Plantas

Plantas venenosas: 7 espécies para se ter cuidado

Publicado em 13 de julho de 2020

Tempo de leitura: 5min

Lindas, coloridas e tóxicas! As plantas venenosas despertam interesse não só pela beleza, mas também por suas características peculiares. E não pense que essas espécies são exclusivas de florestas distantes e matas exóticas.

copo de leite é venenoso

Algumas flores, muito comuns em jardins, também possuem alta toxicidade. Gostaria de saber mais? Continue lendo para conhecer sete tipos de plantas venenosas com as quais devemos ter cuidado! 

1. Comigo-ninguém-pode

Muita gente tem dúvida se a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. No topo da lista, essa espécie, como o próprio nome indica, não é flor que se cheire. Entretanto, isso não diminui sua popularidade! 

Com folhas largas e um belo tom verde-claro, a comigo-ninguém-pode é muito comum entre os lares brasileiros. Entretanto, suas folhas, caule e raiz possuem oxalato de cálcio, uma substância tóxica que tem formato de pequenos cristais. 

Quando ingerida, seus cristais lesionam as células, causando irritação e inchaço. Se atingir a garganta, a intoxicação por oxalato de cálcio pode causar asfixia, levando até mesmo à morte. 

Um estudo da USP publicado em 2018 demonstrou que a comigo-ninguém-pode é a planta que mais intoxica pets no Brasil! Assim, caso decida ter essa espécie em casa, tome cuidado com suas folhas. 

2. Caládio

O caládio, também chamado de tinhorão ou coração-de-jesus, é uma espécie muito apreciada por seu valor ornamental. Com suas belas folhas, largas e coloridas, o caládio adiciona um toque de charme a qualquer jardim

Entretanto, essa verdinha também está na lista de plantas venenosas. O caládio possui oxalato de cálcio, causando irritação e inchaço em todo o corpo. É especialmente perigoso para pets e crianças que, muitas vezes, atraídos pela beleza da planta, acabam levando-a à boca. 

3. Espirradeira

A espirradeira, também chamada de oleandro, é uma espécie oriental muito comum no Brasil. É uma árvore baixa, com belas flores coloridas que nascem em formato de cacho. 

Suas folhas são finas e verde-escuras, e seu galhos são pequenos e frágeis. As flores são charmosas, em diferentes tons de vermelho. Entretanto, apesar de muito bonita, todas as partes dessa planta são tóxicas e perigosas. 

A espirradeira contém uma substância chamada oleandrina. Quando ingerida, causa problemas estomacais. Em casos mais graves, ataca o coração, causando parada cardíaca. Por isso, a espirradeira está entre as flores tóxicas mais perigosas! 

antúrios vermelhos

4. Bico-de-papagaio

Também chamada de poinsétia ou manhã-de-Páscoa, essa planta venenosa também é muito popular em adornos. Com linda folhas em tom verde-escuro e vermelho, essa espécie é comum especialmente no Natal. 

Apesar de sua popularidade, a bico-de-papagaio também apresenta perigos para a saúde. Sua seiva possui um látex tóxico que, quando entra em contato com a pele, pode causar inflamações. 

Entre os sintomas, os mais comuns são coceira, irritação e inchaço. Caso seja ingerida, também pode causar enjoos e diarreia. A bico-de-papagaio, entretanto, possui uma toxicidade baixa e raramente causa grandes problemas. 

5. Copo-de-leite

O copo-de-leite também é um planta venenosa muito popular. Seu nome é originado de sua linda flor branca, que possui um formato de cone e uma delicada haste amarela. O copo-de-leite é comum tanto em vasos como em pequenos jardins. 

Entretanto, também possui um grau alto de toxicidade. O copo-de-leite contém oxalato de cálcio e, quando ingerido, causa irritação, inchaço e inflamação. Assim, o melhor é deixar a planta longe do alcance de crianças. 

6. Saia-branca

A saia-branca também é uma espécie muito popular, especialmente na região nordeste. Com uma flor delicada e charmosa, é comum em parques e praças, sendo raramente cultivada em casa. Cresce no formato de um pequeno arbusto. Suas flores, grandes e brancas, são pendentes, parecendo uma pequena saia. Daí seu nome usual. 

Porém, não se deixe enganar pelo nome charmoso: a saia-branca representa um grande perigo. As flores e folhas possuem alcaloides beladonados, substâncias que causam problemas neurológicos e cardíacos. Em alguns casos, a saia-branca pode levar à morte. 

7. Antúrio

Resistente e muito charmoso, o antúrio é uma espécie extremamente comum. Possui folhas largas e verde-escuras, com flores delicadas em tons de vermelho e uma haste dourada. Muito resistente, é uma das preferidas na decoração. 

Apesar de sua popularidade, o antúrio também está na lista de flores venenosas. Assim como outras espécies similares, possui oxalato de cálcio, causando irritações e inchaços. A quantidade é pequena e, por isso, o antúrio não representa um grande perigo para adultos. Entretanto, devemos ficar de olho caso tenha pets ou crianças em casa. 

Essas plantas venenosas são as mais comuns em jardins e casas de todo o mundo. Porém, devemos lembrar que qualquer espécie de vegetal pode ter um grau de toxidade caso a pessoa apresente alergia a alguma de suas substâncias. Por isso, quando for jardinar, lembre-se de estar bem equipado, com luvas, tesouras para poda e regadores.

comigo-ninguém-pode é venenoso

Depois de conferir as sete plantas venenosas mais populares do país, acesse o blog da Petz e saiba outras dicas e curiosidades sobre jardinagem e plantio.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog