O que é antúrio? Um guia para cuidar desta bela planta!

Postado por PETZ, em 03/06/2019

Curiosidades
O que é antúrio? Um guia para cuidar desta bela planta!

Você sabe o que é antúrio? Esse nome, um tanto complicado, pode confundir muita gente. Porém, não se engane: a nomenclatura pode até não te trazer nenhuma memória, mas você certamente já admirou esta bela planta! Isso porque, com ares tropicais e aparência delicada, o antúrio traz charme para qualquer ambiente.

Muito popular, a planta conquistou os lares do país e, frequentemente, encontramos o antúrio estampado em roupas e móveis da moda. Se você deseja trazer mais estilo para sua casa ou se interessa por belas flores, está com sorte. Preparamos um guia imperdível para aqueles que desejam saber com detalhe o que é o antúrio!

O que é o antúrio?

Apesar de ter voltado à moda recentemente, o antúrio é um clássico do paisagismo. A planta nasceu bem aqui nas Américas e aparece do sul do México até o norte da Argentina.

Na verdade, o antúrio é um nome genérico para todas as espécies do gênero Anthurium, uma família com mais de 600 espécies! Apesar de algumas diferenças, todos os antúrios se destacam pela beleza e versatilidade. Entre os mais populares, podemos citar o A. andraeanum, facilmente encontrado em lojas de flores ou plantas, como a Petz.

Conheça o antúrio

O antúrio é uma planta baixa, atingindo de 30 cm até 1 m de altura. Suas folhas longas e com um verde intenso caem muito bem em arranjos ornamentais e, apesar de ser mais conhecido na cor vermelha, pode vir em tons de rosa, laranja, branco e até mesmo preto!

Outra curiosidade do antúrio é que a bela parte colorida não é uma flor: se trata de uma inflorescência! A folha de cor intensa e em formato de coração se chama bráctea. Já a haste amarela, chamada espádice, contém inúmeros pequenos pontinhos. Esses pontos são, na realidade, as flores do antúrio!

Significado do antúrio

Além de belo e charmoso, o antúrio ainda é uma planta repleta de significado! Ter um antúrio certamente traz mais energia para seu lar. Provavelmente, por isso, a flor é considerada um sinônimo de hospitalidade e bem-estar!

Por sua delicadeza e aspecto exótico, a planta também é símbolo de luxo e bom gosto. Presentear com ela significa desejos de fortuna e boa sorte. Com sua flor em forma de coração, muitas vezes também é associada ao amor.

Antúrio: como cuidar

Além de belo e atraente, o antúrio é uma planta de fácil trato, sendo muito indicada para jardineiros de primeira viagem. Ele se adapta bem tanto em ambientes internos, como nos externos e também convive bem com outras espécies.

No entanto, um aviso para os tutores de pets: o antúrio requer cuidados, pois contém algumas toxinas e, se ingerido, pode causar irritações. As principais precauções são:

Iluminação

Esta é uma planta de meia-sombra. Ou seja, sol em excesso pode prejudicá-la, já que prefere áreas com luz indireta.

O antúrio adora áreas próximas das janelas e varandas, pois recebe luz indireta e ventilação. Ele também se dá bem em jardins maiores, sob árvores ou em pequenos arbustos, acompanhado de outras plantas.

Rega

Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade! Por isso, a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.

Tenha atenção com a planta no momento da rega, pois a água deve cair somente sobre a terra, evitando a proliferação de fungos. Para facilitar, utilize um borrifador, já que este equipamento útil espalha a água de maneira uniforme, imitando o efeito da chuva.

Substrato

Geralmente, a planta já é comercializada com o substrato ideal. Mantenha a nutrição da terra utilizando fertilizantes a cada três meses e sua planta ficará bela e saudável!

Para os que desejam plantar, não há muito mistério! Basta utilizar uma terra de qualidade e uma boa quantidade de adubo para antúrio e sua planta se desenvolverá sem problemas para mostrar toda a sua beleza.

E aí, pronto para ter um em sua casa? Na Petz, você encontra belos vasos de antúrios, além de todos os equipamentos necessários para cuidar de suas plantas! Procure a unidade mais próxima e leve ainda mais encanto para sua casa.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#

Próximo evento