Dicas

Guia completo: confira 30 plantas para dentro de casa

Publicado em 08 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 18min

Quem gosta de decoração sabe que a moda e as tendências mudam o tempo todo. Porém, se tem algo que sempre está em moda são as plantas para dentro de casa.

Seja qual for o estilo ou arquitetura, um belo vaso repleto de verde sempre traz mais beleza e elegância! Além de lindas, elas ainda purificam o ar e são perfumadas! Algumas até possuem propriedades energéticas!

Se você é um apaixonado por verde, mas não possui muito espaço, não se preocupe. Nossas amigas vegetais são muito versáteis e é fácil encontrar plantas para ambiente fechado que vão encher seu lar de alegria.

Confira nosso guia completo das plantas, com 30 espécies fáceis de cuidar em casa e encontre a espécie ideal para você!

Plantas pequenas

Delicadas, belas e encantadoras, estas plantas vão bem em qualquer ambiente. As plantas pequenas são perfeitas para o parapeito da janela ou sobre alguns móveis. Algumas se dão bem até em banheiros!

Se você tem pouco espaço ou deseja um toque sutil de decoração, basta escolher uma das espécies abaixo.

1. Violetas

Um clássico dos lares brasileiros, você provavelmente já admirou uma bela violeta na casa de sua avó ou uma tia distante. Com flores delicadas e folhas de verde-escuro intenso, as violetas ficam bem em qualquer ambiente!

violeta

Gostam de muita luminosidade, mas não suportam sol direto. Por isso, é tão comum ter violetas próximas às janelas. Gostam de água e demonstram quando estão com sede: suas folhas ficam fracas e sem vida.

É recomendado regar uma vez ao dia em dias mais quentes e uma vez a cada dois dias no inverno. Com o cuidado certo, delicadas flores arroxeadas enfeitarão a sua casa durante todo o ano.

2. Cyclamen

Outra planta para dentro de casa, o cyclamen também desperta atenção por sua beleza delicada. Originário do mediterrâneo, se espalhou pelo mundo e, hoje, é facilmente encontrado em lojas especializadas.

cyclamen

Suas flores podem ter muitas cores e aparecem no inverno, entre maio e outubro. Gosta de luminosidade e pouco sol, um móvel próximo à janela vai deixar seu cyclamen muito feliz.

Ela deve ser regada uma vez a cada dois dias nos meses mais quentes. Durante o inverno, uma vez por semana é o suficiente para essa planta de casa.

3. Suculentas

Campeãs quando o assunto é fácil trato, as suculentas são perfeitas para quem adora ter um verde em casa mas não possui muito tempo para jardinagem. Estas plantas vêm em diferentes cores, formatos e tamanhos, agradando todos os gostos.

suculentas

São muito versáteis e plantas para ambientes internos perfeitas. Com uma boa iluminação, a suculenta crescerá feliz e saudável!

Entretanto, atenção para a rega, já que estas plantinhas não precisam de muita água. Uma vez por semana em dias quentes e duas vezes por mês nas estações frias é o suficiente. Cuidado para não molhar as flores, que podem amolecer e cair se ficarem úmidas.

4. Jade

Esta planta é muito versátil e vem em diferentes tamanhos: desde mini-vasos até grandes arbustos. Possui folhas de um verde intenso e brilhante. Seus galhos retorcidos dão um charme especial à jade.

jade

Natural da África, está acostumada a climas áridos, e não precisa de muita água, uma vez por semana está de bom tamanho. Apesar de ser comum encontrar a jade em vasos pequenos, elas podem crescer rapidamente.

É recomendado podar a planta e trocar de vaso quando necessário. Elas se adaptam a qualquer local: meia-sombra ou sol direto. Se forem bem cuidadas, delicadas flores surgem no inverno.

5. Fitônia

Também chamada planta-mosaico, a fitônia desperta atenção por sua beleza exótica. Sua folhagem colorida pode ter diferentes tons de rosa, avermelhado ou branco, em belos desenhos que lembram uma obra de arte.

fitonia

Possui muitas folhas pequenas, criando uma paisagem interessante e chamativa. Perfeita para quem deseja um toque mais vivo em sua decoração. São nativas de florestas tropicais e gostam de muita umidade. Por isso, devem ser regadas diariamente.

Elas gostam de muita luz e sol indireto, e preferem temperaturas mais altas. Sua flor é bem pequena e discreta, mas sua folhagem compensa pela exuberância colorida, fazendo delas perfeitas plantas para dentro de casas.

6. Cactos

Se você deseja ter uma planta em casa, mas é muito ocupado ou um tanto distraído, os cactos podem ser a opção ideal. Naturais de climas áridos, eles são peritos quando o assunto é sobrevivência, e se adaptam aos mais diversos lugares.

cactos

Há cactos de todos os tipos e para todos os gostos e, como os cuidados não variam muito, você pode fazer um verdadeiro jardim destas belezinhas. São acostumados com locais secos, por isso, devem ser regados apenas uma vez a cada 15 dias.

Essas plantas se dão bem em diferentes ambientes, mas se desenvolvem melhor com sol e luminosidade. Com uma beleza exótica, os cactos são excelentes na decoração, e alguns até florescem dependendo das condições climáticas!

Plantas para dentro de casa: opções médias

Para quem tem um pouco mais de espaço, uma planta média é o ideal. Se encaixam perfeitamente em um corredor, sobre um aparador ou do lado da porta. Para os mais ousados, é possível fazer um pequeno jardim de vasos médios, com muitas espécies convivendo em harmonia!

7. Comigo-ninguém-pode

A conhecida comigo-ninguém-pode deve sua fama a dois fatos: sua impressionante beleza e sua grande toxicidade. Apesar de linda, esta planta é venenosa e deve ser mantida longe de crianças e pets.

comigo ninguem pode

Se você acha sua casa segura, a comigo-ninguém-pode é uma excelente opção de decoração. Possui grandes folhas verde-escuro e manchas esbranquiçadas que criam um curioso padrão.

Elas gostam de ambientes a meia-sombra e devem ser regadas a cada três ou quatro dias, dependendo da estação. A dica é verificar se o solo já está seco antes de molhar novamente. Sempre higienize as mãos após cuidar de plantas tóxicas.

8. Bambu da sorte

Se você busca um item de decoração que ainda traz boas energias, o bambu da sorte não pode faltar em sua casa! Esta belíssima planta é muito valorizada na decoração.

bambu da sorte

Além de linda, as filosofias orientais acreditam que traz boa fartura. Para melhorar ainda mais, é uma das plantas para apartamento perfeitas, pois cuidar dela é relativamente fácil e ela se dá muito bem em ambientes internos.

Elas gostam de luz indireta e solo úmido, mas cuidado para não exagerar na água. Quando notar que o solo está seco, é hora de regar outra vez. Como crescem verticalmente, o ideal é transplantar após certo ponto ou podar de acordo com sua necessidade.

9. Espada de São Jorge

Bonita, elegante e resistente, a espada de são jorge é ótima opção para diferentes ambientes! De origem africana, acredita-se que ela afaste energias ruins. A beleza da espada de são jorge já é o suficiente para querer essa planta para dentro de casa.

espada de sao jorge

Suas folhas longas e grossas lembram uma espada, daí seu nome comum em referência ao santo da igreja católica. Não precisa de muitos cuidados, e deve ser regada uma vez a cada 10 dias.

Ela se dá bem em ambientes à meia-sombra, mas também adora sol direto. Se adapta ao vaso em que está, por isso, fique de olho caso precisa de transplantar após um tempo.

10. Antúrio

Com uma bela flor de cores fortes, o antúrio é excelente para quem deseja uma decoração mais vibrante! A planta é um clássico do paisagismo e se adapta perfeitamente bem em ambientes fechados.

planta anturio

Possui folhas largas de um verde-escuro, que fazem um desenho de coração. Mas o grande destaque vai para suas flores, que podem vir em diferentes cores, e sempre possui uma haste amarela.

As flores mais comuns são de um belo vermelho vivo. É uma planta de meia-sombra, e o sol direto pode fazer mal. Eles gostam de água e, regando duas vezes por semana, seu antúrio crescerá feliz e saudável.

11. Lírio da paz

Evocando paz e tranquilidade, o lírio da paz é uma ótima ideia para plantas em ambientes internos. Apesar de sua beleza delicada, é de fácil trato e muito indicada para jardineiros iniciantes.

lirio da paz

Possui muitas folhas verde-escuro e uma delicada flor branca com uma haste central. É natural da América do Sul e, em algumas regiões, é chamada de bandeira branca. Ela se dá bem na meia-sombra, e se adapta perfeitamente próximo a janelas.

Deve ser regada três vezes por semana no verão e semanalmente em dias mais frios. Se cuidar bem de sua planta, ela irá retribuir com flores entre janeiro e março, e, entre julho e setembro.

12. Zamioculca

Muito popular na decoração e paisagismo, definitivamente uma das plantas para dentro de casa preferidas. A zamioculca é uma espécie muito resistente, se adapta perfeitamente em locais com pouca luz natural e ambientes fechados.

Planta para dentro de casa

É ótima para corredores ou escritórios. Possui um caule firme e pequenas folhas verde-escuro que crescem na vertical. Não gosta de muita água, a rega pode acontecer uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da estação.

A zamioculca é muito generosa e se mantém saudável e bonita mesmo para os jardineiros mais descuidados. Porém, com as condições corretas, crescerá forte e com mais galhos.

Plantas para dentro de casa: espécies grandes

As espécies grandes de plantas para dentro de cas são o sonho de consumo de muitos jardineiros de apartamento. Afinal, elas transformam aquele espaço meio sem-graça no ambiente mais interessante do lar!

Se você é daqueles que sonha com uma pequena floresta em sua casa, saiba que existem grandes plantas para dentro de casa que se encaixam muito bem em qualquer lugar!

13. Costela de Adão

Plantas nunca saem de moda, mas se tem uma espécie que está em alta atualmente é a costela de adão. Com grandes folhas de desenhos sinuosos, esta espécie possui uma beleza exótica e tropical.

Plantas para dentro de casa

Além de seu uso em decoração, é comum vermos estampas de sua folha em roupas, bolsas e almofadas. Possui trato fácil e se adapta a diferentes ambientes. Dentro de casa, deve ser mantida sob luz indireta próxima à ventilação.

Gosta de umidade, e deve ser regada de duas a três vezes por semana. Um cuidado especial é limpar suas grandes folhas, que ficam empoeiradas com o tempo. Dependendo das condições do ambiente, pode atingir até 3 metros de altura!

14. Árvore da felicidade

Esta planta oriental conquistou o mundo com sua beleza singela e cheia de significado. Dizem que a árvore da felicidade traz fortuna para o lar, mas apenas se for ganhada.

Planta para dentro de casa

Por isso, é muito comum como presente para quem está iniciando uma nova fase. Possui um caule fino e folhas pequenas, parecidas com um trevo. A árvore da felicidade precisa de muita luminosidade, e não é indicada para locais sem luz natural.

Porém, também deve ser mantida longe de luz direta ou muito calor. Gosta de água, deve ser regada três vezes por semana ou mais. Adubos ou fertilizantes uma vez por semana ajudam a árvore da felicidade a crescer bonita e saudável!

15. Palmeira leque

Uma das queridinhas dos decoradores, a palmeira leque se destaca por seu aspecto exótico e escultural! Também conhecida como licuala, é natural da Oceania e se adaptou perfeitamente em países de clima tropical.

palmeira leque

Suas folhas verde-claro se abrem em um belo desenho, que lembra um leque ou um rabo de pavão. Como é volumosa, deve ser cultivada em um ambiente com mais espaço.

Elas gostam da luz da manhã, mas devem ser protegidas dos raios diretos do sol. São plantas naturais de locais úmidos, por isso, devem ser regadas de uma a três vezes por semana.

16. Yuca

Yuca, yucca, iuca… Não importa o apelido, esta planta sempre seduz pela elegância e beleza exótica! Natural da América Central, conquistou o mundo e hoje é muito utilizada no paisagismo.

Plantas para dentro de casa

Como é resistente e de fácil trato, se adapta a diferentes ambientes. Cresce verticalmente com folhas firmes e rígidas. Seu aspecto transparece uma imagem forte e elegante.

Pode receber luz direta ou indireta, mas, é ideal que ela fique em um local bem iluminado. Não precisa de muita água, regando uma vez por semana você garante a hidratação necessária.

Apesar de crescer em grandes arbustos quando está na natureza, se adapta perfeitamente bem ao vaso. Com bons cuidados, deve atingir entre um e dois metros.

17. Lança-de-São-Jorge

Diferente e elegante, a lança-de-são-jorge também é uma planta muito procurada por decoradores. É possível encontrá-la em diversos tamanhos, mas é nos vasos grandes que esta planta atinge todo seu esplendor!

lanca de sao jorge

Suas folhas grossas se erguem verticalmente, em uma bela composição. Para os mais ousados, é possível trançar a lança, criando novos desenhos. Em algumas filosofias, é considerada uma planta protetora.

É bem resistente e se desenvolve em diferentes ambientes, mas o ideal é deixá-la próximo ao sol. Quanto à rega, uma vez por semana é suficiente. Se bem cuidada, chega aos dois metros de altura!

18. Camedórea-elegante

Como o próprio nome indica, esta palmeira se destaca por sua elegância. Delicada e frondosa, cai muito bem em ambientes amplos e com muito espaço. Como é de fácil trato e muito resistente, é comum tê-la em shoppings e escritórios.

camedorea elegante

Possuem longas folhas de aparência frágil e agradável. Gostam de luz difusa, então, locais próximos a janelas são perfeitos. Cuidado com a luz direta, que pode queimar suas delicadas folhas.

Coloque água apenas duas vezes por semana, e sempre verifique a umidade do solo. Se for bem cuidada, pode chegar a três metros. Mas em vasos menores são plantas de casas, apartamentos e ambientes internos perfeitas.

Plantas para dentro de casa: opções pendentes

Sem espaço para plantas no chão? Sem problemas! As plantas pendentes estão aí para isso! Em diversos formatos, podem ser penduradas no teto, varandas ou janelas. Mas, também ficam muito bem sobre móveis ou apoiadas no chão.

19. Samambaia

Quer uma planta exuberante e chamativa, mas não tem tempo para jardinagem? A samambaia é a planta perfeita! Este clássico dos lares brasileiros se dá bem em apartamentos, casas, varandas ou jardins.

samambaia

São plantas para sombra, por isso, preferem luz indireta, mas, se colocadas ao lado de uma janela com luminosidade vão se desenvolver perfeitamente!

É natural de locais úmidos, e para regar corretamente, basta observar o substrato: se estiver seco, é hora de regar. Muito resistentes, essas plantas para dentro de casa encaram até os jardineiros mais inexperientes!

20. Jiboia

Uma planta que ganhou destaque nos últimos anos, a jiboia se encaixa perfeitamente em diferentes ambientes. Pode ser rasteira ou pendente, dependendo do seu vaso.

jiboia

Possui talos finos com grandes folhas em diferentes tons de verde. Gosta de ambientes com luz indireta, e pode ser regada uma ou duas vezes por semana.

Se for bem cuidada, suas hastes crescem muito, chegando a dois metros de comprimento! Alguns jardineiros amarram as folhas da jiboia pela parede, formando belas composições.

21. Dinheiro em penca

Delicada, bela e ainda traz boa sorte. Pronto para levar um vaso de dinheiro em penca para casa? Também conhecida como tostão ou mosquitinho, possui pequenas folhas de três a cinco centímetros.

dinheiro em penca

Na cultura popular, acredita-se que atraia dinheiro e boa fortuna! Cresce pouco na horizontal, chegando a 10 centímetros no máximo, e logo seus galhos caem, formando uma bela cascata verde.

Muito versátil, ela se dá bem em iluminação indireta e sob sol direto. A rega pode ocorrer todos os dias durante os meses quentes. No inverno, é importante protegê-la, pois não suporta temperaturas baixas.

22. Peperômia

A Peperômia scandens, chamada apenas peperômia comum, é uma planta que ganhou popularidade nos últimos anos. Possui folhas médias, entre cinco e dez centímetros, em diferentes tons de verde-claro.

peperomia

Suas ramas caem delicadamente em caminhos angulosos, formando belos desenhos. Fácil de cuidar, precisa apenas de boa luminosidade e muita água, podendo ser regada diariamente.

Além da peperômia comum, há a chamada peperômia-melancia, que possui folhas grandes e verde-escuras, com traços brancos que lembram melancia. As duas espécies precisam do mesmo cuidado e se dão muito bem em ambientes internos.

23. Rhipsalis

Este gênero de suculenta desperta atenção por seu aspecto distinto. Possui caules finos que caem delicadamente, com um aspecto denso e chamativo. Por isso seu nome comum: cacto-macarrão!

Rhipsalis 1

Cuidar da rhipsalis não é difícil. Basta colocá-la em um espaço com muita luminosidade mas longe dos raios diretos do sol.

Regue de duas a três vezes por semana. A rhipsalis possui uma floração delicada, com pequenas flores brancas, que ocorre de março a outubro.

24. Rabo de Burro

A Sedum morganianum é uma planta mexicana, conhecida como rabo de burro. É um curioso tipo de suculenta que tem despertado a atenção de quem busca plantas para dentro de casa.

rabo de burro

A planta cai em cachos grossos, formando uma composição interessante. Colocá-la em um local a meia-sombra é ideal para que ela cresça forte e saudável. Regando uma vez por semana você irá manter a umidade correta.

Na dúvida, sempre verifique se o substrato está seco. Se bem cuidada, dá flores pequenas e delicadas, em tons de rosa ou branco.

Plantas coloridas para dentro de casa

Quem disse que apenas o verde está permitido em ambientes internos? Algumas plantas para dentro de casa possuem lindas cores! Se você busca uma decoração cheia de energia, uma das espécies abaixo certamente é a escolha perfeita!

25. Orquídea

Uma das flores mais valorizadas no mundo da decoração, a orquídea traz um toque de classe para qualquer ambiente. Se você é um dos que sonha em uma orquídea em casa, saiba que o ambiente interno é perfeito para estas plantas!

orquidea

As orquídeas crescem embaixo de árvores e, por isso, não se adaptam ao sol direto. Gostam de meia-sombra e espaços bem ventilados. Elas devem ser regadas uma vez a cada três ou cinco dias, dependendo da temperatura.

Contudo, deve-se molhar apenas as raízes, pois as folhas demoram para secar e podem ser contaminadas por fungos. Há muitas espécies de orquídeas, e certamente há uma perfeita para sua casa.

26. Marantas

Para quem gosta das folhagens, mas busca adicionar um pouco de cor ao ambiente, as marantas são perfeitas. Esta planta possui folhas longas, em verde-escuro, com manchas mais claras fazendo delicados desenhos.

Planta para dentro de casa

Porém, na parte interior, a maranta é de um roxo vivo e vibrante, que combina com diferentes ambientes. Se adaptam muito bem em locais fechados, e precisam de luz indireta.

Para regá-la corretamente, observe o substrato: quando está muito seco, é hora de regar. Geralmente, a hidratação deve ocorrer uma vez a cada três dias. A maranta é uma planta de porte pequeno, que fica muito bem sobre aparadores ou mesas.

27. Trapoeraba Roxa

Para quem é fã de cores vibrantes, a trapoeraba roxa é uma ótima pedida. Muito comum em jardins, esta planta rasteira desperta atenção por sua cor lilás intensa.

Plantas para dentro de casa

Suas folhas pequenas nascem perpendicularmente e, muitas vezes, é criada como uma planta pendente. Diferente de outras espécies, a trapoeraba roxa gosta de sol direto.

Por isso, ela é muito indicada para a janela mais iluminada da casa. Regue duas vezes por semana, sem encharcar o solo. Além de sua bela folhagem, a trapoeraba roxa também possui delicadas flores roxas, que nascem durante todo o ano.

28. Bromélia

Exótica, diferente e colorida, a bromélia é uma planta para todos os gostos! Apesar de se desenvolverem bem em jardins, se dão muito bem em ambientes internos e em vasos. Gostam de muita luminosidade e ficam felizes próximas a janelas.

plantas para dentro de casa

São plantas de regiões úmidas e gostam de água. Possuem reservatórios entre suas folhas que guardam umidade durante as estações mais secas. Para monitorar se sua bromélia precisa se hidratar, basta verificar se há água entre as folhas.

Sua parte superior é de um colorido intenso e, uma vez na vida, a bromélia dá uma flor belíssima!

29. Lambari

A lambari é uma planta de fácil trato, perfeita para jardineiros inexperientes. Se adapta a todos os ambientes, e é muito comum em jardins verticais. Pode crescer de forma rasteira ou pendente.

Planta para dentro de casa

É indicada para meia-sombra ou locais com luz indireta. Gosta de muita água, e pode ser regada diariamente ou a cada dois dias. Ela prefere climas quentes, e deve ser protegida nos dias mais frios.

30. Begônia

Para quem gosta de flores, mas não tem muito espaço, a begônia é uma planta para dentro de casa perfeita!

Originária da América Central, se adapta bem em diferentes ambientes e, por isso, se tornou tão popular no mundo inteiro.

Possui flores coloridas e vibrantes que encantam qualquer ambiente. Gostam de sol e muita luz, mas, é preciso protegê-las nas estações mais frias. Sempre que o solo estiver seco, é hora de regar. Bem cuidada, a begônia encherá a casa de flores o ano inteiro!

planta para dentro de casa

Com tantas opções, não há desculpas para você não transformar seu lar em um verdadeiro jardim, não é mesmo? Com a combinação perfeita, as plantas para dentro de casa vão enriquecer seu ambiente, contribuir para a decoração e trazer boas energias!

Se você é um jardineiro iniciante ou deseja manter suas plantas sempre bonitas, pode contar com a Petz! Em nossas lojas, você encontra fertilizantes e materiais para jardinagem, além de plantas de todos os tamanhos e para todos os gostos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog