Curiosidades

Você sabe quando regar samambaia?

Publicado em 08 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

As samambaias são uma das plantas mais populares, por isso compõem a decoração de muitas casas brasileiras. É difícil que alguém não tenha visto uma dessas de perto em algum momento da vida, mas será que as pessoas sabem quando regar samambaia sem prejudicar a raiz dela?

plantação de samambaias já desenvolvidas.

Embora sejam super-resistentes, elas pedem alguns cuidados para se manterem saudáveis e bonitas. A quantidade de água que podem receber, por exemplo, faz parte do pacote de cuidados. Sendo assim, vamos compartilhar dicas para o cultivo correto dessa planta tão amada.

Vantagens de ter uma samambaia em casa

Por incrível que pareça, as samambaias são plantas pré-históricas, portanto uma das habitantes mais antigas do planeta. Elas foram essenciais para o povoamento de animais terrestres, servindo de habitat e de alimento, além de ajudarem a enriquecer os solos, propiciando a formação de florestas.

Porém, saiba que os benefícios delas não ficaram no passado. Além de serem fáceis de cultivar, as samambaias têm a fama de afastar energias ruins do ambiente onde se encontram, e as folhas são verdadeiros filtros do ar. Sem falar que são muito utilizadas para decoração, deixando o local com um clima muito acolhedor.

De clima tropical, essas plantas são facilmente encontradas em regiões úmidas com forte presença de mata, mas podem ser cultivadas em vasos e pequenos jardins. Basta seguir alguns cuidados para ter tranquilamente um exemplar no seu apartamento.

Como cuidar da sua planta em casa 

O primeiro passo para cultivar samambaia é enriquecer o solo com adubo orgânico, preferencialmente com grande quantidade de cálcio, como farinha de osso ou cascas de ovos. Essa adubagem deve ocorrer na primavera ou no outono, quando elas estão em crescimento ativo.

Ainda sobre o solo, o ideal é adicionar um pouco de areia nele, para absorver o excesso de água. É um recurso barato, fácil de adquirir e aplicável tanto nas plantas de dentro como nas de fora de casa.

Também é importante saber que o vento em excesso pode queimar as folhas, mas ainda é necessário mantê-las em um local arejado para não crescerem fungos nas folhas. Dessa forma, escolha um lugar na sua casa com essas características.

Outra sugestão para o cultivo é colocá-la em um ambiente muito parecido com o habitat: úmido e sombreado. Próximo à janela ou dentro do banheiro são lugares em sua casa onde a sua nova amiga se sentirá muito confortável.

Inclusive, a umidade é um detalhe fundamental para o crescimento, por isso a rega deve ser levada a sério. Veja a seguir como cuidar de samambaia e administrar a quantidade de água oferecida da melhor forma, sem causar grandes prejuízos. 

Quando regar as samambaias?

Essa dica talvez seja a mais valiosa quando se trata do cultivo de plantas que adoram umidade. Algumas pessoas costumam regar samambaia com muita frequência, pensando agradar, mas tudo na vida tem um equilíbrio.

samambaia pendurada na parede.

Em casos extremos, as plantas vão dar alguns sinais: as folhas e os galhos moles indicam água em excesso no solo, enquanto as folhas secas sinalizam o oposto, a extrema falta de água. Porém, antes de chegar a essas condições, o melhor a fazer é regar com regularidade, observando sempre a umidade do solo.

O segredo para não encharcar a plantinha é não molhá-la se, ao tocar o solo, seu dedo sair sujo. Isso indica que a terra está suficientemente molhada. Essa é uma tática simples, mas ajuda a saber quando regar samambaia e não “errar a mão”.

Além do solo, a umidade do ambiente é importante, então coloque um recipiente com água próximo da samambaia. Isso manterá o clima propício para o cultivo, e sua plantinha ficará ainda mais feliz.

Confira 5 sinais da rega excessiva 

Como dissemos acima, muitas pessoas não sabem quando regar samambaia e costumam exagerar na dosagem de água. O excesso pode impedir as raízes de respirar, então elas se afogam.

Nem tudo está perdido! Alguns casos podem ser revertidos, basta observar atentamente as condições da plantinha e, quanto antes detectar o problema, mais chances ela terá de sobreviver. Confira alguns sinais muito comuns que revelam o excesso de água.

  1. Folhas amarelas e moles;
  2. Folhas novas e velhas caindo em excesso;
  3. Base do caule pastosa ou instável;
  4. Folhas com manchas marrons contornadas por amarelo;
  5. Fungos ou bolor na superfície do solo.

Como reverter esse quadro?

Para reverter o quadro, simplesmente pare de regar durante as próximas semanas e aguarde que a planta se recupere. Caso todos os sinais sejam identificados, o ideal é replantar, cortando as partes afetadas das raízes. Se for utilizar o mesmo vaso, lave-o com desinfetante e enxugue-o muito bem antes de usar.

Se você tiver a oportunidade de plantar samambaia, indicamos colocar pedras no fundo do vaso, cobrir com a terra e o substrato próprio para esse tipo de planta. Isso impede o solo de reter a água, e a probabilidade de causar danos pode diminuir.

mão segurando a mangueira soltando água.

Agora que você já sabe quando regar samambaia, que tal ter um exemplar para embelezar a sua casa? Não se esqueça de passar em uma das lojas da Petz para adquirir fertilizantes e adubos especiais para a sua planta. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog