Categories: Plantas

Venha descobrir como acabar com o mofo na terra da planta

Você sabia que além dos seres humanos e os animais, as plantas também podem sofrer com doenças causadas por fungos? Sim, elas podem ter a saúde comprometida se forem afetadas por esses microrganismos! Então, se observar mofo na terra da planta, é necessário agir.

O mofo é uma estrutura que podemos ver a olho nu, formada por diversos tipos de fungos microscópicos. Esses microrganismos vivem em ambientes úmidos e escuros, por isso é tão comum notar a presença deles na terra das plantas.

Por que ocorre mofo na terra da planta?

O mofo na terra da planta é mais comum durante os períodos chuvosos, quando há aumento da umidade; no inverno, pois a temperatura ambiente mais baixa mantém a terra molhada e com menos luminosidade, ou quando a planta está recebendo muita irrigação.

A má circulação de ar também é um fator relevante a ser considerado para a sobrevivência do fungo na terra, principalmente em plantas cultivadas no interior da casa, além da qualidade do solo. Terras pobres em minerais e sem drenagem adequada criam um ambiente favorável para o crescimento desses seres.

Sendo assim, todos os fatores que mantêm a terra úmida por períodos longos podem contribuir para o aparecimento de bolor na terra das plantas. Felizmente, com algumas correções no cultivo, esse problema pode ser evitado.

Como identificar mofo na terra da planta?

Como existem diferentes tipos de fungos, há vários tipos de mofos que variam quanto ao aspecto e à coloração. O mais comum é o mofo-branco, que tem consistência macia, semelhante ao algodão.

Porém, se observar uma camada esbranquiçada na terra, mas com consistência endurecida, pode ser um depósito de minerais provenientes da água. Esse problema é somente estético e não afeta a saúde da planta. Outros mofos de cor preta, azul, verde ou fungo amarelo na terra também podem ocorrer.

Além da sobrevivência da planta estar comprometida, podendo haver fungo na raiz da planta, caule e folhas, o fungo pode se espalhar pelo ambiente e atingir outras plantas próximas e até mesmo prejudicar a saúde dos seres humanos e animais de estimação.

mofo na terra da planta

Como eliminar o mofo da terra?

Como acabar com o mofo na terra não é uma tarefa difícil, é necessário estar atento ao grau de comprometimento da planta. Em alguns casos, somente a terra está afetada, enquanto em outros há presença de fungo nos vasos e na própria planta. Quanto antes você perceber que seu cultivo está em perigo, mais fácil será para recuperá-lo.

Se o problema for somente a terra mofada, retire a parte afetada com o auxílio de uma pá. Essa terra deve ser descartada. Ainda com a pá, misture a terra restante do vaso para eliminar o excesso de umidade. Deixe a planta arejando por pelo menos um dia e, se possível, próximo à luz solar. Então, adicione uma terra limpa por cima.

Se for necessário limpar o vaso, a planta precisa ser transplantada a um vaso limpo com uma terra nova e aguardar que a desinfecção esteja pronta. Também é possível retirar a planta, limpar o vaso rapidamente e devolver no mesmo vaso, mas com uma terra nova e fértil.

Para limpar o vaso, utilize água e sabão neutro e esfregue bem o lado de dentro e de fora. Enxágue abundantemente, deixe secar completamente e, então, o vaso estará pronto para receber a planta com uma terra nova.

E se a planta estiver afetada?

Se a planta estiver embolorada, use um pano macio e seco para retirar o mofo. Se achar que o cultivo está muito afetado, não deixe de utilizar produtos fungicidas específicos para plantas que podem ser pulverizados sobre a terra e folhas.

Há ainda produtos caseiros, como vinagre de maçã, suco de limão e bicarbonato de sódio, que possuem propriedades fungicidas e podem ser bons aliados no combate ao mofo.

Como prevenir o aparecimento de mofo na terra da planta?

Como vimos, os fungos aparecem se houver excesso de umidade, portanto, evitar essa situação é suficiente para que o mofo não surja. Seguindo algumas dicas, é possível cultivar plantas sem esse incoveniente. Veja a seguir:

  • mantenha a planta em um local arejado, mesmo que precise mudar o vaso de lugar por algumas horas do dia;
  • só faça a irrigação se realmente a terra estiver seca;
  • conheça a necessidade de irrigação da espécie da planta para que não molhe em excesso;
  • fique atento aos períodos de chuva, talvez não seja necessário irrigá-la;
  • confira se a drenagem de água está adequada. Utilize pedras ou cascalho no fundo do vaso antes de colocar a terra para evitar umidade excessiva;
  • utilize pratos com furos gotejadores;
  • não deixe folhas secas ou insetos mortos na superfície da terra;
  • limpe as folhas e talos com um pano seco regularmente.

A presença de mofo na terra da planta é um problema comum para os apaixonados por jardinagem, mas com pequenos cuidados é possível evitar e eliminar o mofo. Não deixe de conferir todos os produtos exclusivos para suas plantas aqui, no site da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

17 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago