Dicas

Plantas para casa: saiba quais espécies escolher!

Publicado em 28 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cuidar de plantas se tornou um passatempo verdadeiramente terapêutico, e o que não faltam na internet são dicas de cultivo. Há diversas ideias criativas para manter jardins com plantas para casa em todos os cômodos.

antúrio

Afinal, dar um toque verde ao lar realmente traz mais vitalidade e beleza para a decoração. Então, se você é pai ou mãe de plantas, é importante conferir algumas dicas e cuidados especiais para suas companheiras. Para começar, saiba quais plantas para casa escolher. 

Na hora de decidir qual espécie cultivar, é essencial se atentar a alguns pontos. Afinal, cada folhosa demanda cuidados específicos, que variam de acordo com o tipo de planta. A seguir, você confere algumas formas de decidir o que plantar em casa

Escolha a sua favorita

A primeira dica é a mais óbvia: escolha a espécie que você mais gosta. São muitas opções de plantas caseiras. Portanto, a escolha pode ser feita levando alguns critérios em consideração, como: qual verdinha você acha mais bonita? Qual combina mais com a decoração da sua casa? 

É só ser criativo e deixar seu coração decidir qual é a melhor planta para casa. Entretanto, nem sempre o “querer” é “poder”. Afinal, algumas espécies não se adaptam bem a ambientes específicos. Sendo assim, é importante saber quais são as necessidades delas, como veremos a seguir. 

Entenda as necessidades da espécie

Após escolher sua plantinha favorita, é hora de entender mais a respeito da espécie. Saber a quantidade de regas, podas e até incidência do sol é importante para garantir longevidade às folhosas. 

Mesmo em casos de opções clássicas para dentro de casa, como as samambaias, é ideal saber o que é necessário para o cultivo. Assim, você mantém a planta sempre linda. Também se atente para questões relacionadas à replantagem e ao tamanho do vaso ideal para o desenvolvimento da verdinha. 

Defina o ambiente em que a planta ficará

Sabendo o que cada espécie precisa, é hora de escolher onde ela vai ficar na casa. Um ótimo caminho para isso é observar bem o espaço antes de decidir acomodar a planta. Dessa forma, você sabe se a área vai atender a todas as necessidades da espécie. 

Por exemplo, se sua planta gosta de sombra, o local escolhido não pode ter incidência direta do sol. Agora, se ela gosta de luz, a iluminação natural é fundamental. Já se ela preferir a meia-sombra, espaços mais amenos e com luz natural sutil dão conta do recado. 

Normalmente, plantas como orquídeas e azaleias necessitam da incidência do sol. Por isso, são mais adaptáveis a lugares abertos. Janelas e varandas são ótimas opções para acomodá-las. 

Atente-se às crianças e aos pets

Animais e crianças  costumam mexer em tudo. Por isso, é muito importante se atentar ao que fica à vista deles, visto que algumas plantas para casa têm particularidades que podem ser um risco, como folhas tóxicas. Alguns exemplos são: costela-de-adão, jiboia, espada-de-são-jorge, copo-de-leite e mais. 

Em contrapartida, além de embelezarem a decoração, outras plantas para casa podem contribuir muito para a saúde dos moradores. Um bom exemplo é a babosa. Com ação cicatrizante, a espécie é um bactericida natural, servindo como analgésico, anti-inflamatório e hidratante.

orquídea

Saiba como cultivar suas plantas para casa

Depois de decidir qual plantinha levar para casa, quer saber mais sobre as formas de cultivo? Então, confira algumas dicas para manter suas companheiras sempre lindas e saudáveis.

Regue nos períodos certos

Mesmo que não sejam exatas, as espécies podem demonstrar quando precisam de água por meio da aparência ou da umidade do vaso. Por isso, uma das principais dicas de cultivo é se atentar a essa necessidade. 

Espécies com folhagens coloridas e grandes, como a cróton, por exemplo, precisam de rega, pelo menos, uma vez por semana. Então, um bom caminho é montar um cronograma. 

Faça a fertilização

A fertilização é um processo que garante grandes quantidades de nutrientes para as plantas se desenvolverem. Por isso, a ação é tão importante para a saúde das espécies e deve ocorrer com a frequência indicada para cada uma delas.  

Mantenha as podas em dia

A poda das plantas é feita para prevenir doenças e potencializar o uso dos nutrientes retirados do solo. Para manter a poda em dia, é necessário analisar a aparência da espécie. Ao se certificar da presença de folhas e galhos prejudicados, você vai saber se é hora de retirá-los.  

Realize a higienização 

Assim como todos os seres vivos, é necessário manter as plantas limpas e higienizadas. Dessa forma, ao retirar acúmulos de sujeira e poeira, é possível garantir mais vitalidade a elas.

planta em um vaso

Esperamos que agora seja mais fácil decidir quais plantas para casa você vai colocar na sua decoração. Para mais dicas sobre jardinagem e animais de estimação, não deixe de continuar explorando os conteúdos do Blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog