Paisagismo residencial: entenda esta tendência

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 10, 2022

Dicas
Paisagismo residencial: entenda esta tendência
Tempo de leitura: 4 minutos

Ter plantas em casa tornou-se um hábito comum nos últimos anos. Muitas pessoas estão descobrindo as vantagens de compor o ambiente doméstico com o verde natural, o que chamamos de paisagismo residencial.

paisagismo residencial

Se você está pretendendo aderir a essa tendência ou tem interesse por decoração de ambientes internos, continue a leitura. Vamos explicar quais são as plantas ideais para decorar a casa, a luminosidade correta, o tamanho certo dos vasos e como fazer o cultivo das plantas. Vamos lá?

Entenda o que é paisagismo residencial

Muitas pessoas confundem paisagismo residencial com jardinagem. Esse equívoco é perfeitamente compreensível, já que ambos lidam com organização e cultivo de plantas em casa. Porém, na prática, eles têm objetivos diferentes. Vamos entender a seguir.

Paisagismo residencial

O principal objetivo desta prática é planejar projetos verdes, ou seja, pensar sobre como intervir em um local da casa utilizando plantas. Em muitos casos, principalmente em reformas de alto padrão, existe um profissional preparado para elaborar o paisagismo residencial: o paisagista. Ele atua de maneira semelhante ao arquiteto.

Jardinagem

Quando se fala em jardinagem, o profissional é um jardineiro que vai executar o projeto elaborado pelo paisagista. Ele vai escolher e fazer o cultivo das plantas, a adubação do solo e outras atividades fundamentais para manter viva a proposta preestabelecida. 

Conheça as vantagens do paisagismo residencial

A primeira vantagem dessa “decoração viva” é ter um ambiente tranquilo em casa, propiciado pela energia e pelo acolhimento das plantas, além de levar beleza natural para o seu lar.

Para além da paz e da estética proporcionadas pelo verde, existem outros benefícios que vamos descrever abaixo. Temos certeza de que eles vão pesar muito no momento de decidir por essa intervenção em casa. Confira.

Melhora o clima do ambiente

Isso se deve à fotossíntese que renova e recondiciona o ar, deixando-o mais puro do que outros ambientes. Não é à toa que bairros e cidades onde apostaram no reflorestamento, são bem valorizados.

Favorece o isolamento térmico e acústico

É incrível como as plantas podem nos favorecer em diversos aspectos. O isolamento térmico e acústico é mais uma vantagem de ter uma área verde em casa. 

A presença das plantas reduz os efeitos das ilhas de calor e minimiza os ruídos internos. O jardim vertical, por exemplo, é uma ótima alternativa para sentir esses benefícios na prática.

Porém, para realizar um projeto como esse, é muito importante saber o que plantar e como cultivar, assim a ideia de viver em meio ao verde continua valendo à pena. Confira a seguir dicas valiosas para quem quer saber como fazer paisagismo.

Quais são as plantas ideais para o paisagismo residencial?

Para o paisagismo em casa; é fundamental escolher plantas que sejam resistentes e não necessitem de muita luz para se desenvolver. Outro fator importante é não exigir manutenção diária, como regar e podar.

paisagismo residencial

As plantas jiboia, cacto, suculenta, espada-de-são-jorge, costela-de-adão, samambaia e babosa são algumas das mais indicadas para ter em casa. Além de serem lindas, todas atendem as exigências do paisagismo e são facilmente encontradas em lojas especializadas.

Saiba como cultivar da melhor maneira

Embora sejam bastante resistentes, não significa que essas plantas não precisem ser bem cuidadas. Não há nada melhor que decorar o jardim de sua casa com plantas saudáveis e vistosas, por isso não esqueça: elas precisam de água e nutrientes para se desenvolverem.

O segredo está em conhecer a medida certa de água e adubo, já que cada espécie necessita de quantidades diferentes. Porém, existe uma dica muito simples para saber se chegou o momento de regar: coloque o dedo na terra, caso ela esteja seca, é sinal de que está precisando de água.

Então, o que falar da luz ideal para mantê-las? Este é outro detalhe que precisa ser observado por quem quer dividir o espaço com a natureza. O primeiro passo é montar o jardim em um local próximo de janelas para garantir luminosidade natural. Porém, preste atenção! Não deixe que haja luz direta do sol.

Qual é o tamanho ideal do vaso?

Os vasos com plantas são uma ótima saída para quem não tem canteiros em casa. Sem falar que eles dão maior mobilidade e permitem que você monte diversos cantinhos em cômodos variados. Então, qual é o tamanho recomendado dos vasos? 

Para essa questão, não existe uma única resposta, afinal cada planta tem um tamanho próprio. A melhor estratégia é observar se as raízes estão atravessando o recipiente: neste caso, a planta está “pedindo” mais espaço e é recomendado plantá-la em um vaso maior.

Devo limpar as plantas?

Esta é uma dúvida de muitas pessoas que vivem rodeadas de plantas. Sim, além de regar e cuidar para que não recebam muito sol, é importante higienizar as folhas de cada planta do seu jardim particular.

Um paninho molhado com água e sabão neutro é suficiente para deixá-las limpas e livres de fungos. Sem falar que a aparência delas se torna ainda melhor quando não estão cobertas por poeira.

paisagismo residencial
Agora que você já sabe as vantagens do paisagismo residencial, chegou o momento de materializar esta grande ideia! Passe em uma das lojas da Petz e adquira tudo que for necessário para cuidar das futuras moradoras da sua casa.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *