Plantas suculentas: descubra o que é verdade ou mito sobre elas

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 27, 2021

Curiosidades
Plantas suculentas: descubra o que é verdade ou mito sobre elas
Tempo de leitura: 4 minutos

Elas se adaptam a qualquer ambiente, são muito charmosas e  fáceis de serem cuidadas. Tem como não se apaixonar pelas plantas suculentas? Essas irresistíveis companheiras nunca saem de moda e sempre caem como uma luva em qualquer decoração. 

suculenta em vaso de concreto

É verdade que essas pequenas verdinhas não demandam muito cuidado. Entretanto, cactos e suculentas também guardam alguns segredos. Para você, que sempre sonhou com um belo jardim, continue lendo! Separamos sete mitos e verdades sobre os cuidados com as plantas suculentas! 

1. As plantas suculentas armazenam água: verdade!

Essa é a característica principal das plantas suculentas. De acordo com biólogos, esse grupo é caracterizado por plantas que armazenam água em seu organismo, permitindo um estoque para períodos mais secos. Assim, muitas dessas espécies não necessitam de rega diária. 

Entretanto, também precisamos lembrar que essas verdinhas possuem grande variedade de tipos, e os cuidados com suculentas nem sempre serão os mesmos. Tudo depende da espécie. A Crassula Ovata, conhecida como planta jade, é uma das que precisam de pouca rega, por exemplo.

2. Plantas suculentas possuem folhas “fofinhas”: meia-verdade!

Podemos dizer que se trata de uma meia-verdade. Você provavelmente já viu aquelas plantas charmosas cujas folhas possuem um aspecto “fofinho”, não é mesmo? Pois saiba que elas são, sim, plantas suculentas. 

Entretanto, não são todos os tipos de suculentas que possuem essa aparência. Isso porque elas possuem capacidade de armazenar água em diferentes partes do seu sistema, como folhas, raízes ou caule. 

Assim, não são todas que possuem as tradicionais folhas “gordinhas”. Algumas espécies bem populares, como a Sedum Adolphi e as Espadas-de-São-Jorge, se destacam por seu aspecto diferente do resto da família!

3. Plantas suculentas não precisam de água: mito!

É uma confusão muito comum entre os jardineiros de primeira viagem achar que plantas suculentas não precisam de água. Como elas armazenam água, muitas vezes acredita-se que não precisam ser regadas. 

Entretanto, a verdade não é bem essa. Realmente, essas verdinhas precisam de menos água que a maioria das espécies. Mas se você esquecer completamente de regar sua suculenta, nem mesmo essa plantinha pode sobreviver. 

A indicação é regá-las uma vez a cada uma ou duas semanas nos dias mais quentes. Durante as estações frias, a rega pode acontecer uma vez a cada três ou quatro semanas. 

Apenas lembre-se de não exagerar na água e evitar molhar as folhas, já que muita umidade enfraquece suas estruturas. Para não errar, a dica é sempre verificar a terra. Se estiver seca, já é hora de regar. Caso ainda esteja úmida, espere mais alguns dias. 

várias plantas suculentas em diferentes vasos

4. Plantas suculentas gostam de sombra: mito!

É verdade que as plantas suculentas são perfeitas para ambientes internos e se adaptam a diferentes locais. Entretanto, é um mito acreditar que as verdinhas sobrevivem em qualquer condição. 

Na verdade, a iluminação é um fator-chave para uma planta bonita e saudável. Devemos lembrar que, de acordo com biólogos, os tipos de plantas suculentas vivem em ambientes áridos e secos, onde o sol é forte a abundante. 

Assim, na maioria das vezes, quanto mais iluminação, melhor. Caso em seu lar não haja incidência de sol direto, não tem problema. A iluminação indireta é o suficiente para a planta suculenta obter todos os seus nutrientes. Procure sempre deixá-las perto das janelas, onde as condições geralmente são favoráveis.

5. Plantas suculentas crescem em qualquer vaso: verdade!

Verdade. Essa é mais uma das qualidades das plantinhas suculentas: elas se adaptam ao espaço em que estão! Por isso, é comum encontrarmos diferentes espécies em recipientes pequenos, perfeitos para uma decoração delicada. 

É tanta adaptabilidade que muitas pessoas escolhem a planta suculenta como uma lembrança ou um presente singelo. Entretanto, para aqueles que possuem mais espaço, também é possível montar vasos grandes e chamativos. A Sedum Morganianum, ou rabo-de-burro, pode ficar grande e bonita suspensa.  

6. Plantas suculentas não precisam de poda: verdade!

Outra característica das suculentas que as tornam tão indicadas para jardineiros iniciantes: a maioria delas não precisa de poda. O processo de aparar alguns galhos estimula um crescimento mais controlado de algumas espécies, além do aparecimento de flores e frutos. Porém, para elas, isso não é necessário. 

A maioria das espécies possui um crescimento equilibrado e nem todas florescem com o tempo. Entretanto, fique atento às folhas frágeis e amareladas. É indicado retirá-las para que a planta ganhe mais energia.

7. Planta suculenta “pega” facilmente: verdade!

As suculentas costumam crescer sem muita dificuldade e, por isso, possuem essa fama de “pegar” facilmente. Se quiser saber como plantar suculentas, basta retirar de forma delicada uma folha adulta e colocá-la com a base na terra. Em pouco tempo a plantinha estará crescendo e se desenvolvendo. 

diversas suculentas

Com essas dicas sobre plantas suculentas você poderá embelezar qualquer ambiente. E para mais conteúdo relacionados a plantas e cultivos, confira o blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *