Plantas para ter no quarto: 7 plantas que fazem bem para o ar e deixam o ambiente lindo

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 22, 2021

Plantas
Plantas para ter no quarto: 7 plantas que fazem bem para o ar e deixam o ambiente lindo
Tempo de leitura: 5 minutos

Um toque de verde sempre vai bem em qualquer decoração. Por isso, muitas pessoas procuram plantas para ter no quarto. Afinal, quem não sonha em dormir em um espaço elegante e confortável? 

hera e outras plantas no quarto

A boa notícia é que algumas espécies, além de charmosas, ainda trazem benefícios para o sono, purificando o ar e perfumando o ambiente. Está procurando plantas para ter no quarto? Continue lendo! Separamos sete plantas boas para ter no quarto que vão te encantar.

1. Espada-de-São-Jorge

Há muitos motivos para colocar a espada-de-São-Jorge no topo da lista de plantas para ter no quarto. Primeiramente, é uma espécie de fácil trato. Como o quarto geralmente não é um espaço que recebe luz solar direta, a Espada-de-São-Jorge se encaixa perfeitamente. 

Outro ponto positivo é que, de acordo com a crença popular, essa plantinha protege contra as energias ruins. Ou seja, um sono mais tranquilo para os donos do quarto. Para ter essa planta basta procurar um espaço com iluminação indireta. As regas não devem ser muito frequentes, sendo uma vez a cada dez dias o suficiente. 

2. Suculentas

Charmosas e versáteis, as suculentas estão entre as plantas para se ter no quarto mais procuradas. E basta olhar para um belo vaso para entender sua popularidade. Não há como não se apaixonar por essas verdinhas. 

Além de encantadoras, são de fácil trato e se adaptam bem a diferentes ambientes. Há diversos tipos de suculentas, cada uma com seu estilo. É possível ter um vaso pequeno, com uma espécie mais delicada, ou um recipiente maior, com várias espécies convivendo em harmonia. 

Cuidar de suculentas é relativamente fácil. Basta encontrar um local com iluminação indireta e regar uma vez a cada 10 ou 15 dias. Lembre-se de que essas plantinhas possuem uma reserva de água natural. Por isso, não exagere nas regas. 

3. Lavanda

Com aparência delicada e um doce perfume, a lavanda dá um toque de sofisticação em qualquer ambiente. Essa planta, também chamada de alfazema, é muito comum nos países do Mediterrâneo. 

Graças à sua beleza e seu aroma, a erva conquistou o mundo. Além de delicioso, o cheiro característico da lavanda possui efeitos calmantes. Assim, essa é uma ótima opção entre as plantas para ter dentro do quarto. 

Apesar de ser uma planta mais delicada, também é possível cultivar lavanda em vasos e ambientes internos. Para isso, basta escolher um ambiente bem iluminado, que receba ao menos seis horas de sol direto por dia. 

A alfazema também gosta de locais mais secos, por isso, as regas devem ocorrer, em média, a cada cinco dias. Para saber se é hora de colocar água, basta observar se o solo está muito seco.

4. Citronela

A citronela é bem conhecida graças a seu aroma característico, que possui o poder de afastar insetos. Além dessa característica mais que bem-vinda, seu perfume é agradável e possui propriedades calmantes. Com tantas características positivas, a citronela não pode ficar fora da lista de plantas para ter no quarto de dormir

É uma espécie acostumada aos climas tropicais. Por isso, precisa de muita luz, recebendo sol direto ao menos seis horas por dia. Além disso, as regas devem ser diárias ou, no máximo, a cada dois dias. Para saber a hora de regar, observe se o solo está muito seco.

suculentas

5. Lírio-da-paz

O lírio-da-paz pode até não ter propriedades terapêuticas, mas certamente é uma das melhores plantas para ter no quarto. Delicada e charmosa, é conhecida por sua bela flor branca com uma haste amarela. As folhas, largas e verde-escuro, também possuem seu charme. 

Muita gente acredita que ter planta no quarto faz mal, mas o lírio-da-paz é um bom exemplo de florzinha de fácil trato, que se adapta a diferentes ambientes, inclusive internos, e não prejudica em nada a nossa respiração. 

A iluminação deve ser indireta e, por isso, adora ficar próximo a janelas ou varandas. As regas devem ocorrer com frequência, de três a cinco vezes por semana, dependendo da estação. Para saber a hora certa, fique de olho no solo. 

6. Babosa

A babosa, também chamada de aloe-vera, é uma das espécies mais adoradas graças a seus inúmeros benefícios terapêuticos. Essa planta milenar possui folhas grossas e firmes, repletas de um gel hidratante rico em vitaminas. 

Porém, não é só a parte de dentro da babosa que é benéfica. De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, a babosa está entre as plantas que mais produzem oxigênio. 

Por isso, ter essa verdinha por perto é sempre uma ótima ideia. Apesar de ser considerada uma planta de fácil trato, a babosa precisa de muita luz solar. Por possuir um grande reservatório de água, as regas devem ser mais raras. Colocando água uma vez por semana a babosa crescerá feliz. 

7. Hera

Procura plantas para ter em casa ou no quarto? A hera é uma opção que adiciona um toque de charme em qualquer ambiente. Essa espécie é conhecida por suas folhas pequenas e estilosas, que caem de forma elegante pelo vaso. 

Além de seu potencial decorativo, a hera também traz benefícios na hora de dormir. Isso porque, de acordo com uma pesquisa publicada pela NASA, ela é uma das campeãs em produções de oxigênio. 

A hera se adapta a diferentes ambientes, se dando bem tanto em locais ensolarados como naqueles com luz indireta. Quanto a rega, o ideal é realizá-la a cada 5 dias, sempre que o solo estiver seco. 

lavanda no vaso

Conhecer as plantas para ter no quarto é uma forma de ter um lar mais bonito e com ar de qualidade. Se você deseja aprender a plantar e utilizar diferentes tipos de produtos, como adubo e fertilizantes, confira o blog da Petz. Aqui, você encontra diferentes informações e tutoriais!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *