Infelizmente, o bem-estar do nosso jardim está sujeito às ações de agentes externos. Existem muitos seres que podem ser considerados parasitas de algumas espécies vegetais. É o caso de insetos, moluscos e até mesmo certas aves. Hoje, você saberá quais tipos de fungos nas plantas podem causar doenças.
Assim como os outros seres citados anteriormente, os fungos têm várias formas, cores e maneiras de agir. Enquanto alguns são inofensivos, outros causam sérios problemas às plantas dos nossos jardins. Em alguns casos, inclusive, podem levá-las à morte.
Por isso, é importantíssimo estar atento à presença de fungos nas plantas da sua horta, canteiro ou jardim. Você precisa saber identificar esses organismos, quais condições são favoráveis para seu surgimento e, é claro, como eliminá-los em caso de infestação.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas informações bem importantes sobre o assunto. Dessa forma, esperamos que seja mais fácil identificar os diferentes tipos de fungos nas plantas e oferecer os devidos cuidados às espécies do seu jardim. Não deixe de ler até o fim para tirar todas as dúvidas!
Para que você saiba como lidar com os diferentes tipos de fungos nas plantas, é necessário que antes entenda o que são esses seres. Diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, eles não estão relacionados a vegetais. Na verdade, fazem parte de um reino totalmente diferente.
Presentes em quase todos os tipos de ambientes terrestres, os fungos são conhecidos por gostarem de umidade, confinamento e escuridão. Alguns representantes bem populares do grupo são bolores e cogumelos (alguns, inclusive, podem ser consumidos como alimento pelos seres humanos).
No entanto, existem fungos microscópicos e que não podem ser vistos a olho nu. No geral, os organismos classificados dentro do Reino Fungi (grupo dos fungos) são heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento. Sendo assim, eles dependem da ingestão de matéria orgânica, como plantas e restos de animais.
Alguns desses organismos se alimentam de matéria orgânica morta, desempenhando o papel de decompositores. No entanto, outras espécies de fungos são parasitas e podem causar doenças em plantas, animais e até mesmo em nós, humanos. Um exemplo é a micose, que ocorre nos dedos dos pés.
Sendo assim, por mais que alguns fungos sejam inofensivos, outros podem acabar causando dores de cabeça. Dessa forma, é preciso conhecê-los e saber como evitar problemas. A seguir, saiba quais são os principais tipos de fungos nas plantas.
Quando se fala de fungos em plantas, a ferrugem costuma ser um dos problemas mais mencionados pelos jardineiros. Ela se manifesta por meio de manchas amareladas nas folhas, mais especificamente na parte de cima. Com o tempo, os locais atingidos começam a ressecar e assumem uma aparência deformada.
O primeiro passo para tentar reverter essa situação é isolar a planta das outras espécies no seu jardim. Assim, você evita que a doença se espalhe. Depois, pode todas as folhas afetadas e mantenha a planta em um local arejado, com bastante ventilação e luminosidade. Você também pode usar fungicidas em casos extremos.
A doença causada por esse fungo também é conhecida como “powdery mildew” e normalmente ataca folhas jovens. Ele pode ser identificado como uma espécie de mofo branco nas plantas e surge devido às altas temperaturas e concentração extrema de umidade no vaso ou no jardim.
A infestação de oídio pode se espalhar facilmente durante a fase de crescimento das plantas, pelos brotos, hastes ou folhas. Para controlar essa doença, é importante podar as folhas afetadas. Além disso, você pode utilizar soluções com vinagre, óleos, chás de alecrim, orégano, coentro e fungicidas encontrados na Petz.
O fungo cinza é outro vilão dos jardins. Ele costuma aparecer quando a planta se encontra em temperaturas entre 12 e 21ºC. O orvalho acumulado também pode ser um importante fator para o surgimento desse organismo. Ele é bastante comum no cultivo indoor.
Sendo assim, não é difícil encontrar esse fungo em suculentas e outras plantas em vasos dentro de casa. Pode ser um tanto quanto difícil tratar essa doença em plantas adultas. Portanto, recomenda-se o uso de fungicidas e a higienização constante dos equipamentos de jardinagem.
A melhor solução no combate aos fungos é apostar na prevenção. Afinal de contas, quando você se deparar com o surgimento desses organismos no seu jardim pode ser tarde demais para salvar suas plantas. Portanto, o primeiro passo é evitar condições favoráveis para seu surgimento.
Lembre-se de que os seres do Reino Fungi gostam de baixa luminosidade e muita água. Portanto, evite manter suas plantas em ambientes totalmente isolados da luz solar. Além disso, é importante não regá-las em excesso. Vale lembrar de checar se a drenagem do vaso está funcionando da maneira correta.
Agora que você sabe como identificar os principais tipos de fungos nas plantas do seu jardim, será fácil mantê-las saudáveis. Para mais dicas, continue explorando os conteúdos do blog da Petz!
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…