Categories: Roedores

Você sabe por que chinchilas não podem se molhar?

Você já parou para pensar por que chinchilas não podem se molhar? Esse roedor é extremamente sensível à umidade e pode sofrer ao entrar em contato com a água. Continue lendo para entender mais riscos da chinchila se molhar, além de dicas para manter a higiene do pet.

Como é a pelagem da chinchila?

O segredo da pelagem densa desse roedor está no número de pelos por folículo piloso, que também explica por que chinchilas não podem se molhar — como vamos ver mais à frente.

Enquanto um humano tem de 1 a 4 fios de cabelo em cada folículo piloso, a chinchila tem de 60 a 100. Isso significa que esse roedor tem em torno de 20 mil pelos por centímetro quadrado.

Essa quantidade é tão densa que o parasita não consegue sobreviver nos pelos do animal. Por isso, o responsável dificilmente verá pulgas, piolhos e carrapatos na pele de chinchila.

Além disso, essa característica é importante para a sobrevivência do pequeno roedor no habitat natural. Originário da Cordilheira dos Andes, o animal só consegue sobreviver às baixas temperaturas e ao clima desértico graças à quantidade de pelos.

Por que a chinchila não pode se molhar?

Afinal, por que chinchilas não podem se molhar? O contato do pet com a água, por si só, não é necessariamente fatal, mas pode ter grandes consequências para o roedor. E a resposta está na alta densidade da pelagem.

Quando elas se molham, fica praticamente impossível o ar circular entre os pelos, o que cria condições favoráveis para o desenvolvimento de fungos. Esses microorganismos causam a famosa micose, doença que lesiona o pelo e a pele do roedor. Isso pode causar feridas, coceiras por todo o corpo, mau cheiro e aumentar a possibilidade de infecções bacterianas secundárias.

Além disso, quanto mais tempo a chinchila ficar molhada, mais a temperatura corporal tende a baixar, e ela pode sentir frio. Isso pode causar a queda da imunidade e prejudicar ainda mais a saúde do animal.

A chinchila se molhou sem querer. O que fazer?

Acidentes acontecem. Se a chinchila se molhou, o que fazer para resolver isso? Para começar, seque bem o roedor. Pegue uma toalha macia e retire o máximo de umidade que conseguir. Para finalizar, use um secador, mas tenha muito cuidado com a temperatura do ar para não queimar a pele do pet. Use a temperatura fria, pois a quente pode aumentar a temperatura interna do pet e e isso pode levar ao óbito.

Após a secagem, apenas observe a chinchila pelos próximos 10 a 15 dias. Note se o pelame fica arrepiado ou cai em excesso, formando falhas. Caso isso ocorra, leve-a para uma consulta com o veterinário.

Higiene

Além de entender por que chinchilas não podem se molhar, é preciso saber outros hábitos de higiene importantes para o roedor, como a retirada da oleosidade em excesso. Para isso, o responsável deve usar um produto para banho seco pet, indicado pelo médico-veterinário.

Conhecido como pó de mármore, esse produto é feito à base de carbonato de cálcio. Coloque-o em uma banheira em que o pet caiba e consiga se mexer com folga e observe a sua chinchila tomando banho. Depois do banho seco, retire a banheira para evitar que o roedor defeque ali.

A frequência de uso do pó para banho de chinchila é em torno de duas a três vezes na semana. Porém, não deixe de questionar ao médico-veterinário o intervalo ideal entre as higienizações do seu pet.

Higienização da gaiola

A higiene da gaiola é tão importante quanto a higiene do pet, por isso, semanalmente lave o espaço com água e sabão neutro assim como os utensílios como brinquedos e vasilhas. (Água sanitária mal diluída ou não retirada corretamente pode causar intoxicação). Já que a chinchila não pode se molhar, espere que a casa do animal fique bem seca antes de colocá-la novamente lá.

Alimentação

A dieta da chinchila é baseada na ração extrusada própria para a espécie. O sistema digestivo é sensível, portanto, ela não deve comer alimentos desenvolvidos para coelhos ou hamsters.

Os petiscos recomendados são alfafa seca e algumas frutas desidratadas.. Mas lembre-se de que eles devem ser oferecidos só de vez em quando, seguindo a orientação do profissional.

Dentes

As chinchilas têm o crescimento contínuo dos dentes, por isso temos que deixar à disposição brinquedos específicos que favoreçam o desgaste dos dentes.

Entendeu por que chinchilas não podem se molhar? Agora que você está mais preparado para cuidar do pet, passe nas lojas da Petz para comprar tudo o que precisa para ele ser saudável e feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Guia completo sobre o enriquecimento ambiental para cães

Queremos garantir sempre o melhor para os animais de estimação. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental…

2 horas ago

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago