Plantas

Conheça 7 tipos de bromélias

Você sabia que existem mais de 1.500 tipos de bromélias somente no território brasileiro? Como é uma planta nativa das Américas, ainda há várias espécies espalhadas por toda extensão do continente, desde as mais comuns até as mais raras.

Se você é fã de bromélias, a boa notícia é que esta planta pode ser facilmente cultivada em vasos, troncos, xaxim ou até kokedama. É só escolher uma maneira e colocar a “mão na terra” para começar a construir o seu jardim.

Não sabe quais tipos de bromélias começar a cultivar? A seguir, contamos sobre sete espécies para ter no jardim, já começar o plantio e dar mais cor à sua casa. Vamos lá!

Bromélia-imperial

A bromélia-imperial é a espécie mais popular entre os paisagistas, devido às folhas largas e longas de tons esverdeados e avermelhados. Esta planta chega a medir 1,5 m de diâmetro.

É fácil identificar uma bromélia-imperial! As folhas possuem uma forma de roseta e as flores são delicadas em branco-creme ou amarelo. Inclusive, uma dica: para que ela se desenvolva, as folhas precisam ser plantadas no centro do vaso.

Por conta da popularidade, esse é um dos tipos de bromélias listadas entre as espécies em extinção. Por isso, para adquirir uma muda, é necessário pegar em um viveiro certificado pelo IBAMA.

Bromélia Aechmea

Outra espécie muito popular é a bromélia Aechmea, também conhecida como Aequimea. A fama se deve ao colorido (rosa e azul) e às folhas em formato de roseta.

Além disso, mesmo com o porte médio, essa planta pode ser facilmente cultivada em vasos de plástico e cerâmica. Para isso, basta manter a terra úmida, mas nunca encharcada, para não apodrecer as raízes da bromélia.

Bromélia Vriesea

Se você tem um espaço em casa em que não há sol pleno, a Bromélia Vriesea é uma ótima opção. Em contrapartida, a floração é durável e chama a atenção de todas as pessoas, devido à forte coloração amarelada.

Essa é uma das bromélias ideais para se ter dentro de casa, principalmente se você quer dar um toque verde na decoração da sala, por exemplo. Sem sol, frio ou vento, ela vai prosperar.

Bromélia Lulita

Já ouviu falar na bromélia Lulita? A planta chama a atenção pela metamorfose que passa com o decorrer do ciclo de vida: quando jovem, ela possui folhas verdes, mas vão surgindo pontinhos vermelhos e marrons com o passar dos anos, tornando a planta ainda mais encantadora.

Esse é um dos tipos de bromélias que pode durar anos. Inclusive, estima-se que o tempo de vida da Lulita é de cerca de dez anos, mas é possível encontrar espécimes com mais tempo.

Bromélia Ananas Comosus

A bromélia Ananas Comosus também recebe o nome de abacaxi ornamental. Essa planta adora o sol, por isso deve ser cultivada a sol pleno ou à meia sombra, sempre recebendo regas regulares.

Além disso, se você estiver pensando em cultivá-la, lembre-se de que o solo não pode ser compactado e deve ser enriquecido com matéria orgânica, por isso invista na adubação da planta.

Inclusive, uma dica: a bromélia Ananas Comosus não recebe o nome de abacaxi ornamental à toa, por isso, quando for manipulá-la, use luvas. A planta é cheia de espinhos!

Bromélia Guzmania

Um dos tipos de bromélias muito utilizadas na decoração de interiores é a Guzmania. Isso porque a floração é muito colorida e exuberante, em cores como: vermelho, roxo, amarelo, branco, vinho, verde, rosa e entre outras.

A melhor época do ano para plantá-la é o verão, quando o clima está mais quente. Afinal, a Guzmania adora ambientes quentes com alta umidade e boa iluminação. Por isso, ao escolher um lugar para deixar o vaso, prefira um local que tenha luz direta, preferencialmente um jardim.

Bromélia porto-seguro

Por último, o que acha de cultivar a bromélia porto-seguro na sua casa? Nativa das regiões da Mata Atlântica, ela é facilmente encontrada em estados brasileiros, como o Espírito Santo e a Bahia.

Ao contrário dos outros tipos de bromélias, ela possui uma coloração um pouco diferente, um pouco avermelhada, quase como as folhas do outono, trazendo um ar diferenciado ao ambiente. Além disso, as folhas têm formato de lâminas e podem atingir até 90 cm de comprimento.

Esse formato das folhas serve para garantir que haja um reservatório de água para a planta. É um artifício natural da própria bromélia para garantir a sobrevivência na natureza.

O que você achou de todos estes tipos de bromélias? No blog da Petz, há várias dicas sobre o cultivo de jardins, para ajudar você a pôr suas ideias em prática. Já se estiver precisando de um lugar para adquirir os materiais necessários, conte com o site da Petz. Acesse e confira o nosso catálogo online com preços acessíveis.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

15 horas ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

2 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

2 dias ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

2 dias ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

2 dias ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

2 dias ago