Plantas

6 dicas para montar seu próprio jardim embaixo da escada

Publicado em 26 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Uma boa decoração tem o poder de transformar espaços simples em locais dignos de capa de revista. Montar um jardim embaixo da escada, por exemplo, é uma ótima ideia para quem deseja adicionar um toque de beleza e sofisticação ao seu lar. 

pessoal plantando flores no jardim

Com as informações corretas e um pouco de imaginação, é possível embelezar qualquer ambiente. Sendo assim, leia nosso passo a passo para ter algumas ideias de jardim embaixo da escada externa ou interna.

1. Analise o ambiente

O primeiro passo para criar um jardim embaixo da escada é analisar o espaço disponível. Tire as medidas e entenda quais modificações serão necessárias para criar o novo ambiente. Nessa etapa, é importante se atentar a alguns pontos: 

  • a escada recebe iluminação direta? 
  • no espaço há circulação de vento? 
  • há crianças ou pets na casa que poderão entrar no jardim? 
  • há espaço para colocar outros itens de decoração? 

Uma boa forma de ter todas as informações organizadas é desenhando seu projeto. Faça um esboço no papel, colocando medidas e demais detalhes. Além de visualizar seu futuro jardim, esse exercício ajuda a prever os possíveis problemas.

2. Delimite o espaço

Antes de trazer os vasos, porém, é importante delimitar o espaço onde eles ficarão. Para isso, é comum utilizar materiais que, além de desempenharem o papel de divisória, trazem mais charme para o ambiente. Siga as dicas abaixo nessa etapa:

  • escolha um material interessante: a divisória também pode ser um item de decoração. Pedaços de tronco, madeira de demolição, vidro e metal são alguns dos materiais possíveis;

 

  • considere fazer curvas ou desenhos: seu jardim embaixo da escada não precisa seguir exatamente o desenho da escada. Contanto que ele esteja protegido, você pode ter liberdade para criar curvas e fazer desenhos. Deixe a imaginação fluir e siga o modelo que combine mais com seu lar. 

3. Escolha uma forração 

Depois de calcular, criar e delimitar o espaço, você pode seguir com a decoração embaixo da escada com plantas. O primeiro ponto a ser decidido diz respeito à forração. Alguns tipos de forração comuns são: 

  • pedras: são os materiais mais utilizados. As pedras são acessíveis, fáceis de se obter e demandam pouca manutenção. Geralmente, a pedra branca é a preferida dos decoradores;

 

  • cascas de árvore: a casca de árvore traz um ar rústico e natural para o ambiente. O tipo mais comum é a casca de pinus, facilmente encontrada em lojas especializadas, como a Petz;

 

  • sem forração: nem todo jardim embaixo da escada precisa ter forração. Em espaços modernos, é comum utilizarmos apenas vasos e itens de decoração, deixando o piso à vista; 

Independentemente da sua escolha, é importante forrar a área escolhida com uma manta de tecido. Esse material irá ajudar a proteger o piso da umidade e outros possíveis danos. 

pessoa preparando um vaso

4. Escolha as plantas

Finalmente chegou a hora mais esperada: escolher as plantas para o jardim embaixo da escada interna ou externa. Para isso, é importante considerar as condições de luminosidade do local escolhido. Como esses espaços não costumam receber luz direta, separamos algumas espécies que se adaptam bem à sombra:

 

  • zamioculca: a zamioculca é uma das plantas mais procuradas para jardim embaixo de escada graças ao seu grande poder de adaptação; 

 

  • palmeira-ráfia: a palmeira-ráfia também é uma espécie muito resistente, que se adapta a espaços sem muita luz natural. Perfeita para quem deseja criar um ambiente mais exótico e tropical;

 

  • cactos: campeões no quesito resistência, os cactos quase não precisam de cuidados. Por isso, são indicados para jardineiros iniciantes; 

 

  • espada-de-são-jorge: bela e elegante, a espada-de-são-jorge costuma se adaptar a qualquer lugar. Além disso, acredita-se que essa plantinha atrai boas energias;

 

  • suculentas: as suculentas são opções bem populares de plantas para jardim embaixo da escada. Há diversas espécies diferentes, cada uma com suas formas e cores particulares. 

5. Aproveite o espaço suspenso

Não só o chão pode servir como jardim. As paredes e espaços suspensos também podem — e devem — ser utilizados! Para isso, conte com itens de decoração e plantas pendentes. Muitas espécies se adaptam a esse espaço e podem ajudar a construir seu novo ambiente, como, por exemplo:  

 

  • jiboia: resistente, bonita e cheia de personalidade, a jiboia é uma planta pendente que se adapta perfeitamente ao espaço embaixo da escada; 

 

  • peperômia: a peperômia é outra espécie charmosa e que precisa de poucos cuidados. Possui tons claros e, por isso, é indicada para uma decoração mais moderna;

 

  • samambaia: a samambaia também se adapta bem a espaços sombreados. Com suas folhas volumosas, traz um toque tropical para o ambiente. 

6. Pense em outros itens de decoração 

Para finalizar seu cantinho verde embaixo da escada, não deixe de considerar outros itens de decoração. As paredes ou mesmo o chão podem ser complementados com objetos variados, que irão trazer ainda mais charme ao ambiente. 

Espelhos, quadros e esculturas estão entre os itens favoritos na hora de decorar o jardim. Se você tiver um espaço mais amplo, pode ser uma boa ideia colocar um banco ou uma mesinha, tornando o local um pouco mais aconchegante. 

escada com vários vasos de planta ao redor

Com essas dicas para montar jardim embaixo da escada, você poderá criar o ambiente perfeito. Lembre-se que a Petz disponibiliza os itens necessários para dar aquela animada na sua decoração. Portanto, não deixe de conferir nossos artigos de casa e jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog