Plantas

Confira 10 opções de plantas decorativas para sala

Publicado em 30 de abril de 2021

Tempo de leitura: 5min

Considerada o coração da casa, a sala é um dos ambientes para os quais mais nos preocupamos em criar uma decoração aconchegante e confortável. Para isso, não pode faltar o cantinho verde, que dá ainda mais alegria e beleza para sua casa. Mas quais são as melhores plantas decorativas para sala?

sala com diversas plantas

Para te ajudar a escolher as melhores espécies, separamos dez opções de plantas decorativas para sala de estar. Então, continue a leitura e confira algumas inspirações para compor o cômodo com muito estilo e beleza.  

Costela-de-Adão

A costela-de-Adão merece destaque entre as plantas decorativas para sala. Suas folhas são grandes e formam desenhos diferentes. Além disso, sua bela tonalidade de verde-escuro garante sofisticação extra para qualquer ambiente. Com tantas qualidades, a costela-de-Adão caiu no gosto dos decoradores. 

Hoje, é fácil encontrar sua folha estampando almofadas, tapetes e outros itens. Também é uma espécie muito resistente, se adaptando tanto à luz direta quanto à indireta. A rega deve acontecer duas ou três vezes por semana, dependendo do clima. A dica é sempre observar se a terra está seca. 

Palmeira-leque

A palmeira-leque é uma espécie cheia de estilo, que certamente merece estar entre as plantas decorativas para sala ou ambientes mais espaçosos. Como seu nome indica, as folhas se abrem formando belos leques, que dão um toque oriental para o ambiente. Apesar de ser natural da Oceania, hoje é fácil encontrá-la em muitos países, inclusive no Brasil. 

Como atinge um tamanho considerável, é indicada para locais mais espaçosos. Os cuidados da palmeira-leque também são outro ponto positivo. Ela se adapta tanto à meia-sombra quanto ao sol pleno. Suas regas devem ocorrer três vezes por semana ou sempre que o solo estiver seco. 

Iuca

Quando o assunto é decoração com plantas na sala, a iuca não pode ficar de fora! Com um formato diferente e elegante, essa espécie sempre desperta atenção. Isso porque possui galhos grossos e folhas rígidas, formando uma bela escultura vegetal. 

É uma planta originária da América Central e, por isso, precisa de um local bem iluminado, recebendo ao menos algumas horas de sol direto por dia. Também prefere ambientes mais secos e, assim, as regas devem ser mais esparsas, ocorrendo uma vez a cada 15 dias, dependendo da estação.

Zamioculca

Está procurando plantas decorativas para sala de apartamento? A zamioculca é uma espécie elegante e resistente que combina com diferentes espaços! Possui galhos finos com grossas folhas verde-escuras. É considerada uma espécie muito forte, sendo uma das mais escolhidas para ambientes internos, como salas e escritórios. 

Além disso, se adapta tanto a vasos menores quanto a locais mais vistosos. Cuidar da zamioculca não é nada difícil. Basta escolher o local onde ela ficará mais elegante e não se esquecer de regá-la a cada 15 dias. A dica é não exagerar na água, já que a hidratação em excesso pode enfraquecer as raízes.

Camedórea-elegante

Se você busca plantas decorativas para sala pequena que sejam sofisticadas, a camedórea-elegante é a espécie ideal. Isso porque a planta possui galhos finos e delicados, com charmosas folhas em um tom verde-claro. 

Além disso, se adapta perfeitamente a ambientes internos, como salas ou escritórios. Muito resistente, precisa apenas de luz difusa ou meia-sombra. Assim, a camedórea-elegante fica perfeita em locais próximos a janelas e varandas. Suas regas devem ocorrer com frequência, duas ou três vezes por semana, dependendo da estação. 

cacto em vaso

Pleomele

Também chamada de canto-da-Índia, a pleomele é uma ótima opção para decorar a sua sala com uma plantinha. Ela dá um ar muito especial ao ambiente com sua folhagem verde-clara e branca. 

Além de dar um toque especial, essa também é uma das plantas decorativas para sala fáceis de cuidar. Ela exige apenas água suficiente para manter o seu solo úmido (aproximadamente duas regas por semana) e tolera bem a baixa luminosidade. 

Antúrio

O antúrio é um dos clássicos quando o assunto é decorar sala com plantas. Essa flor de tom incrível e folhas brilhantes dá um toque de alegria onde quer que esteja. Uma dica é deixá-la próxima a folhagens de outras cores para dar um contraste todo especial ao cantinho. 

Seus cuidados são muito simples, uma vez que é uma espécie que se dá muito bem em ambientes internos. Ela precisa ser alocada em um ambiente de baixa — mas constante — luminosidade para se manter sempre bonita e saudável.

Lírio-da-paz

Essa flor é outra ótima opção para quem está em busca de plantas decorativas para a sala. Assim como o antúrio, o lírio-da-paz exige poucos cuidados: o principal ponto de atenção é o seu solo, que deve se manter úmido, mas nunca encharcado. 

Ela fica incrível em todos os ambientes, especialmente os comuns, como a sala. Com o lírio-da-paz, você terá um cômodo muito estiloso e agradável, especialmente em sua época de floração.  

Palmeira areca

A palmeira areca é uma opção muito fácil de cuidar. Além de ficar linda na decoração da sala, é perfeita para ambientes com pouca luminosidade. Então, se você não tem tempo suficiente para cuidar de suas plantinhas, essa espécie vai se manter linda por muito tempo e sem a necessidade de cuidados específicos!  

Samambaia

A samambaia é uma daquelas plantas decorativas para sala que nunca saem de moda. Isso porque essa espécie possui um charme muito especial, com suas volumosas folhas pendentes.

Além disso, é muito resistente e se ajusta a diversos ambientes. A planta prefere ambientes com luz difusa, mas também se adapta a locais com sol direto. O importante é manter o solo sempre úmido, simulando o ambiente tropical típico das samambaias. 

planta em vaso decorando a sala

Gostou da nossa lista de opções de plantas decorativas para sala? Então não deixe de conferir nossas outras publicações. Aqui, no Blog Petz, você encontra várias dicas de decoração e cultivos das plantinhas. Confira! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog