Gatos

Qual a planta que gato não gosta? Descubra 7 espécies que afastam os bichanos!

Publicado em 13 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 5min

Há várias razões para ter uma planta que gato não gosta. Isso porque, muitas vezes, os tutores querem manter os bichanos afastados de uma área ou espaço específico. Outras, procuram simplesmente não desagradar o felino, que costuma ser o rei da casa! Seja qual for o seu motivo, conheça as plantas que gato não gosta!

gato cheirando flores

1. Hortelã

Versátil e com um odor bem característico, é difícil encontrar alguém que não gosta de hortelã. Essa erva refrescante vai em bem saladas, sobremesas e até bebidas! Entretanto, os bichanos não são muito fãs dessa verdinha. 

Assim, a hortelã é a primeira planta que gato não gosta em nossa lista! Seu aroma marcante é um pouco exagerado para os bichanos, que possuem um nariz bem mais poderoso que o nosso. 

Por isso, se quiser manter os peludos longe do seu jardim, plantar hortelã é uma boa ideia. E você ainda pode aproveitar essa erva cheirosa para arriscar algumas preparações na cozinha! 

2. Lavanda

A lavanda é outra planta campeã em popularidade. Também chamada de alfazema, essa verdinha conquista por seu odor característico e suas belas flores roxas. Os bichanos, entretanto, não caem nos encantos da lavanda, sendo ela outra espécie na lista de plantas que o gato não gosta

O motivo é o mesmo: o odor é considerado forte demais para os peludos. Por isso, para manter os gatos longe, considere a lavanda. Ela pode até não render preparações na cozinha, mas ainda é uma ótima adição ao seu jardim. 

3. Gerânio 

O gerânio é uma das flores mais admiradas pelos jardineiros. Também chamada de sardinheira, essa planta se destaca pelas flores de cores vibrantes e cheirosas. Apesar de ser considerada uma planta de climas frios, se adaptou bem às diferentes regiões do país. 

Além disso, a planta também afasta os bichanos por seu aroma característico. Apesar de ser considerado agradável para a maioria das pessoas, o gerânio é um cheiro que os gatos não gostam

4. Alecrim 

O alecrim é uma erva aromática muito utilizada em diferentes preparações. Seu odor característico combina muito com assados e grelhados, mas não agrada nem um pouco os bichanos. 

Assim, o alecrim também é uma planta que gato não gosta. Ter um pé dessa verdinha em casa pode afastar os bichanos, mas certamente renderá boas preparações na cozinha! 

5. Arruda 

A arruda é uma planta aromática com diversas funções. Seu chá tem um sabor forte e traz benefícios para a saúde. De acordo com a cultura popular, a arruda também traz proteção contra energias ruins. 

Os bichanos, claro, sempre trazem muito amor e boas vibrações. Mas se você quer espantar gatos do jardim, a arruda também pode ser uma boa opção. Os felinos não gostam do seu cheiro característico. 

gato deitado em calçada

6. Citronela 

A citronela é conhecida por seu poder de repelir insetos. Entretanto, essa verdinha aromática também é uma planta que gato não gosta. Seu cheiro ligeiramente cítrico é um verdadeiro repelente de bichanos. O mesmo vale para os óleos e incensos com cheiro de citronela: os peludos vão ficar longe! 

7. Capim-limão

O capim-limão, como o próprio nome indica, possui um odor cítrico característico, que lembra muito as frutas ácidas. É muito apreciado pelos amantes dos chás, já que sua infusão é uma bebida saborosa e com propriedades medicinais. Os bichanos, entretanto, não são fãs de cheiros cítricos. Por isso, preferem passar longe de um pé de capim-limão. 

Como manter os bichanos afastados

As sete espécies acima são, geralmente, plantas que gato não gosta. Entretanto, devemos lembrar que os bichanos são pets cheios de personalidade. Muitos podem não se incomodar tanto com os odores dessas plantas e, assim, o resultado não será o desejado. 

Se você quer saber como espantar gato do jardim, uma boa ideia é instalar barreiras físicas, como cercas. Outra dica é preparar pequenos cercados de pedregulho. Os bichanos possuem uma pata delicada e odeiam pisar em algo pontiagudo. 

Entretanto, a melhor opção é buscar um produto para afastar gatos. Encontrados em lojas especializadas, esses itens são preparados por especialistas e passam por testes que garantem sua eficácia. Algumas borrifadas e os gatos ficarão longe do jardim! 

Por que gatos atacam as plantas?

Se seu bichano anda atacando o jardim, talvez seja  hora de rever seu estilo de vida. Muitas vezes, os pets atacam as plantas porque a caixa de areia está suja, porque não estão recebendo os nutrientes necessários ou porque não possuem estímulo dentro de casa. 

Com um ambiente higiênico, ração de qualidade e exercícios diários, o bichano provavelmente vai deixar as plantas em paz! E se mesmo oferecendo todos os estímulos necessários o peludo ainda atacar o jardim, busque o auxílio de um veterinário. Ele poderá dizer o que está incomodando o bichano. 

gato cheirando planta

Depois de conferir planta que gato não gosta, acesse o blog da Petz e veja outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog