Plantas para casa: 8 sinais de que você ama cuidar de plantas!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 14, 2021

Dicas
Plantas para casa: 8 sinais de que você ama cuidar de plantas!
Tempo de leitura: 5 minutos

Cuidar de plantas se tornou um passatempo verdadeiramente terapêutico, e o que não falta na internet são dicas de cultivo. São diversas ideias criativas para criar jardins com plantas para casa em todos os tipos de cômodo. 

antúrio

Isso porque dar um toque verde ao lar realmente traz mais vitalidade e beleza para a decoração. Então, se você é pai ou mãe de plantas, não deixe de conferir algumas dicas e cuidados especiais para suas companheiras. 

Como escolher espécies de plantas para casa? 

Na hora de escolher a espécie de planta  para casa, é essencial se atentar a alguns pontos. Sabendo que todas as mudas têm particularidades, fica mais fácil cuidar delas. Por isso:

Escolha a sua favorita!

Para escolher uma planta para dentro de casa, um bom caminho é se atentar a quais espécies são adaptáveis e se adequam ao espaço. Por isso, antes de decidir a sua, uma dica é procurar pelas espécies favoritas para cultivar dentro de casa.

Nesse caminho, algumas listas podem ajudar muito e facilitam a escolha. Por exemplo, as mudas são menos delicadas e que não dependem de um cultivo aprimorado, como as espécies de luca, são perfeitas para quem ainda está começando a cultivar.

Outras boas opções nesse sentido são os cactos e as suculentas. Por serem muito resistentes, essas espécies exigem poucos cuidados para sobreviver e garantem muita beleza para os ambientes. 

Entenda o que a espécie necessita!

Após escolher sua plantinha favorita, é hora de entender mais a respeito de sua espécie. Saber a quantidade de regas, podas e até mesmo a incidência do sol são fatores importantes para garantir longevidade a elas. 

Além disso, identificar quais tamanhos de vasos são indicados e como pode ser feita a replantagem é essencial na hora de levar a muda para casa. Por isso, garantir mais informação ajudará muito no processo. 

Mesmo em casos de opções clássicas para dentro de casa, como as samambaias, é ideal saber o que é necessário para o cultivo. Assim, você conseguirá manter folhagens lindas e um verde cheio de vida.

Decida em qual ambiente sua plantinha vai ficar

Sabendo o que cada espécie precisa, é hora de escolher onde elas vão ficar dentro da sua casa. Um ótimo caminho para isso é observar bem o espaço antes de decidir acomodar a planta.

Dessa forma, você poderá saber se a área atenderá a todas as necessidades da espécie. Por exemplo, se sua planta é de sombra, o lugar não poderá ter incidência direta do sol. Agora, se ela gosta de luz, a iluminação natural é fundamental. Já em casos de meia-sombra, espaços mais amenos e com uma luz natural sutil darão conta do recado. 

Espécies como orquídea e azaleia normalmente necessitam da incidência do sol. Por isso, são mais adaptáveis a lugares abertos. Janelas e varandas são ótimas opções para acomodá-las. 

Atente-se às crianças e aos pets

Animais e crianças costumam mexer em tudo. Por isso, dentro de casa, é muito importante se atentar ao que fica à vista deles. Nesse caso, algumas mudas têm particularidades que podem ser um risco.

O motivo é que suas folhagens podem ser venenosas para os pequenos. Entre as espécies mais comuns desta lista estão: costela-de-Adão, jiboia, espada-de-São Jorge, copo-de-leite, coroa-de-Cristo, hortênsia e lírio.

Em contrapartida, outras plantas para casa, além de embelezarem a decoração, podem contribuir muito para a saúde dos moradores. Um bom exemplo é a babosa. Com ação cicatrizante, a espécie é um bactericida natural e pode servir como analgésico, anti-inflamatório e hidratante.

orquídea

Saiba como cultivar suas plantas para casa

Depois de decidir qual plantinha levar para casa, quer saber mais sobre formas de cultivo? Então confira algumas dicas para manter suas companheiras lindas e saudáveis:

Dê à sua plantinha o que ela precisa!

Apesar de ser algo básico, é muito importante ficar sempre atento às necessidades da sua planta. Mesmo que ela já esteja posicionada em um local adequado, é necessário sempre verificar se está tudo certo para garantir a dose correta de iluminação, água e outros nutrientes a ela. 

Regue nos períodos certos

Algumas plantas têm frequência para regar, e o ideal é seguir esses períodos. Mesmo que não seja exata, as espécies podem demonstrar quando precisam de água, através da aparência ou umidade do vaso. Por isso, umas das principais dicas de cultivo é se atentar a essas necessidades. 

Espécies com folhagens coloridas e grandes, como a cróton, por exemplo, precisam de rega pelo menos uma vez por semana. Então, um bom caminho a seguir é montar um cronograma para que isso sempre seja feito. 

Fertilize-as

A fertilização é um processo que garante às plantas grandes quantidades de nutrientes para que possam se desenvolver. Por isso a ação é tão importante para a saúde das espécies e deve ocorrer com a frequência indicada para cada uma delas.  

Mantenha as podas em dia

A poda das plantas é feita como uma forma de prevenir doenças e potencializar o uso dos nutrientes retirados do solo. Além disso, com a poda, as mudas podem crescer com mais saúde e se livrar de galhos doentes.

Para manter a poda em dia é necessário analisar a aparência da espécie. Ao se certificar da presença de folhas e galhos prejudicados, você saberá se é hora de retirá-los.  

A higiene é essencial! 

Assim como todos os seres vivos, é necessário manter as mudas limpas e higienizadas. Dessa forma, ao retirar acúmulos de sujeira e poeira, é possível garantir mais vitalidade a elas. 

Cada tipo de higienização varia muito de acordo com cada planta. Porém, uma dica para esses momentos é usar uma esponja macia ou pano com água limpa. Já em relação à sujeira mais oleosa, a sugestão é utilizar uma gota de detergente na limpeza.

planta em um vaso

Em todos os casos, você pode encontrar os melhores produtos para o cultivo aqui, na Petz. É só acessar nosso catálogo, conferir os itens que precisa e aproveitar preços imperdíveis!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *