caixa de areia com peneira topo
Por que cachorro come fezes de gato? Quem tem cachorro e gato em casa sabe que alguns comportamentos podem causar estranheza, um deles é justamente quando o peludo come as fezes do bichano.
Especialistas indicam que existem motivos por que cachorro come fezes, seja as próprias, seja as do gato. Inclusive, o nome desse comportamento é coprofagia canina. Hoje, vamos falar mais sobre esse assunto para ajudar nossos leitores.
Se considerarmos que a ração do gato tem uma quantidade maior de proteínas e isso agrada ao paladar dos cachorros, sim, esse comportamento se torna normal.
Além de por que cachorro come fezes de gato, a questão é se a cropofagia canina pode causar algum problema ao peludo. Também podem existir outras questões por trás disso.
Um cachorro que come fezes de gato pode indicar a falta de nutrientes. Nesse caso, o ideal é levá-lo a uma consulta com o médico-veterinário. Outra possibilidade é chamar sua atenção. Porém, o maior problema é mesmo o instinto. As fezes dos gatos são muito palatáveis para os cães.
Sim, embora seja possível entender por que cachorro come fezes de gato, ele pode adoecer com o comportamento coprófago. Afinal, as fezes podem conter bactérias e parasitas que levam o cão a desenvolver alguma doença.
No entanto, a maior dúvida relatada por muitos tutores é como fazer o cachorro parar com a coprofagia. A seguir, vamos falar sobre algumas dicas eficazes para ajudar.
Como esse comportamento pode ocasionar doenças e transtorno gastrointestinal, o ideal é que seu cachorro pare de comer as fezes do gato. O principal objetivo é fazer o cão e gato conviverem sem comportamentos que prejudiquem a saúde deles.
Na maioria das vezes, o gato defeca na caixa de areia, então o mais importante é mantê-la limpa. Quando perceber que o felino usou a caixa de areia, basta retirar as fezes antes do cachorro.
Entendendo por que cachorro come fezes de gato, é importante manter o peludo longe da caixa de areia do bichano. Uma opção é colocar a caixa de areia em cima de um móvel mais alto, onde o cachorro não pode alcançar.
Os gatos têm bastante facilidade em se acostumar com as caixas de areia fechadas e as versões com porta. Dessa forma, o cão não terá acesso a ela. Também coloque em um ambiente da casa onde o gato consiga entrar e o cão não.
Existem alguns brinquedos interativos para pets e, se o problema for ansiedade, essa é uma das melhores maneiras de resolvê-lo.
Com essas dicas, você vai perceber que, pouco a pouco, o cachorro perde o interesse por comer as fezes do gato. Os mesmos procedimentos podem ser realizados quando ele se interessa pelas próprias fezes. No entanto, o ideal é que ambos os pets passem por consultas e exames periódicos com o médico-veterinário.
Agora que você sabe por que cachorro come fezes de gato, atente-se ao comportamento dos seus pets. Para saber mais como manter cães e gatos juntos, sem problemas, confira outros conteúdos aqui do blog da Petz!
Montar a rotina para cachorro ideal pode ser mais difícil do que parece. Garantir a…
Nos primeiros meses de vida, os gatos passam por mudanças importantes, e o desmame é…
Existem vários benefícios ao escolher uma raça de cachorro para criança. Afinal, ter um animal…
Quem convive com um cão sabe como o bem-estar dele depende de uma digestão saudável.…
Sabia que existem vários tipos de margarida? Além da tradicional, com pétalas brancas e a…
A manutenção da piscina pode ser um desafio. Por isso, é bom saber o que…