Plantas

Aprenda como plantar batata-doce na água

Publicado em 25 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

É muito comum ver a batata-doce brotar na geladeira. Esse fenômeno mostra o quanto o plantio em casa é fácil, sem exigir um espaço com terra. Isso significa que é perfeitamente possível aprender como plantar batata-doce na água, por exemplo.

batatas doces em um cesto

Essa ideia pareceu boa para você? Então, fique conosco e confira dicas de como plantar batata-doce dessa forma diferente, cultivando-a corretamente em casa. Antes, conheça os benefícios desse tubérculo para a nossa saúde.

Quais são os benefícios da batata-doce para a nossa saúde?

A batata-doce é muito conhecida por ser fonte de energia, devido ao alto teor de carboidrato. Porém, os benefícios não param por aí: ela é rica em fibras, vitaminas do complexo B, C e A, potássio e magnésio. Os dois últimos são componentes importantes na prevenção da diabetes, do câncer e do infarto.

Por isso, plantar batata-doce significa ter sempre um alimento saudável às mãos, sem precisar sair de casa. Para isso, você pode escolher entre batata-doce roxa, laranja, branca e creme. Cada uma possui valor nutricional próprio e sabor específico.

A seguir, confira outros benefícios da batata-doce para a nossa saúde. Sem dúvidas, você vai se convencer a aprender como plantar batata-doce na água!

1 – Previne o envelhecimento precoce

Se você optar por plantar a batata-doce de cor alaranjada, terá uma grande parceira na busca pela jovialidade prolongada. O motivo para isso é a presença do betacaroteno, transformado em vitamina A pelo organismo.

2 – Regulariza a flora intestinal

Outra vantagem de saber como plantar batata-doce na água é poder ter um santo remédio para o que chamamos de intestino preguiçoso. Se for consumida cozida e com casca, a batata-doce ajuda a produzir bolo fecal e estimula os movimentos do intestino.

3 – Contribui para a perda de peso

Por conter alto teor de fibras, a batata-doce desacelera o processo de digestão, fazendo com que os alimentos permaneçam por mais tempo no estômago. Sendo assim, a sensação de saciedade ao consumi-la tende a durar.

Agora que você já sabe como este tubérculo pode proporcionar saúde e beleza para o seu lar, podemos passar para a parte mais esperada deste artigo: como plantar batata-doce na água da forma correta. 

batatas doces em um cesto com uma faca e um ramo verde

Como plantar batata-doce na água

Antes de ensinarmos o passo a passo de como cuidar de batata-doce, vamos abrir um parêntese para esclarecer que, para colher a sua própria batata-doce, é necessário plantá-la na terra. Uma das maneiras de fazer a muda é mantendo a batata-doce na água.

Se você possui aves em casa, saiba que esse tubérculo está entre os alimentos naturais mais indicados para os amiguinhos de pena. Ou seja, além de ser nutritivo para os humanos, esse presente da natureza é um alimento saudável para alguns animais.

A vantagem de manter a planta de batata-doce na água é aproveitá-la para decorar a sua casa. As folhas crescem em rama. Dessa forma, você pode deixá-las cair pelo chão ou direcionar o crescimento, montando uma estrutura onde elas possam se desenvolver.

Ao final, o efeito será como uma cascata de folhas bonitas e vistosas, deixando o ambiente acolhedor e lindo. A decoração com plantas dá um charme todo especial, sem falar que é acessível para todas as pessoas por não exigir alto investimento. Confira o passo a passo do plantio na água a seguir.

1- Escolha a batata-doce

Esta parte é fundamental para o bom desenvolvimento da planta. Você deve escolher uma variação saudável e sem imperfeições. Como foi dito acima, ela não precisa ser muito grande.

2 – Prepare a batata para o plantio

Corte a batata-doce ao meio ou retire apenas as pontas e coloque as partes em um recipiente de vidro com água. Não é necessário cobrir a batata com água. Menos que isso já é suficiente para esperar que as raízes germinem. 

3 – Germinação do tubérculo

Ao colocá-la em contato com a água, você verá que, entre duas e quatro semanas, o tubérculo criará raízes e ramas. Uma boa dica é deixá-la próximo a uma janela para a planta receber luz natural e se desenvolver com saúde.

Como plantar batata-doce na água

Ao fazer o cultivo da batata-doce, não custa nada ajudar a natureza e adubar a água. Pode parecer estranho, mas esse incremento não é feito apenas na terra. No mercado, existem opções de fertilizantes líquidos, que devem ser administrados conforme indicação do fabricante.

Outra dica importante é colocar duas gotinhas de água sanitária no recipiente para evitar o crescimento de larvas do mosquito da dengue. Afinal, como sabemos, água parada é o paraíso desses bichinhos indesejados.

pessoa carregando uma bandeja de madeira com batatas doces

Agora que você já sabe como plantar batata-doce na água, escolha um cômodo da casa para receber esta nova decoração e mantenha as folhas bonitas. Na loja da Petz, você encontra produtos específicos para os cuidados com plantas. Aguardamos a sua visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog