Dicas

Plantas para cozinha: 8 espécies para um ambiente elegante

Publicado em 03 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 6min

Quem disse que o jardim deve ser fora de casa? As plantas para cozinha mostram que as verdinhas deixam qualquer lugar ainda mais charmoso! Escolhendo as espécies corretas e com um pouco de organização, você poderá transformar esse espaço em um lugar cheio de cor e energia. 

planta para cozinha

O local onde se prepara as refeições é considerado por muitos o coração da casa. E justamente por isso merece uma decoração de primeira. Continue lendo para conhecer 8 tipos de plantas para cozinha

1. Suculentas

Charmosa e muito adaptável, a suculenta é uma ótima opção de decoração com plantas para cozinha. Conhecidas por armazenarem água em seu interior, as suculentas não precisam de regas tão frequentes, o que dá a elas uma resistência extra. Além de sobreviverem um bom tempo sem água, elas ainda não reclamam de espaço. 

Seja em um vaso pequeno ou em um grande, a suculenta sempre encontra um jeito de se desenvolver. Como as cozinhas, na maioria das vezes, não possuem espaço aberto, a recomendação é deixá-las próxima à janela ou em outro local iluminado. 

É importante que a suculenta receba bastante iluminação, mesmo que indireta. Regando a plantinha uma vez a cada 15 dias, ela ficará contente e retribuirá com belas folhas verdes! 

2. Cactos

Outro campeão na categoria sobrevivência, os cactos também são ótimas plantas para ter na cozinha. Naturais de regiões áridas, os espinhudos conseguem sobreviver um bom tempo sem rega, por isso são tão indicados para jardineiros iniciantes e pessoas mais distraídas.

Como são originários de regiões ensolaradas, os cactos precisam de muita luz. Por esse motivo, deixe essas plantas na janela da cozinha ou em áreas com boa iluminação. Regar o cacto uma vez a cada 15 ou 20 dias é o suficiente para mantê-lo feliz. 

3. Manjericão

Para aqueles que gostam de se arriscar no fogão, o manjericão não pode faltar na lista de quem quer uma cozinha decorada com plantas. Originária da Ásia e do norte da África, essa erva aromática faz sucesso em diversos pratos mediterrâneos, como massas, molhos e carnes.

Além disso, tem coisa mais charmosa que preparar um belo molho pesto com folhas tiradas na hora, diretamente do seu jardim pessoal? Com as condições adequadas, é possível, sim, ter um manjericão como uma das plantas para cozinha. Basta lembrar de que essa erva gosta de muito Sol e água. 

Em um espaço bem iluminado, de preferência com iluminação direta, o manjericão poderá produzir todos os seus nutrientes. Quanto à rega, deve ser realizada diariamente ou a cada dois dias, dependendo das temperaturas. A dica é verificar sempre se a terra está úmida. 

4. Alecrim

Outra erva com sabor forte e marcante, o alecrim também entra na lista de plantas para cozinha. Originário da Região Mediterrânea, ele possui um perfume muito característico e vai bem em carnes e vegetais. Assim como o manjericão, é uma planta que precisa de luz direta. 

A rega, entretanto, deve ser mais regulada. Coloque água duas ou três vezes por semana, dependendo da estação. O alecrim costuma se adaptar bem a diferentes vasos, mas pode crescer demais, não sendo adequado em recipientes pequenos. Caso isso ocorra, basta podar a planta, aproveitando para criar novas mudas e presentear amigos e familiares. 

dicas de plantas para cozinha

5. Cebolinha

Completando nossa lista de temperos que são excelentes plantas na cozinha, temos a cebolinha! Uma das ervas favoritas nos pratos brasileiros, a cebolinha possui um sabor suave e versátil. Assim, pode complementar desde o arroz de cada dia até um prato mais elaborado. 

Além de muita iluminação, a cebolinha também precisa do calorzinho da luz solar. Nesse caso, é recomendado que ela esteja disposta em locais que recebem luz direta. E, como gosta de um ambiente úmido, precisa de regas regulares — uma vez a cada dois dias deve ser o suficiente. 

Na dúvida, observe se o solo está muito seco. Um cuidado na hora de colher sua erva: as folhas devem ser cortadas bem próximo à base, mas sem remover a raiz da terra. Assim, novas folhas poderão crescer e temperar suas criações culinárias! 

6. Zamioculca

Com caules longos e elegantes, a zamioculca é considerada a planta ideal para locais que não recebem muita luz. Favorita na decoração, a planta sobrevive até mesmo em ambientes nada favoráveis, como shoppings ou escritórios. Ou seja, em uma cozinha iluminada e arejada, essa plantinha vai se dar muito bem.

Além disso, não precisa de muita água e uma rega a cada 15 dias já a deixa saudável. Cresce em vasos de todos os tamanhos, e, para quem tem mais espaço, a zamioculca pode superar um metro de comprimento! 

7. Espada-de-são-jorge

Uma das campeãs de popularidade nos lares brasileiros, a espada-de-são-jorge também está entre as plantas para cozinha! De origem africana, a planta se destaca pelas folhas longas e firmes, que lembram uma lâmina, e daí vem seu nome popular. 

A espada-de-são-jorge também está ligada a diferentes crenças e muitos acreditam que ela traz proteção para o lar. É uma planta muito resistente, que se adapta a praticamente qualquer cômodo da casa. 

Ela está acostumada a ambientes mais secos, por isso, gosta de passar alguns dias sem água. Assim, a rega deve acontecer uma vez a cada 15 dias. Também se ajusta a potes de vários tamanhos, crescendo tanto em recipientes mini como em grandes vasos. 

8. Violetas

Quando o assunto é plantas para ambiente interno, não podemos nos esquecer das violetas. Essas belas e delicadas flores são excelentes, pois gostam de luz indireta e adoram um espacinho perto da janela. As violetas se destacam por suas belas flores, que podem vir em tons variados, como branco, roxo e lilás. 

Precisam de água e devem ser regadas uma vez a cada dois ou três dias. A dica é sempre observar se o solo está úmido. Quando estiver seco, é hora de regar. Com cuidado e carinho, as violetas retribuem com flores durante todo o ano.

planta na cozinha

Agora que você já conhece 8 plantas para cozinha, confira o blog da Petz para outros assuntos relacionados à jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog