Plantas

Venha aprender como fazer muda da espada de são jorge!

Publicado em 04 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Você sabe como fazer muda da espada-de-são-jorge? Essa é uma planta muito apreciada no Brasil, seja pela beleza ou por crenças religiosas, portanto, aprender a cultivá-la é do interesse de muitos apaixonados pelas verdinhas.

Pessoa fazendo muda de espada-de-são-jorge.

É provável que você já tenha visto essa planta fazendo parte da decoração de diversos espaços, desde casas, apartamentos e até mesmo escritórios, restaurantes e shoppings. Por ser tão versátil e de fácil cuidado, a espada-de-são-jorge pode ser utilizada em ambientes internos e externos.

Além de harmonizar e deixar o ambiente mais aconchegante e bonito, essa planta é usada para trazer proteção, prosperidade e afastar energias negativas. Seja qual for a intenção, vamos aprender um pouco mais sobre como fazer muda da espada-de-são-jorge.

Características da espada-de-são-jorge

O nome científico dessa planta é Dracaena trifasciata, porém existem outras espécies do mesmo gênero que podem ser facilmente confundidas com a original. Então, podemos dizer que existem vários tipos de espada-de-são-jorge. Confira as mais comuns a seguir!

Dracaena trifasciata — espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge original é uma planta originária da África e da Ásia, mas que se espalhou por todo o mundo. Ela tem folhas de cor verde-escura e manchas horizontais mais claras, podendo chegar a até 80 cm de altura.

Variedade da Dracaena trifasciata — espada-de-santa-bárbara

Essa variedade da espada-de-são-jorge, a espada-de-santa-bárbara, tem o mesmo nome científico da original, porém apresenta uma borda amarela ao redor das folhas, que também são verde-escuras com manchas claras.

Dracaena angolensis — lança-de-são-jorge

Outra variação da espada-de-são-jorge é a lança. As folhas são de um verde-escuro intenso, mas a principal diferença é que são cilíndricas e são comumente trançadas entre si, conferindo um detalhe a mais na decoração.

Como fazer muda da espada-de-são-jorge

Como vimos, existe uma variedade grande dessa espécie de planta. Contudo, seja qual for o tipo que você escolheu para ter em casa ou no escritório, o processo para obter muda da espada-de-são-jorge é igual.

Neste artigo, separamos as três maneiras mais utilizadas de como fazer muda da espada-de-são-jorge para que você escolha a que mais agrada. Em todas, você precisará de uma planta mãe. Confira o passo a passo de cada uma a seguir.

Mulher colocando terra num vaso.

Muda a partir das raízes

Esse método de como fazer muda da espada-de-são-jorge é o mais conhecido e rápido. É preciso retirar a planta mãe do vaso, dividir as raízes e limpar o excesso de terra. Prepare os vasinhos de acordo com o número de mudas que deseja obter.

Os vasos devem ter boa drenagem e ser preenchidos com substrato de qualidade. Faça um buraco nele, enterre as raízes e não se esqueça de regar. Como o enraizamento já está desenvolvido, em pouco tempo, aparecerão as folhas.

Muda a partir das folhas

O modo como fazer muda da folha da espada-de-são-jorge é bem simples. Escolha uma folha bem vigorosa da planta mãe e corte-a em pedaços de aproximadamente 5 cm.

No vaso preenchido com substrato, enterre cada pedacinho na posição vertical, regue e pronto. Nessa técnica, a plantinha demora um pouco mais para crescer — em torno de dois meses —, já que ainda precisa criar raízes e brotar.

Cultivo em água

Quando pensamos em como fazer muda da espada-de-são-jorge, é comum imaginarmos apenas as técnicas que envolvem o cultivo na terra, mas é possível cultivar essas verdinhas na água — e esse método também é bem simples.

Basta cortar uma folha saudável da planta mãe bem próximo à base e colocar em um vaso com água, que precisa ser trocada diariamente. Em aproximadamente dois meses, começam a surgir as raízes. Nesse momento, a muda precisa ser transferida para um recipiente com substrato para continuar se desenvolvendo.

Como cuidar da muda da espada-de-são-jorge

Os cuidados com a espada-de-são-jorge e as mudas não são complicados. A verdinha precisa receber algumas horas de luz solar direta diariamente, mas não o dia todo, por isso, se adapta bem dentro de casa. Assim, locais próximos a janelas e portas são os melhores para deixar o vaso.

A espada-de-são-jorge não gosta de muita umidade, por isso, verifique com frequência se a terra está realmente seca antes de regar. Cutuque o substrato com o dedo mesmo, para conferir, e regue conforme a necessidade.

A terra deve ser de qualidade e não reter muita umidade. Já existe, no comércio, um substrato próprio para o plantio da espada-de-são-jorge, que pode ser encontrado em lojas especializadas. Quando a plantinha não aparentar vitalidade, adicione adubo.

Vasos de espada-de-são-jorge.

Agora você já sabe como fazer muda da espada-de-são-jorge e viu que não é nada complicado! Para começar a multiplicar suas plantas, não deixe de acessar o blog da Petz e conferir dicas e todo o material necessário!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog