Plantas

Conheça 7 tipos de peperômia que vão te encantar

As peperômias são plantas famosas por serem extremamente fortes e não exigirem muita manutenção. Há mais de 1.000 espécies, mas selecionamos 7 tipos de peperômia para você ter em casa.

Quando está na natureza, a peperômia é encontrada em regiões úmidas e com pouca luminosidade. Em ambientes internos, o cultivo pode ser feito em jardins, vasos e jardineiras. Conheça alguns tipos de peperômia.

1. Peperômia-melancia (Peperomia argyreia)

A Peperomia argyreia também é conhecida como peperômia melancia, pois as folhas são como pequenas frutas. Ela é oriunda da Floresta Atlântica e surpreende pelo rápido crescimento.

Essa característica é devido ao pequeno porte e à suculência tanto do caule quanto das folhas, o que faz com que a planta tenha recursos autossuficientes para se desenvolver. Isso não quer dizer que não é necessário fornecer um bom substrato ou regas, mas isso é pouco rotineiro.

Para plantá-la em casa, basta obter um pequeno ramo e colocar em terra adubada e úmida. Em um piscar de olhos, você terá uma peperômia-melancia embelezando sua casa. Esse é um dos mais bonitos tipos de peperômia.

2. Peperômia-de-oração (Peperomia dolabriformis)

Esse é um dos tipos de peperômia que é suculenta. Isso quer dizer que ela retém água nas folhas, sendo a mais conhecida. Recebe o nome devido às folhas terem o formato de mãos em súplica.

Ela é originariamente peruana, podendo ser epífita ou terrestre, em troncos de árvores caídas. Os caules tornam-se lenhosos conforme a planta envelhece. Tem a necessidade de regas como qualquer peperômia suculenta.

3. Peperômia variegata (Peperomia obtusifolia variegata)

A peperômia variegata é nativa do México, da América Central e dos Estados Unidos. Ela é uma planta que se apoia em outras em vez de ficar no solo, mas não causa nenhum prejuízo, por isso não é uma parasita, mas epífita.

Ela cresce mais rápido e mais saudável se estiver em um ambiente com luz indireta. No entanto, consegue sobreviver em locais pouco iluminados por alguns meses. Também é uma suculenta, por isso, tome muito cuidado com as regas excessivas! Isso pode matar a verdinha.

4. Peperômia-cupido (Peperomia scandens)

A peperômia-cupido também é chamada de peperômia filodendro. Ela é uma planta epífita, pendente, muito linda e com folhas levemente avermelhadas, que lembram corações — razão do nome.

Assim como a maioria dos tipos de peperômia, essa opção prefere ambientes com meia-luz. Ela até gosta de viver em jardins e espaços abertos, desde que fique sempre na sombra. Por outro lado, não tolera geadas.

5. Colar-de-tartarugas (Peperomia prostata)

A Peperomia prostrata, também chamada colar-de-tartarugas, é outro exemplar suculento. O nome popular deve-se ao aspecto das folhas, que são como pequenos cascos de tartaruga em cordel.

Fica mais bonita se for cultivada de forma pendente, para exibir a linda folhagem. Por outro lado, as folhas são frágeis e sujeitas a se desprenderem da planta. Então, é melhor deixar o vaso em um local sem ventos fortes. 

6. Peperômia-rabo-de-rato (Peperomia caperata)

Essa peperômia é resistente e compacta, o que a torna ideal para quem tem pouco espaço em casa. Além disso, ela se adapta muito bem a ambientes internos. As folhagens chamam a atenção pela textura e pelo formato de coração.

Quando criada em condições ideais, produz ramos mais compridos, com espigas de flores brancas ou cremes, que se assemelham a rabos de ratos saindo da planta, daí o nome.

7. Piccolo banda (Peperomia albovittata)

A Peperomia albovittata é uma peperômia oriunda da China e do Vietnã. As folhas são muito parecidas com as da peperômia-melancia, porém com traços mais escuros, tendendo ao roxo.

Essa planta pode ficar diretamente ao sol, mas em horários em que a luz é mais amena. Caso contrário, as folhas podem se queimar. Esse tipo de peperômia é uma semi-suculenta, por isso as regas devem ser feitas quando o substrato já estiver um pouco seco.

A propagação dessa peperômia pode ser feita por meio dos ramos das folhas fincadas em um substrato fértil. Depois de cerca de dois meses, ela enraíza e começa a crescer.

Quando se trata de planta resistente e fácil de cuidar, a peperômia destaca-se! Por isso, escolha o tipo que mais te agrada e mãos à obra! Sua casa vai ficar muito mais bonita!

Esses foram alguns exemplos de tipos de peperômia para casa. Quer ter vasos superdescolados para suas plantas? Então, visite as lojas da Petz e conheça muitos outros produtos de jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

8 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

1 dia ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

1 dia ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

1 dia ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

2 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

3 dias ago