Dicas

Paisagismo residencial: saiba mais sobre essa tendência

Publicado em 29 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Utilizar plantas para compor um ambiente tornou-se uma tendência nos últimos anos. O paisagismo residencial, técnica que une o verde natural a elementos próprios de decoração, oferece diversos benefícios, por isso conquista cada vez mais apreciadores.

paisagismo residencial

Se você quer dar uma repaginada em casa, o paisagismo é uma ótima opção. A seguir, vamos falar sobre as plantas mais recomendadas, como cultivá-las e dar algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é paisagismo residencial

É muito comum que algumas pessoas confundam paisagismo residencial com jardinagem. Isso é compreensível, afinal ambos estão relacionados ao cultivo e à organização de plantas. Contudo, eles possuem objetivos diferentes. Por isso, vamos mostrar as distinções. 

Paisagismo residencial

O paisagismo residencial tem a função de selecionar elementos que se complementam para garantir beleza e harmonia para um certo espaço. A técnica considera aspectos fundamentais do ambiente para garantir que haja equilíbrio.

Essa prática pode ser usada para criar ou resgatar alguns cenários. O principal objetivo é planejar projetos verdes, ou seja, pensar em como intervir em um local da casa utilizando plantas. Além de decorar a casa, a intenção é que o espaço seja diferenciado e funcional.

Em muitos casos, principalmente em reformas de alto padrão, existe um profissional que atua especificamente com essa técnica: o paisagista. Por envolver não somente o cultivo de plantas, mas a elaboração de um projeto, a função dele pode ser comparada a de um arquiteto.

Jardinagem

Por sua vez, a jardinagem refere-se à montagem de um jardim e aos cuidados rotineiros com as espécies cultivadas. Enquanto o paisagismo envolve um planejamento, a jardinagem é a execução do projeto.

O jardineiro é o profissional responsável por dar vida às ideias do paisagista. Ele faz o cultivo das plantas, a adubação do solo e outras atividades essenciais para manter viva a proposta pré-estabelecida.

Vantagens do paisagismo residencial

O paisagismo em casa traz diversos benefícios. O primeiro é a melhora estética do ambiente. Entretanto, existem outras vantagens que atraem as pessoas. Descrevemos as principais delas logo abaixo.

Clima do ambiente

Por meio da fotossíntese, as plantas têm a capacidade de renovar o ar. Isso porque, durante esse processo, as verdinhas absorvem o CO2 e liberam oxigênio. Assim, a simples presença dela aumenta a qualidade do ar, deixando-o mais puro e agradável.

Isolamento térmico e acústico

A presença das plantas reduz os efeitos das ilhas de calor e minimiza os ruídos internos. Assim, contribui para o isolamento térmico e acústico do ambiente. Esse fator tem um impacto direto na vida dos moradores da casa, pois reduz custos ao diminuir a necessidade de usar ventiladores ou ar-condicionado.

Bem-estar

Além dos benefícios citados acima, o contato com a natureza produz uma sensação de conforto e bem-estar. A “decoração viva” proporciona um ambiente tranquilo em casa, devido à energia e ao acolhimento das plantas. Estresse e ansiedade dão lugar a paz e a tranquilidade.

paisagismo residencial

Saiba quais são as plantas ideais para o paisagismo residencial

Para realizar um projeto como esse, é preciso escolher plantas para paisagismo residencial, isto é, espécies que se adaptam melhor ao espaço residencial. Nesse caso, as plantas precisam ser resistentes e não depender de muita luz solar. Outro aspecto importante é não exigir manutenção diária, como regar e podar.

Samambaia, babosa, espada-de-são-jorge, costela-de-adão, jiboia, cacto e suculenta são exemplos bem conhecidos e indicados para ter em casa. Lindas e vigorosas, todas atendem às exigências do paisagismo residencial e são facilmente encontradas em lojas especializadas.  

Dicas para o cultivo

Embora sejam bem resistentes, essas plantas necessitam de cuidados para se desenvolverem de forma saudável. Ainda que tenham semelhanças, cada verdinha possui características únicas, portanto a forma de cuidar varia de acordo com cada espécie.

É essencial pesquisar sobre irrigação, iluminação, tamanho dos vasos e outros aspectos sobre as espécies que você pretende adquirir. O solo precisa ser fértil, portanto é importante enriquecê-lo com adubo orgânico ou inorgânico. 

As regas devem ser suficientes para umedecer a terra sem deixá-la encharcada. Um método simples para guiar a irrigação é colocar o dedo na terra. Se ele permanecer seco e limpo, está na hora de hidratar a planta.

Sobre a iluminação, é fundamental que as plantinhas tenham acesso à luz solar indireta, por isso recomenda-se posicioná-las perto de janelas. Por fim, caso perceba que as raízes estão atravessando o recipiente, significa que a planta está “pedindo” mais espaço. Então, é preciso transplantá-la para um vaso maior. 

Tendências

Para finalizar, queremos destacar algumas tendências do paisagismo residencial. Uma das mais conhecidas é a área de relaxamento/descanso. Esse espaço combina plantas com alguns tipos de mobília, como bancos, mesas e cadeiras. Como o nome já diz, é um ambiente exclusivo para relaxar.

O jardim vertical é outro queridinho do paisagismo, especialmente para quem mora em apartamento. É uma opção que ocupa pouco espaço e pode ser estruturada tanto em áreas internas quanto externas.

paisagismo residencial

Agora que você já conhece um pouco mais o paisagismo residencial, chegou o momento de materializar essa grande ideia! Na loja on-line da Petz, você adquire tudo o que precisa para cuidar das futuras moradoras da sua casa. Não deixe de conferir nossa seção voltada para artigos de jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog