Plantas

Plantas na água: conheça 10 espécies compatíveis

Publicado em 14 de maio de 2021

Tempo de leitura: 6min

Cultivar plantas na água pode ser mais fácil do que você imagina! Conhecendo as espécies certas, é possível tê-las em vasos, copos e outros recipientes. Com este guia que preparamos, você poderá explorar sua criatividade, elaborando um jardim de forma criativa e inovadora! 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e aprenda como cultivar plantas na água, além de conhecer dez espécies compatíveis com este método! 

plantas na agua

Como plantar na água

Plantas cultivadas na água podem parecer um paradoxo. Afinal, sempre aprendemos que as verdinhas precisam de terra para se desenvolver, não é mesmo? 

A verdade é que algumas espécies se adequam perfeitamente ao ambiente aquático. Para isso, basta seguir algumas recomendações na hora de cultivar essas plantas de água. Siga o passo a passo abaixo! 

1. Escolha uma planta saudável como matriz 

O primeiro passo é escolher uma boa planta matriz, que servirá de base para seu novo vaso. As plantas cultivadas na água não podem ser criadas a partir de sementes, por isso precisamos de uma espécie já adulta para a criação. É importante escolher uma planta saudável, com folhas firmes e bonitas. 

2. Corte um galho da planta

O tamanho do pedaço que será cortado depende do recipiente escolhido, mas, de maneira geral, é recomendado cortar um galho com, pelo menos, de três a cinco folhas, pois, assim, as chances de sucesso são maiores. Para um corte limpo e seguro, utilize uma tesoura de poda

3. Higienize bem o galho

Como nossas verdinhas irão crescer na água, é importante remover qualquer impureza. Para isso, higienize bem o galho cortado, removendo toda a terra. 

4. Coloque em um recipiente com três quartos de água

Para cultivar a planta em um vaso com água, é importante fazer com que apenas a raiz e os galhos estejam submersos, enquanto as folhas devem estar sempre secas. Por isso, não é recomendado encher totalmente o recipiente. 

Plantas na água: principais cuidados

Viu como ter plantas na água é mais fácil do que parece? Depois de iniciar o cultivo, basta seguir algumas recomendações simples. Abaixo, passamos os principais cuidados. 

Escolha um recipiente adequado

Na hora da decoração, é importante apostar na criatividade! Para plantas saudáveis, precisamos de recipientes adequados para o desenvolvimento. Os vidros transparentes são os mais indicados, pois permitem a entrada de luz e ainda possibilitam acompanhar o desenvolvimento das raízes. 

Se for utilizar garrafas, fique de olho no gargalo. Um recipiente com o bico muito fino irá impedir a manutenção da planta.

plantas na agua

Coloque em um local agradável

As plantas na água também precisam receber uma boa dose de luminosidade, sem raios diretos do sol. Neste caso, estamos falando da luz indireta, também chamada meia-sombra. Graças a essas características, essa técnica é adequada para espaços internos, como escritórios ou salas comerciais. 

Realize manutenção regularmente

A manutenção é o segredo para belas plantas na água! Como o ambiente das verdinhas fica sujo com muita facilidade, é importante higienizá-lo regularmente. De uma a três vezes por semana, deve ser o ideal, sempre que a água se tornar turva ou opaca. De resto, é só manter sua planta em um local agradável e acompanhar o desenvolvimento dela! 

Espécies indicadas

Para os fãs de jardinagem que querem se arriscar plantando na água, aqui vai uma boa notícia: há várias espécies que se adequam a este tipo de cultivo! Geralmente, as plantas mais recomendadas são aquelas de meia-sombra, resistentes e elegantes. 

Abaixo, separamos as mais indicadas, contando um pouquinho sobre cada uma delas. 

1. Jiboia

Uma das espécies preferidas entre os decoradores, a jiboia também pode ser criada na água. Esta planta de água é pendente e se caracteriza por galhos longos, com muitas folhas verde escuro. Para maiores chances de sucesso, aposte em um galho grande, com seis ou sete folhas. 

2.  Espada-de-são-jorge

Esta espécie é uma das queridinhas dos lares brasileiros! Segundo a crença popular, além de elegante, a espada-de-são-jorge protege o lar contra as energias ruins. Como esta verdinha não possui galho, devemos colocar menos água no recipiente. 

3. Clorofito

Também conhecida como planta aranha, esta é uma das espécies mais fofas de plantas para cultivar na água! Adequa-se a recipientes pequenos, sendo indicada especialmente para quem tem pouco espaço disponível. 

4. Singônio

O singônio é conhecido por ser uma espécie resistente, sendo muito utilizado como folhagem em parques e jardins. Adequa-se bem à água e é indicado para jardineiros de primeira viagem. 

5. Aglaonema

As raízes grossas formam uma verdadeira escultura no vaso! Possui folhas longas e elegantes. Em algumas espécies, há manchas avermelhadas no centro. Indicada para quem quer trazer um pouco de cor para a decoração. 

6. Filodendro

Bem parecida com a jiboia, é uma espécie um pouco mais delicada. Adapta-se muito bem à água e pode ser plantada em recipientes de diferentes tamanhos. 

7. Bambu-da-sorte

Esta espécie é uma das mais adaptadas ao cultivo na água! Destaca-se pelos galhos finos e elegantes, que adicionam charme a qualquer ambiente. Indicada para garrafas e outros utensílios finos. 

8. Comigo-ninguém-pode

Apesar de tóxica, esta espécie conquista a todos com muito charme! Adapta-se bem à água, mas é recomendado cuidado extra ao manuseá-la. 

9. Costela-de-adão

Esta é outra espécie que está entre as favoritas no mundo da decoração! A costela-de-adão destaca-se pelas folhas grandes e esculturais. É indicada para recipientes maiores e ambientes mais espaçosos. 

10. Antúrio

Se você busca uma espécie que, além de se adaptar à água, oferece belas flores, aposte no antúrio! Seguindo as recomendações passadas, ele pode se desenvolver muito bem em ambientes aquáticos. 

plantas na agua

Agora que você já sabe como cultivar plantas na água, é só colocar o que aprendeu em prática. Lembre-se que, na Petz, você encontra tudo que um jardineiro precisa, como vasos, fertilizantes, tesouras e outros acessórios. Procure a unidade mais próxima e venha nos visitar! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog