 dias após o plantio.

Tomate-cereja

Além de delicioso, o tomate-cereja tem o tamanho ideal para ser cultivado em pequenos espaços. O solo precisa ser fértil, por isso, recomenda-se o uso regular de adubos e fertilizantes. A planta gosta de sol e demora apenas cerca de um mês para dar frutos.

Outras plantas indicadas para a horta em vasos são: manjericão, alecrim, tomilho, coentro e morango! Elas também não necessitam de tanto espaço para se desenvolver e se adaptam a recipientes menores.

Tratos culturais 

Sejam quais forem as plantas que fazem parte da sua horta em vasos, é preciso se atentar aos tratos culturais. Cada verdinha exige um tipo diferente de irrigação, podas e adubagem. Portanto, você precisa pesquisar quais são as especificidades das espécies que você está cultivando.

Existem algumas recomendações gerais que podem ser seguidas. O melhor momento para a irrigação, por exemplo, é no início ou no fim do dia e deve-se evitar molhar diretamente as folhas. A maioria das plantas necessita de umidade, mas a terra nunca deve ser encharcada.

O solo pode ser enriquecido com adubo orgânico, inorgânico ou com fertilizantes. Normalmente, é necessário realizar algumas podas para retirar as folhas secas e queimadas. Respeite o tempo da colheita para não prejudicar a verdinha.

vaso com terra preparada para o cultivo de uma horta em vasos

Agora que você sabe como fazer uma horta em vasos é só escolher o que deseja plantar e começar o trabalho. No site da Petz você encontra ferramentas de jardinagem, vasos, adubos e tudo o que você precisa para começar sua horta. Venha conhecer nosso catálogo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog