Plantas

Conheça 10 plantas pendentes para deixar sua casa incrível!

Publicado em 21 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Um toque de verde sempre adiciona ainda mais charme à decoração. Neste sentido, as plantas pendentes possuem um poder ainda maior de transformar o ambiente! Com desenho elegante, elas se adaptam a diferentes locais, emprestando elegância para a sala, a cozinha ou outro cômodo da sua casa! 

planta pendurada

Basta utilizar a criatividade e adquirir a espécie mais adequada para seu lar. Para  ajudar você a fazer a melhor escolha, preparamos este guia com dez plantas pendentes para interior e exterior que deixarão qualquer espaço ainda mais incrível! 

Plantas pendentes que não precisam de sol

Para saber qual planta escolher para a sua casa, confira a lista a seguir e saiba qual é a ideal para o seu lar.

1. Peperômia 

A peperômia é uma espécie indicada para quem ainda não desenvolveu o famoso “dedo verde”! De fácil trato, ela é uma das queridas entre os decoradores, já que se adapta a diversos ambientes. 

Ela precisa de iluminação indireta. Assim, se você está procurando plantas suspensas que não precisam de sol, a peperômia é a espécie perfeita! As regas devem ser frequentes, sempre que o solo estiver seco. Só tome cuidado para não encharcar o ambiente. 

2. Samambaia

Uma das espécies mais clássicas dos lares brasileiros entra na lista das plantas pendentes que não precisam de sol. Com belo aspecto selvagem, esta verdinha é sempre uma boa opção para quem pretende dar um up na decoração. 

A samambaia é tida como uma espécie de fácil trato, mas não se engane. Como é originária de ambientes tropicais, ela precisa de uma boa hidratação. Regas diárias são necessárias e, de preferência, utilizando um borrifador para molhar as folhas. Fique de olho na primavera e no verão, quando as regas podem ser ainda mais frequentes!

3. Rhipsalis

A rhipsalis destaca-se pelo aspecto diferente. Com galhos finos e compridos, possui uma aparência única, lembrando um emaranhado de fios esverdeados. Inclusive, essa é a origem do nome popular dela: “cacto-macarrão”.

Para quem busca uma espécie cheia de personalidade, a rhipsalis é uma ótima escolha! Ela gosta de luz indireta e, por ser parente de suculentas pendentes, não precisa de água com tanta frequência. Por isso, também é uma boa opção para jardineiros iniciantes.

4. Lágrimas-de-bebê 

A lágrimas-de-bebê é outra planta pendente de sombra que não pode faltar na decoração da sua casa! Também chamada de barba-de-moisés, essa espécie possui folhas pequenas e verdes-claras, que dão um toque de delicadeza ao ambiente. 

Ela necessita de iluminação indireta, entrando na lista das plantas pendentes que não precisam de sol. A rega deve ocorrer de forma regular e, de preferência, com um borrifador, para equilibrar a distribuição de água. 

Plantas pendentes que gostam de sol 

Agora que você já conhece as plantas pendentes que não precisam de sol, continue lendo para aprender quais são aquelas que exigem a iluminação direta.

1. Clorofito 

O clorofito é indicado para quem busca uma plantinha resistente. Natural da África, ele possui folhas longas e elegantes, que se espalham pelo vaso, formando uma composição pendente. 

Além disso, adapta-se perfeitamente à iluminação direta, sendo uma das plantas pendentes de sol. Com regas regulares, o clorofito cresce de forma saudável e será uma ótima adição à sua decoração! 

2. Lambari

A lambari também é uma ótima adição à decoração do seu lar! Apesar de ser xará de uma espécie de peixe, essa planta de tons arroxeados leva charme fora do aquário. 

Como necessita de pouca luz direta, a lambari é uma boa opção para apartamentos, emprestando um belo colorido para o ambiente! As regas devem ocorrer de forma regular, uma vez a cada dois dias ou sempre que o solo estiver seco. 

3. Dedo-de-moça

Quer trazer um toque de fofura para a sua decoração? Então, saiba que a dedo-de-moça é a espécie ideal! Os galhos crescem em forma de charmosos cachos, conquistando a todos!

Considerada um dos tipos de suculentas pendentes, a dedo-de-moça ainda precisa de poucos cuidados. Adapta-se perfeitamente ao sol direto. Com regas a cada dois ou três dias, ela cresce bela e saudável!

suculenta para pendurar

Plantas pendentes com flores

Para terminar a lista, confira algumas espécies que apresentam flores e escolha a melhor para o seu lar.

1. Flor-de-maio

Você está procurando flores pendentes? Então, a flor-de-maio é uma ótima pedida! Essa espécie é conhecida pela flor em charmosos tons avermelhados, que surgem durante os meses de abril, maio e junho. 

A flor-de-maio também se encaixa perfeitamente em ambientes fechados, contanto que receba uma boa dose de luminosidade todos os dias. Além disso, precisa de um solo úmido, por isso, as regas devem ser regulares. 

2. Petúnia

Você sabia que a petúnia é uma espécie brasileira com nome derivado do guarani? Com tanto charme e beleza, ela conquistou o mundo! Hoje, está entre as plantas pendentes com flores favoritas de muita gente! 

Possui flores pequenas, delicadas e em diferentes cores, combinando com diversos ambientes! Gosta de iluminação direta e regas regulares, que devem ocorrer a cada dois ou três dias, dependendo da estação. 

3. Lobélia-azul

Se você tiver um vaso de lobélia-azul em sua casa, pode ter uma certeza: essa plantinha será o centro das atenções! Isso porque a floração é bem intensa e, durante os meses em que ocorre, é possível admirar uma verdadeira cascata de florezinhas! 

Além disso, o tom roxo-azulado é elegante e possui um toque de sofisticação! Ela necessita de sol pleno e regas constantes para crescer de forma saudável. Por isso, atenção à plantinha! Depois da floração, é importante podá-la, retirando as partes velhas e estimulando a renovação. 

várias plantas pendentes

Já começou a imaginar como vai incrementar essas plantinhas na sua decoração? Então, confira mais conteúdos como este no blog da Petz para mais dicas! São centenas de indicações que farão de você um verdadeiro especialista. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog