Conheça os principais tipos de vasos e saiba como escolher o ideal!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 18, 2020

Dicas
Conheça os principais tipos de vasos e saiba como escolher o ideal!
Tempo de leitura: 4 minutos

Não pense que os tipos de vasos influenciam apenas a decoração! Escolher o recipiente ideal para sua planta é um passo importante para sua saúde, desenvolvimento e floração. Isso porque, cada modelo possui suas características, sendo adequado para diferentes espécies. 

plantinha tomando chuva

Fazendo a escolha certa você poderá criar espaços charmosos e elegantes, com a certeza que suas plantas estão saudáveis. Pensando nisso, separamos os principais tipos de vasos para plantas e suas características. Continue lendo para conhecer! 

Tipos de vasos: material

Pensar o material é fundamental na hora de analisar os tipos de vasos. Hoje, encontramos diferentes suportes para as plantas, cada um com suas vantagens e desvantagens. Abaixo, analisamos os principais. 

Plástico 

O vaso de plástico um dos materiais mais comuns nos diferentes tipos de vasos. Apesar de ser leve, resistente e acessível, o plástico não é o produtos mais recomendado. 

Como é impermeável, dificulta a evaporação da água, tornando o ambiente muito úmido em alguns casos. Além disso, alguns vasos de plástico podem esquentar com o sol, prejudicando a saúde da planta. 

Cerâmica 

Elegante e resistente, o vaso de cerâmica se adapta perfeitamente a essa função. Sua composição permite que a terra fique sempre fresca e em uma temperatura agradável. 

Além disso, possui bastante permeabilidade, o que possibilita que a água corra pela terra sem problemas. Porém, graças a essa característica, a planta pode precisar de mais regas. Para evitar problemas é necessário checar a umidade com regularidade. 

Cimento 

Para quem procura um estilo rústico, o vaso de cimento é a opção ideal! Assim como a cerâmica, o concreto deixa a terra em uma temperatura agradável para o crescimento das plantas. 

Possui uma boa permeabilidade, o que também é positivo! Como contraponto, o vaso de cimento pode ser pesado e um tanto desajeitado. Por isso, é mais indicado para espaços externos. 

Polietileno

Os vasos de polietileno estão muito em alta graças a suas várias qualidades. Facilmente encontrados em lojas especializadas, esses produtos são produzidos em um plástico grosso e resistente. 

Sua composição especial evita o aquecimento da terra e, como mantém a umidade por mais tempo, podem ser uma boa ideia para certas espécies. Além disso, é um material muito versátil, sendo possível encontrar modelos de diferentes cores e texturas! 

jardim sendo preparado

Tipos de vasos: formato

Na hora de escolher o vaso de planta com melhor formato, não pense apenas na decoração. Algumas espécies precisam de ambientes com configurações específicas. Tudo vai depender das características da espécie escolhida. Conheça os principais formatos de vaso abaixo. 

Redondo 

O vaso redondo é o um dos mais clássicos! É possível encontrá-lo em diferentes tamanhos e de diversos materiais. Com uma boa profundidade, ele consegue receber a maioria das espécies sem problemas. É uma boa opção para quem busca algo simples e versátil. 

Bacia

Os vasos em formato de bacia possuem uma aparência rústica e charmosa. Combinam especialmente com as áreas externas, onde não é necessário se preocupar tanto com o espaço. 

Um ponto importante é observar a profundidade do recipiente, já que muitas vezes as bacias podem ser rasas. Nesse caso, é recomendado plantar uma espécie com raízes curtas, como as delicadas suculentas. 

Caixa

Assim como o nome indica, os vasos em formato de caixa são quadrados ou retangulares. Graças à sua aparência angulosa, se adaptam bem em ambientes com uma decoração moderna. 

Muitas espécies se adaptam aos vasos em formato de caixa. Como possui um espaço amplo, costuma ser utilizado para temperos e ervas aromáticas. 

Trapézio 

Os vasos em trapézio são caracterizados por possuir a parte inferior um pouco mais fina, criando um formato agradável e elegante. Geralmente, são altos e pesados, sendo recomendados para plantas grandes ou pequenas árvores

3 dicas para manter seu vaso sempre lindo

Agora que você já conhece os diferentes tipos de vasos, já pode escolher o recipiente perfeito para sua planta! E se você gosta de ver suas plantas sempre saudáveis, há algumas dicas que podem facilitar ainda mais a tarefa. Siga as recomendações abaixo para um ambiente incrível

1. Pense no futuro

É importante levar em consideração o tamanho de sua planta na hora de escolher o tipo de vaso perfeito. Porém, não se esqueça que nossas verdinhas também crescem com o tempo. Para evitar transposições, pense em como sua plantinha ficará no futuro! 

2. Podar é essencial

Saber como podar sua planta é muito importante para um crescimento saudável. Além de controlar o desenvolvimento, a poda elimina galhos e folhas velhas, distribuindo a energia de forma mais eficiente. Por isso, fique de olho em sua amiga e corte galhos sempre que necessário. 

3. Não tenha medo de transplantar

Se você tem uma plantinha que cresceu demais, não se preocupe. Transplantar é um processo que pode ser muito benéfico para diferentes espécies. Seguindo algumas recomendações, sua planta poderá se adaptar a um recipiente mais espaçoso. 

casal com vasos de flores

As plantas trazem beleza, elegância e boas energias para nossos lares. Por isso, merecem um vaso perfeito! Na Petz você encontra tudo que seu jardim precisa, como acessórios, vasos, além de diferentes espécies de plantas. Venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *